10 ideias de post para restaurante e bar no Instagram

post para restaurante

Confira nossa lista com 10 ideias de post para restaurante no Instagram e demais redes sociais!

Segundo estudo produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite em outubro de 2020, o Instagram possui mais de um bilhão de usuários ativos no mundo todo, sendo o Brasil o terceiro país no mundo que mais usa a rede social.

Nós temos certeza que seus clientes utilizam o Instagram pelo menos uma vez ao dia.

Por este motivo, se você ainda não estiver usando o Instagram em seu negócio, nós te encorajamos a começar a pensar em ideias de posts para restaurantes!

Iniciando nosso guia, você pode estar se perguntando…

O que postar nas redes sociais de restaurante?

Recomendações para postagens nas redes sociais de restaurantes ou bares incluem uma variedade de formatos e tipos de conteúdo, como Reels, vídeos convencionais, fotografias no feed e nos stories, carrosséis e GIFs.

Não é necessário que sejam produções profissionais, é claro, mas é interessante que tenham um toque de cuidado, com iluminação apropriada e ambiente limpo. Além disso, é crucial publicá-los nos dias e horários de maior movimentação nas plataformas, acompanhados por legendas bem redigidas e hashtags relevantes.

10 ideias de post para restaurante e bar no Instagram

Criar uma estratégia de rede social para seu restaurantes é parte essencial da estratégia de marketing e divulgação.

Isso por que ter uma boa presença online com fortes contas digitais pode aumentar significativamente suas vendas! A melhor parte? Você consegue incrementar essas ações ao seu estabelecimento com baixíssimo custo. 

Pensando nisso, criamos uma lista com 10 ideias de post para restaurante ou bar. Confira:

1) Conte a história do seu negócio

Você com certeza teve uma trajetória até seu negócio abrir as portas. Portando, você pode contar a história do seu restaurante para seus clientes, criando assim maior aproximação com o público.

Algumas ideias do que contar sobre seu restaurante:

  • A ideia inicial do seu negócio
  • As dificuldades e as etapas já superadas
  • Curiosidades sobre receitas tradicionais do cardápio
  • Linha do tempo contando toda a trajetória, inclusive com imagens sobre decorações ou espaços anteriores do salão atual
  • História da identidade visual do seu negócio
  • Visão, missão e valores
  • Conte o conceito por trás do seu negócio

Homem de avental sorrindo em frente a porta de restaurante com placa de aberto do lado, pendurado na porta.

2) Poste storys e use enquetes

Para além do feed, o story do Instagram é uma ferramenta essencial para o seu restaurante, pois são mais visualizados pelos usuários do que postagens. Portanto tente postar um story pelo menos 2 vezes por dia, mas lembre-se que quanto mais, melhor!

E um dos melhores recursos dos storys é a possibilidade de postar pesquisas e descobrir o que seus seguidores pensam.

Fazer enquetes não vai apenas aumentar o seu engajamento, mas também vai ajudar você a aprender mais sobre o que seus clientes pensam e preferem.

Por exemplo, se você tiver uma pizzaria e quer saber qual sabor de pizza seus seguidores preferem para fazer uma promoção, é possível criar uma enquete com as opções que você tem dúvida, como “stogonoff” ou “calabresa”.

Além disso, storys de bom dia, iniciando a cozinha, fotos de clientes e do interior do estabelecimento, pedidos e vitrines são bons conteúdos.. As possibilidades de ideias para um story são infinitas. Seja criativo e mostre a rotina e produtos do seu restaurante ou bar!

10 ideias de post para restaurante e bar no Instagram

3) Apresente sua equipe

Sua equipe deve ser um orgulho para o seu negócio. Aproveite seus talentos, experiência, personalidades e paixões distintas.

Compartilhando postagens sobre sua equipe, você dá a seus clientes uma visão melhor de quem eles são e cria uma postagem com a qual seus funcionários desejam interagir, compartilhando-a em suas próprias redes. 

Isso não apenas aumenta o alcance de sua postagem, mas também é uma ótima maneira de fornecer o merecido reconhecimento a toda equipe.

Chef, cozinheiros e equipe de atendimento sorrindo para foto na cozinha de restaurante.

4) Faça parceria com influenciadores digitais do seu nicho

Os influenciadores podem dar a você um amplo alcance único que você dificilmente teria. Para isso, encontre pessoas que amam comida e sabem muito sobre restaurantes como o seu.

Mas lembre-se que para a parceria funcionar é preciso oferecer algo em troca. Por fim, crie conteúdos juntos, compartilhando suas postagens nas redes sociais!

Mulher tirando foto da comida que pediu em mesa de parque.

5) Reposte os posts e fotos dos seus seguidores

É provável que seus clientes já tenham tirado fotos em seu restaurante, do local ou de um prato específico, e publicado nas redes sociais. Ao encontrar esses conteúdos, reposte. Caso não, comece a pensar em criar um ambiente aconchegante, descolado e “instagramável”, que as pessoas sintam vontade de tirar fotos no local.

É bom para a imagem do seu restaurante também criar um destaque com essas publicações de clientes. Isso vai atrair confiança e segurança para conquistar novos clientes.

Mas não se esqueça de pedir autorização antes caso for postar uma foto diretamente no seu feed. Além disso, incentive seus clientes a postarem storys e postagens, marcando seu estabelecimento. Dessa forma, você poderá repostar no story de seu restaurante também!

10 ideias de post para restaurante e bar no Instagram

6) Mostre os bastidores do seu restaurante

Mostre aos clientes uma prévia do funcionamento interno de seu bar ou restaurante. As fotos dos bastidores que você publica devem mostrar um panorama geral de como e o que você faz. Um bom exemplo é mostrar a preparação de um prato popular de seu cardápio com uma foto mostrando os ingredientes ou a montagem. Ou seja, um post de Antes X Depois.

Chef segurando bandeja de hambúrgueres e sorrindo para foto.

7) Publique o cardápio regulamente

Publique o cardápio para que seus clientes possam vê-lo regularmente. Essa é uma oportunidade de as pessoas saberem exatamente o que você serve para se programarem com antecedência.

Poste novidades como pratos novos e bebidas novas. Além disso, garante fotografias de qualidade caso for utilizar fotos dos pratos.

Além disso, você pode também indicar todos os ingredientes principais, possíveis alérgenos e o que você está disposto a mudar para quem precisa de receitas alteradas. O marketing de conteúdo também é feito para informar o seu público.

10 ideias de post para restaurante e bar no Instagram

8) Apresente seus clientes

Além da equipe do restaurante, também é uma boa ideia apresentar os clientes que vão ao seu estabelecimento com uma maior frequência. Aqueles que já até possuem o prato “de sempre”. Além disso, muitos momentos divertidos e bonitos podem acontecer durante confraternizações no seu restaurante ou bar, e esses podem se tornar boas postagens em seu Instagram!

E nesta etapa também se encaixam os formatos de vídeos e de imagens. O importante é ser divertido e envolvente. Você mesmo pode tirar as fotos do seu celular, ou contratar um profissional social mídia para fazer isso e demais outras atividades em seu marketing.

Só não esquece de pedir permissão dos clientes para publicar, ok?

Amigos tirando foto em restaurante.

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Se tem uma coisa que gera bastante engajamento das redes sociais são os memes do momento. É fundamental seu negócio saber usar esse conceito. Logo, você precisa estar antenado(a) nas trends topics, memes e assuntos do momento.

Um meme que esteja ‘bombando’ no momento vai ajudar seu restaurante a atrair novos clientes de todas as idades, fora que vai demonstrar que o estabelecimento está de olho nas novidades. Além de claro, gerar humor em seu perfil.

Um exemplo é a copa do mundo, sempre assunto do momento na internet quando acontece e portando, assunto interessante para abordar em uma postagem.

10 ideias de post para restaurante e bar no Instagram

10) Promova itens sazonais em seu post para restaurante

Uma boa ideia para gerar engajamento e atrair clientes é promover itens sazonais do seu restaurante, como sorvete durante o verão ou a sopa durante o inverno.

Cada estação traz novas ondas de ingredientes e clientes. Uma dica é apresentar novas ideias de cardápio com belas e brilhantes fotos de seus itens mais recentes de menu.

Lembre-se que fotografias de boa qualidade deixarão os clientes com água na boca para provar as novidades do seu restaurante!

Certifique-se de criar um senso de urgência, pois sabendo que são limitadas, os clientes terão maior vontade de ir até seu restaurante ou bar.

Sorvete de casquinha.

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Como vender comida pelo Instagram? Dicas extras de post para restaurante

Gostou das nossas ideias de postagens?

Além disso, nós separamos mais 3 dicas bônus para aumentar suas vendas pelo Instagram e online. Confira agora mesmo!

1) Cardápio digital

Tanto restaurantes físicos quanto online precisam de um cardápio digital para garantir uma venda delivery organizada e lucrativa. Sendo assim, contrate um sistema que ofereça cardápio online.

Com um cardápio online, você pode adicionar o link dele na bio do seu perfil do Instagram, como também automatizar seus pedidos via WhatsApp.

Caso queira se informar mais sobre cardáío digital: Divulgação de cardápio digital: dicas e estratégias para seu restaurante

2) Social mídia

Temos certeza que se você está pensando em vender comida pelo Instagram, então você já planejou um trabalho de social mídia para seu perfil.

Mas é sempre bom frisar, certo? Afinal, vender comida por redes sociais está diretamente relacionada com um bom gerenciamento de social mídia.

Você precisa ter frequência nas postagens, planejamento de conteúdo e interagir com seus clientes.

Temos um artigo aqui no blog sobre: Social mídia para restaurante: como aumentar suas vendas online

Se você possuir recursos para investir, considere contratar um social mídia, pois um trabalho profissional nas redes passa credibilidade para os clientes e seguidores!

3) Linktree

Caso você não saiba, linktree são aqueles links presentes nas bios dos perfis de marcas no Instagram. São páginas que contém informações de contato, link do cardápio digital, site oficial da marca (se tiver) e até mesmo vídeos e fotos publicitários.

Isso não pode faltar no seu perfil! Caso você ainda não saiba como criar, clique aqui para conferir nosso passo a passo.

4) Fotografias de alta qualidade

Para que suas vendas sejam sucesso, preste atenção nas qualidades e na estética das fotos do seu produto!

Nas redes sociais, as pessoas consomem imagens. Assim, no seu perfil, seus clientes irão primeiramente “comer com os olhos” só para depois, pedir comida com você.

Saiba mais em: Fotografia de Alimentos: 7 Dicas Para Fazer as Melhores Fotos?


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Conclusão – 10 ideias de post para restaurante e bar no Instagram

O Instagram é definitivamente uma ótima ferramenta para apresentar seu negócio e seu produto para quem ainda não te conhece. Por isso use e abuse dessa rede social para aumentar suas vendas!

Esperamos que tenha gostado da nossa lista de ideias de post para restaurante, boas vendas 🙂

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! 

Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete! 

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Leia mais: Conteúdo extra…

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