O Simpliza vai te mostrar como montar um cardápio vegetariano para seu restaurante em apenas 4 passos. Confira o artigo a seguir e conquiste o público vegetariano!
Cada vez mais brasileiros estão aderindo ao vegetarianismo, e este público está constantemente buscando por restaurantes que atendam ao seu estilo de vida.
Segundo um estudo realizado pelo IBOPE Inteligência, em 2018 cerca de 14% da população brasileira se declara vegetariana. Além disso, já de acordo com outra pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) em 2021, 46% dos brasileiros já deixam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.
E com isso em vista a quantidade de pessoas vegetarianas tem aumentado cada vez mais com o passar dos anos, transformando o vegetarianismo em um verdadeiro estilo de vida.
Se você possui um restaurante ou lanchonete, vale investir em opções vegetarianas para atrair os clientes e, como bônus, destacar seu negócio na região.
E foi pensando nisso que nós separamos dicas de como montar um cardápio vegetariano para seu restaurante, em apenas 4 passos!
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4 passos para montar um cardápio vegetariano
Para montar um cardápio vegetariano, ou oferecer opções vegetarianas em seu restaurante, é necessário entender que não é somente uma escolha de não comer produtos de origem animal.
Isso por que o vegetarianismo se trata de um estilo de vida baseado em uma série de princípios éticos, ecológicos e pessoais.
Ao entender essas questões e sabendo quais produtos eles podem ou não comer, você não terá erros ao montar seu cardápio vegetariano!
Confira 4 passos para montar o seu cardápio vegetariano:
1) Planejamento e pesquisa
Montar um cardápio vegetariano requer alguns cuidados especiais, um enorme compromisso e responsabilidade com esse nicho de mercado. Não respeitar os princípios vegetarianos e por exemplo, deixar presente no prato um ingrediente animal, pode gerar constrangimentos, uma crise de reputação e até mesmo riscos à saúde do cliente.
Por isso a pesquisa é muito importante para montar seu cardápio.
Além disso, é também importante que o cliente vegetariano se sinta importante e contemplado por seu restaurante, percebendo que vários dos pratos que ali estão sendo oferecidos foram pensados exatamente nele e na sua demanda, e não que existe apenas uma ou duas opções que atendam suas necessidades.
Ao elaborar o cardápio do dia ou da semana, certifique-se que terá uma variedade de opções que se enquadrem nesse perfil alimentar.
Organização e planejamento são palavras de ordem na elaboração do cardápio de qualquer restaurante!
2) Procedência, qualidade dos ingredientes e bons fornecedores
É muito importante garantir para o cliente a qualidade do produto oferecido.
Isso porque os motivos pelos quais os vegetarianos decidem optar por essa dieta podem ser os mais diversos – questões ideológicas, de ética, em defesa do meio ambiente e dos animais ou simplesmente questões de saúde são alguns deles.
Mas seja qual for a motivação, um fator é comum para todos é
a preocupação com a procedência do alimento.
Ou seja, bons fornecedores e insumos de qualidade são cruciais! Estamos falando de alimentos muito frescos, em sua maioria verduras, que estragam e perdem seus valores nutricionais mais rapidamente, quando comparados com outros alimentos. Por esse motivo, priorize a qualidade dos produtos e trabalhe sempre com bons fornecedores.
Como escolher fornecedores para restaurante?
3) Cariche nas descrições e fotos
A descrição dos itens em um cardápio vegetariano ou vegano é um fator fundamental para esclarecer dúvidas na hora do pedido.
Portanto com detalhes todos os ingredientes e até preparação dos pratos, desde nomes, composição, ingredientes e modo de preparo.
Além disso, se você não for montar um cardápio separado para suas opções vegetarianas, crie uma categoria específica em seu cardápio, como uma seção denominada “Comida Vegetariana”. Ou também por meio de um indício visual, como o uso de um selo “vegetariano” ao lado do item.
Fazendo isso você transmite segurança para seu público e evita que os clientes se confundam e façam pedidos equivocados (o que inclui a parcela não vegetariana da clientela também).
Além de tudo isso, quando descrevemos o prato destacando suas qualidades, ele automaticamente se torna mais interessante.
Por isso, considere evidenciar em sua descrição características como a origem do prato, o sabor, a aparência e a sensação ou sentimento que ele desperta
Você pode usar termos como “cremoso”, “aveludado”, “crocante”, “macio”, “artesanal” ou outras palavras que ajudem o cliente a pensar na experiência que ele vai ter ao consumir o prato vegetariano.
Além disso, caprichar nas imagens ajuda a vender melhor! E não só em seu cardápio, como também em sites, redes sociais ou aplicativos de delivery.
Portanto, use boas fotos, que transmitam a ideia de alimentos frescos por meio de cores vivas, por exemplo.
Aqui alguns artigos que podem te ajudar nessa etapa:
4) Contrate um cardápio digital
Essa aqui é uma dica extra que pode te ajudar a automatizar seu atendimento e aumentar suas vendas não só dos pratos veganos, como de todos os itens do seu restaurante!
Depois de elaborar seu cardápio vegetariano, você precisa divulgá-lo para que as pessoas saibam que seu restaurante está oferecendo esse diferencial.
Com isso em mente, a ferramenta de cardápio digital é uma estratégia muito eficaz para divulgar seu menu nas redes. E não só seu vegetariano como já falamos acima, como o cardápio completo do seu restaurante!
Com um cardápio digital, você consegue adicionar o link do seu cardápio nas redes e assim, incentivar que seus clientes peçam diretamente com você, ao invés dos apps de delivery com taxa.
Além disso, você pode automatizar seus pedidos via WhatsApp e divulgar seu cardápio com mensagens automáticas.
Também é possível dar um upgrade no atendimento do seu restaurante, pois com o cardápio você pode usar cardápio QR Code ou tablet com cardápio online, e assim você automatiza o processo de atendimento.
Com o cardápio digital, você consegue dar destaque para suas opções vegetarianas no próprio layout do seu cardápio online, chamando a atenção para a novidade.
Por fim, pensando no aumento da frequência com que as pessoas pedem comida por delivery, o uso de diversas plataformas de delivery pode ser uma estratégia muito inteligente para seu negócio. Com um cardápio digital, seus clientes podem fazer pedidos pelo WhatsApp, por sites ou redes sociais de maneiras simples.
Cardápio digital para restaurante: Como fazer um cardápio online?
Conclusão
Seguindo essas dicas, temos certeza que suas vendas serão um sucesso!
Não se esqueça de garantir bons fornecedores e planejar um cardápio vegetariano com opções diversificadas e com boas fotos para a apresentação no cardápio.
E aí, esse post foi interessante para você? Aproveite e conheça nosso blog!