O marketing para restaurantes é uma estratégia que já é utilizada há muito tempo pelos estabelecimentos mais famosos. De forma a agregar valor e identidade aos negócios, investir nesse aspecto é fundamental para expandir as vendas.
Isso porque o marketing transforma um ponto extremamente importante para o sucesso de um restaurante: a relação com o consumidor.
Quanto mais contato e satisfação, maiores serão as chances de que os clientes prefiram e recomendem seu negócio.
Mas, como é possível ter esses resultados e implementar essa estratégia em um restaurante, partindo do zero? Separamos algumas informações e ideias para restaurantes que podem te nortear nessa fase, acompanhe!
Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!
Por que investir no marketing para restaurantes?
Se as vendas estão estagnadas em seu negócio, o marketing para restaurantes vem como uma verdadeira solução para este problema.
O marketing envolve a divulgação, fidelização e conquista de novos clientes, por isso, esse investimento pode promover uma melhoria significativa nas vendas.
Um cartão de fidelidade para restaurantes, por exemplo, permite que o cliente realize mais compras em um mesmo local.
Como consequência, é possível desenvolver um vínculo e ainda se destacar da concorrência pela vantagem oferecida. Além disso, pode-se dizer que um bom marketing em restaurantes promove:
- Maior popularidade;
- Nível mais alto de satisfação;
- Maior fidelização de clientes;
- Aumento no movimento do restaurante;
- Crescimento para o negócio como um todo.
6 dicas para investir no marketing para restaurantes
Mas, afinal, como é possível ter as vantagens listadas com o marketing para restaurantes? Bem, na verdade é fundamental contar com táticas que favoreçam o alcance do seu estabelecimento a novos clientes.
Para isso, confira as dicas que separamos para iniciar o processo:
1. Invista na experiência do consumidor
Não adianta divulgar um serviço que não agrada o cliente no final. O marketing para restaurantes começa na promoção de um serviço que encante e supere as expectativas do consumidor.
Para isso, vale investir em um atendimento de qualidade, tratando o cliente sempre com empatia e valorizando-o. Não deixe de estar aberto a feedbacks e valorizar a opinião do consumidor sobre seu negócio também.
2. Diferencie-se dos concorrentes
As ideias para restaurantes que querem se diferenciar são inúmeras. No marketing, o verdadeiro destaque envolve todos os aspectos do seu estabelecimento, desde o atendimento até a qualidade dos seus pratos.
Isso porque é extremamente difícil aumentar as vendas sem que o seu negócio se destaque por algum motivo.
Não é à toa, por exemplo, que até mesmo os restaurantes já consolidados lançam novos pratos e outras novidades.
Por isso, seja a partir de promoções, decoração, temática ou outro aspecto, busque usar da criatividade para se diferenciar dos demais negócios.
3. Tenha um site intuitivo
Será que os clientes mais apaixonados pelo seu restaurante encontrariam ele caso o buscassem na web para encontrar informações? Pois bem, para um bom marketing funcionando, a resposta deveria ser sim!
O site precisa ser de fácil acesso e uso facilitado para que não seja necessário ensinar seus clientes a utilizá-lo.
Além disso, use esse meio de comunicação para divulgar seu cardápio digital, por exemplo, pois isso facilita muito seu atendimento no dia a dia.
4. Marketing de relacionamento
Conhecer e investir no retorno dos clientes é um dos principais enfoques do marketing de relacionamento.
Essa estratégia consiste em investir em um vínculo duradouro com o consumidor, fazendo com que ele considere seu estabelecimento como um verdadeiro integrante de sua vida.
Na prática, as atividades envolvidas nessa estratégia são bem simples:
- Identifique: é fundamental compreender o perfil ideal de cliente que você deseja em seu restaurante. Dessa maneira, as ações podem ser mais direcionadas, e você atrai um público muito mais qualificado;
- Personalize: depois de definir o perfil ideal, é fundamental investir nele com estratégias personalizadas para esse público. A exemplo, você pode oferecer descontos para os clientes que já frequentam seu estabelecimento por um período extenso.
5. Invista nas redes sociais
Quem não é visto não é lembrado! Um dos pilares do marketing para restaurantes atualmente é a divulgação em redes sociais.
O público está inteiro nas plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, então é uma oportunidade excelente para que você alcance novas pessoas.
Vale desenvolver um branding, ou seja, um conjunto de ações que formulem um posicionamento e identidade de seu negócio.
Para isso, dá para investir em publicações criativas e até mesmo uma linguagem mais leve, que aproxime seu público-alvo principal.
Outra dica é estimular os sentidos do seu público com as postagens! Se o restaurante também trabalha com delivery de comida saudável, por exemplo, invista em publicações que incentivem a atividade física e ainda dê aquela fome um pouco antes do almoço.
Não deixe de aproveitar também os dados que essas plataformas disponibilizam.
As redes sociais permitem que você colete informações de boa parte de seus seguidores, possibilitando que você identifique idade, localização e outras informações relevantes para usar na estratégia.
6. Tenha um programa de fidelidade
Os programas de fidelidade são aqueles que incentivam o cliente a permanecer no restaurante e a comprar mais vezes. Isso porque com as vantagens oferecidas, o cliente sente-se muito mais a vontade para permanecer no local.
O cartão é apenas uma das opções no programa de fidelidade. Os restaurantes podem optar também por ofertas como bebida gratuita na primeira refeição e diversas outras alternativas para conquistar o público.
Isso também garante ao negócio um diferencial, já que nessa circunstância o cliente está sendo valorizado.
Por fim, vale investir em um bom sistema de restaurantes que auxilie as vendas e agilize o atendimento de seus melhores clientes!
Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!
Conclusão
Expandir o número de clientes não é uma tarefa simples, mas é perfeitamente possível com um bom marketing.
Ao aumentar o alcance e o nível de satisfação de sua clientela, o negócio pode crescer de forma significativa e em pouco tempo.
Para isso, vale sempre lembrar do mais importante: a qualidade do seu serviço. Muito além de divulgar e atrair o consumidor com ofertas, o restaurante precisa manter seu nível elevado de qualidade na comida e no atendimento
Dessa maneira, o negócio fica em evidência no mercado, e dificilmente é ultrapassado pela concorrência. Comece hoje mesmo melhorando o atendimento com a tecnologia do Simpliza!
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