O cardápio digital QR code é uma tendência global, que se tornou uma necessidade latente durante a pandemia da Covid-19. Afinal, é uma estratégia para conter a disseminação do vírus ao evitar que muitas pessoas tenham contato com um cardápio de físico.
Mas, além disso, é uma tecnologia que vem de encontro às novas necessidades e hábitos de consumo dos clientes.
Atualmente, o público busca por soluções rápidas e práticas em seu dia a dia, que estejam na palma da sua mão. Ou melhor, nas telas dos smartphones.
Portanto, você, como empreendedor, precisa se adaptar e utilizar a tecnologia ao seu favor para levar seu restaurante a outro nível. Acompanhe o artigo e entenda mais sobre o assunto!
Como funciona o cardápio digital por QR code?

Sem dúvidas, um dos elementos mais importantes de todo restaurante é o cardápio, que é crucial na hora do cliente escolher qual será seu pedido.
Com o avanço tecnológico, novas soluções foram criadas para facilitar a vida do consumidor, e também do empresário. Este é o caso do cardápio digital QR code.
Mas, para que você entenda como funciona esse tipo de cardápio, primeiramente é necessário compreender o que é QR code.
QR Code é a abreviatura de Quick Response Code, que na tradução para o português significa Código de Resposta Rápida.
Trata-se de um código único em 2D, que originalmente foi criado pela indústria automotiva para rastrear veículos durante o processo de fabricação. Mas, aos poucos, se espalhou para outros setores.
Atualmente, o QR code é bem comum para proporcionar acesso rápido a aplicativos, sites, números de contato e até mesmo textos, podendo substituir o endereço original em URL na divulgação.
Isso ocorre porque escanear uma imagem é muito mais fácil e rápido do que guardar e digitar um endereço da web.
Para ler este código, basta apontar a câmera do dispositivo — geralmente um celular ou tablet — para a imagem. A identificação do código é automática e, em seguida, o menu do restaurante será aberto no dispositivo móvel.
Assim, o cliente poderá consultar o cardápio do restaurante, sem precisar manusear um menu físico.
Dependendo da tecnologia, ainda é possível realizar pedidos diretamente no sistema, o que traz ainda mais agilidade para o restaurante, que já poderá começar a preparar os pedidos.
Quais são as vantagens de usar o cardápio digital QR code?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o cardápio digital QR code, é hora de descobrir quais as vantagens de adotar essa tecnologia em seu restaurante:
- agilidade no atendimento: o menu pode ser acessado rapidamente e o cliente tem mais autonomia para escolher o que quer comer, a qualquer momento. Por exemplo, clientes que aguardam por uma mesa, já podem visualizar o cardápio e decidir o que irão pedir;
- redução de custos: não é necessário imprimir novos cardápios sempre que mudar preços ou menus. O código é gerado uma única vez e você pode realizar mudanças digitais sempre que desejar. Além disso, não se deteriora com o tempo;
- menor risco de falhas e perdas nos pedidos: todas as informações são digitais, o que diminui a incidência de erros;
- maior lucratividade: ter um cardápio prático e de fácil acesso incentiva a realização de novos pedidos, o que aumenta o ticket médio gasto por mesa;
- mais higiênico: evita o compartilhamento de cardápios físicos e tablets entre os clientes.
- possibilidade de integração: pedidos podem ser encaminhados para a cozinha direto pelo sistema, o que diminui erros e gera mais agilidade no preparo;
- fidelização de clientes: ao usar essa solução tecnológica, você melhora a experiência do cliente, que tende a se tornar fiel.
O que é necessário para ter um cardápio digital QR code?
Para ter um cardápio digital em seu restaurante, você pode contar com o Simpliza. Não é necessário ter cartão de crédito e não há cobrança de taxa de instalação.
Aderir a essa tecnologia é rápido e prático. Portanto, você poderá modernizar seu restaurante ao oferecer um cardápio online e totalmente personalizado mais rápido do que imagina.
O que colocar no cardápio digital QR code?
Assim como no menu físico, no cardápio digital você poderá adicionar fotografias e descrições dos pratos.
A vantagem é que pode adicionar mais detalhes sobre cada prato. Você também terá mais flexibilidade para renovar o cardápio, já que poderá realizar mudanças em tempo rela, sempre que desejar.
Além disso, é possível customizar a arte do QR code. Você pode utilizar molduras pré-prontas e adicionar pequenos textos que chamem o cliente para a ação (“call-to-action”), como “Ver Cardápio” ou “Escaneie para Ver”.
Perguntas frequentes sobre cardápio Digital QR code?
Quanto custa para fazer um cardápio digital?
Com o Simpliza, você pode ter um sistema para restaurante completo para simplificar suas vendas, que inclui:
- cardápio digital;
- sistema PDV inteligente;
- integração com iFood;
- gerenciamento integrado;
- comanda eletrônica;
- gestão financeira;
- suporte via chat e telefone;
- e muito mais!
Tudo isso por R$89,00 mensais, ou R$69,00, no plano anual!
Como habilitar a câmera para ler QR Code?
Atualmente, os smartphones mais recentes já vêm habilitados para leitura de QR code. Basta apontar a câmera do celular para o código, que a leitura será feita automaticamente.
Se não funcionar, acesse o ícone “QR Scanner” ou “Leitor QR”, um atalho rápido que costuma ficar no menu do celular.
Outra alternativa é baixar aplicativos no Google Play ou Apple Store que realizam a leitura de QR code.
Como baixar cardápio QR Code?
Ao criar um QR code para o cardápio digital do seu restaurante, que pode ser feito no site QR Code Generator, você tem a opção de vincular um PDF que será baixado no celular do cliente quando o código for escaneado.
Outra opção é direcionar o QR code para uma página web, ou seja, para o seu cardápio online.

Conclusão
Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens do cardápio digital QR code, é hora de utilizar essa tecnologia ao seu favor na hora de promover seus pratos e bebidas.
Afinal, essa é uma tendência que veio para ficar e é importante acompanhar os avanços tecnológicos para otimizar a rotina do restaurante, conquistar clientes e aumentar as vendas.