Como montar um self-service: Plano de Negócios para restaurante

Como montar um self-service: Dicas e estratégias certeiras
Como montar um self-service: Dicas e estratégias certeiras

Descubra como montar um self-service e surpreenda-se com a facilidade e praticidade desse tipo de negócio.

Um restaurante self service é um dos estabelecimentos mais frequentados no Brasil, é uma ótima opção para o horário de almoço e tem um público amplo.

Durante a pandemia, esse foi o tipo de restaurante que mais sofreu com as medidas restritivas impostas pelo distanciamento social.

Apesar disso, agora os restaurantes self-service se recuperam com tudo. 

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o ramo alimentício representa um crescimento de 14,2% por ano. E mesmo em meio à crise ele se mostra promissor.

Os restaurantes self-service normalmente funcionam em duas modalidades: buffet por quilo, onde a pessoa pesa o prato e paga o valor do quilo; ou buffet livre, onde a pessoa pode comer a vontade por um valor um pouco mais alto. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse tipo de negócio, vamos falar sobre como montar um self-service:

O que você verá neste artigo:

  • Como montar um self-service: Passo a passo
  • Como montar um self-service: Dicas imperdíveis
  • Simpliza: sistema de gerenciamento de restaurante self-service
  • Conclusão
  • Leia mais: Conteúdo extra
Como montar um self-service: Dicas e estratégias certeiras
Como montar um self-service: Dicas e estratégias certeiras

Simplifique a gestão do seu restaurante com o sistema de vendas Simpliza

Como montar um self-service: Passo a passo

Planejamento financeiro

Para abrir um estabelecimento você precisa de um plano de negócios, que vai passar por todo planejamento financeiro e investimentos que você precisará fazer. O plano de negócios é um guia que vai determinar seus passos futuros.

Para elaborar um, inclua o máximo de informações possível sobre seu capital de investimento e todos os gastos que terá, desde aluguel, reforma, ajustes de infraestrutura, equipamentos, equipe, manutenção, controle de estoque. Não esqueça de planejar seu lucro também. 

A partir desse planejamento, é possível definir quando seu lucro começará e quanto gastará por mês para manutenção do seu negócio. 

Público alvo e localização

Normalmente o público alvo de um self-service é bem amplo, composto em sua maioria por pessoas que trabalham perto do seu estabelecimento e procuram um lugar para almoçar sem gastar muito. Leve isso em consideração quando for montar um self-service.

Já a localização também deve ser pensada com base no público alvo. Tente um espaço no centro da sua região, onde muitas pessoas trabalham. Seu público deve ser funcionários de empresas locais. 

Pensando nesse público, também é importante levar em consideração aceitar Vale Alimentação no seu restaurante, afinal esses funcionários vão preferir gastar onde puderem gastar com o Vale.

Estrutura

A estrutura de um restaurante self-service não é muito complexa. Apesar disso, é indispensável pensar de maneira abrangente e ter equipamentos e móveis de qualidade, que ofereçam conforto ao cliente – além de uma decoração bem planejada e ambientes agradáveis.

Sendo assim, o espaço deve contar com:

  • Salão para refeições;
  • Banheiros;
  • Balcão de atendimento;
  • Freezers;
  • Mesa para buffets;
  • Balança;
  • Depósito para o estoque;
  • Cozinha para preparação dos alimentos.

Como montar um self-service: Dicas e estratégias certeiras
Como montar um self-service: Dicas e estratégias certeiras

Equipe

A equipe de funcionários de um restaurante é fundamental. Isso porque, além de uma grande quantidade de comida que precisa ser preparada, o buffet precisa ser reposto com frequência, além de atender pedidos nas mesas. 

Sua equipe deve ter experiência e ser ágil, para lidar com grande demanda de pessoas. 

Além disso, é fundamental ter um ótimo atendimento para que seus clientes se sintam em casa, então, treine sua equipe para atender com simpatia.

Contrate um sistema para restaurante grátis e com integração iFood

Cardápio

O cardápio de um self-service deve ser sempre variado para tentar agradar o máximo possível de pessoas. Pensando nisso, existem alguns clássicos que não podem faltar no almoço do brasileiro, lembre-se deles quando for montar seu cardápio.

Uma tendência é servir um buffet de saladas completo e variado, além de opções de comidas mais saudáveis. Isso irá atrair um público diferenciado, que pode estar disposto a pagar mais por uma comida saudável e gostosa. 

Limpeza e higiene

Ao abrir um restaurante self-service, você deve valorizar a higiene na cozinha e priorizar as normas da vigilância sanitária, para que assim seu negócio não seja foco de possíveis surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s) ou qualquer outro tipo de crise e problema causado por falta de higiene e cuidado. 

Normas da Vigilância Sanitária para Restaurantes

Como montar um self-service: Dicas e estratégias certeiras
Como montar um self-service: Dicas e estratégias certeiras

Como montar um self-service: Dicas imperdíveis

Você acompanhou acima alguns dos passos necessários para se montar um self-service, agora vamos te dar dicas extras que vão garantir que você tenha sucesso nessa empreitada:

Invista no marketing

A única maneira de seus clientes conhecerem seu estabelecimento antes de provar é através do marketing, principalmente nas redes sociais. E acredite: isso faz toda a diferença. 

Anunciar sua inauguração com promoções, anunciar seu cardápio do dia, descontos, e promover seu negócio. Tudo isso acontece nas suas redes sociais. Atente-se para criar uma marca forte e torná-la conhecida na sua região.

Trabalhe com delivery

Muitas vezes, para além do buffet livre ou por quilo no restaurante, é necessário que você abra um canal de delivery para aumentar suas vendas. Pensando nisso, raramente os restaurantes hoje conseguem funcionar sem serviço de delivery. 

Por isso, dê preferência para ter um serviço de delivery com marmitas e bebidas do seu estabelecimento, que mostrem o seu negócio nos aplicativos.

Automatize sua gestão

Usar sistemas que automatizam os processos do seu restaurante pode ser a melhor saída para garantir o sucesso do seu negócio. Isso porque com um software você tem diversas alternativas práticas, como a comanda eletrônica para os clientes, sistema de delivery integrado, controle de estoque e financeiro, e muitas outras ferramentas.

Considere que hoje em dia os consumidores estão cada vez mais exigentes, e acostumados a usar tecnologia na hora de consumir. Esses programas podem te ajudar a agilizar os processos e economizar dinheiro, evitando erros da sua equipe ou seus. 

Como montar um self-service: Dicas e estratégias certeiras
Como montar um self-service: Dicas e estratégias certeiras

Simpliza: sistema de gerenciamento de restaurante self-service

O sistema para restaurante Simpliza nasceu para descomplicar seu self-service e te dar mais controle sobre todas as etapas do seu negócio! Te oferecemos soluções para sua gestão que vão revolucionar suas vendas e simplificar seu restaurante self-service por quilo.

Somos um sistema para restaurantes self-service 100% online e gratuito! A nossa missão é simplificar a gestão do seu self-service e vamos explicar como:

Somos um sistema de vendas e gestão para self-service com todas as ferramentas que você precisa! Somos destaque no mercado pela nossa equipe de suporte e atendimento humanizada.

Nós possuímos todas as ferramentas necessárias para o seu restaurante, confira:

Além do mais, oferecemos em nossos planos diversas vantagens! Nós não temos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

E o melhor de tudo, possuímos em nosso sistema um plano grátis! Saiba mais aqui.

Conclusão

O restaurante self-service é o queridinho do almoço do brasileiro. Para montar um self-service de sucesso, é necessário se atentar a variáveis como: local, cardápio, atendimento, equipe e horário de funcionamento. 

O mais importante é fazer um almoço gostoso e com preço em conta, sem se esquecer do seu delivery, que também é fundamental para seu sucesso.

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Leia mais: Conteúdo extra

Taxa de desperdício em restaurantes: posso cobrar o consumidor?

Gestão de restaurante: Dicas para evitar prejuízos no caixa

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like
Ler mais

Como cadastrar meu restaurante no Waze?

São poucas as pessoas que ainda usam o GPS próprio do carro, ou até mesmo aqueles que vinham em um aparelho separado. Hoje em dia tornou-se normal usar o próprio smartphone para inserir a localização e se guiar por lugares que não se conhece. Por isso, vamos te ensinar a inserir o seu restaurante, bar ou lanchonete no Waze, o aplicativo de GPS mais popular no nosso país!
Ler mais

Como aumentar as vendas do meu restaurante na pandemia?

Para que você, dono de restaurante, não tenha a possibilidade de cair na crise e ser prejudicado pela possível nova onda de COVID-19, o Simpliza está lançando a nova versão dos serviços e sistema, com muitas melhoras pensadas estrategicamente para esse período difícil que estamos passando! E além disso estamos priorizando as integrações com os aplicativos de pedido, automatização do WhatsApp e site próprio de pedidos.