Quer aprender como montar uma carta de vinhos para seu restaurante? Então você está no artigo certo. Confira dicas e informações cruciais para montar uma carta profissional e impressionar seus clientes!
Tópicos do artigo
- O que levar em conta ao planejar uma carta de vinhos para meu restaurante?
- Por que investir em oferecer vinhos?
- Dicas para montar uma carta de vinhos para restaurante
- Conheça o sistema para restaurante Simpliza
- Conclusão
- Continue lendo…
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Como criar uma carta de vinhos?
O que levar em conta ao planejar uma carta de vinhos para meu restaurante?
Nem todos os restaurantes possuem uma carta de vinhos, pois se o estabelecimento for de menor porte e oferecer somente 2 ou 3 opções de vinhos, então estas podem ser inseridas no próprio cardápio do restaurante na parte de bebidas.
Porém, quando as opções de vinhos são maiores e um tanto refinadas, aí vale a pena criar uma carta de vinhos para mostrá-los aos clientes e ajudar assim, na escolha da melhor opção.
Existem alguns detalhes importantes para prestar atenção ao montar sua carta de vinhos, e é importante que todas as informações e organização estejam corretos.
Isso por que quando um cliente que entende de vinhos for visitar o seu restaurante irá ficar feliz de ser bem recebido com uma carta bem planejada e executada.
Antes de conferir as dicas, há alguns pontos que devem ser pensados por você antes de prosseguir com a ideia de montar uma carta de vinhos:
1) Confira a capacidade de sua adega de comportar vinhos nas condições adequadas em que eles devem ficar.
2) Pense sobre qual seu público-alvo também, seu público precisa gostar de vinhos para isso se tornar uma boa opção.
3) Existem milhares de vinhos, e as possibilidades são infinitas para sua cata. Logo, estude seu público e o seu estabelecimento, pois estes devem combinar com a personalidade do seu negócio.
4) Você pode levar em consideração contratar um sommelier para seu restaurante, para te ajudar no processo de montar a carta de vinhos e depois, vendê-la… Ele poderá ficar completamente responsável pela montagem da carta de vinhos, escolhendo os melhores produtos que se encaixam no padrão e personalidade do seu restaurante, levando em conta a capacidade e condições que a adega do seu restaurante oferece. O sommelier será um especialista para criar as harmonizações perfeitas com os pratos que seu restaurante serve.
Sommelier para restaurante: O que preciso para contratar um?
Por que investir em oferecer vinhos no meu restaurante?
Mas por que devo investir em uma carta de vinhos para meu restaurante?
Bom, a gente te responde!
Desenvolver uma carta de vinhos bem estruturada e funcional é um diferencial para seu estabelecimento, pois mostra requinte e enriquece a experiencia do cliente em seu restaurante.,
Principalmente para quem mora em locais em que as temperaturas baixam, o inverno e os vinhos combinam perfeitamente. O inverno é a estação do ano com maiores vendas de vinhos no Brasil, ou seja, uma época em que pode sempre vender bem.
As pessoas gostam de degustar vinhos, sozinhas, ao confraternizar com amigos e outras ocasiões. Dessa forma, nos dias frios há grandes chances de vender seus rótulos de vinhos.
Vinhos também são boas opções para fazer vendas casadas, algumas promoções específicas e até montar oportunidades de presente. Portanto é só utilizar a criatividade e explorar as inúmeras possibilidades de promoções e eventos com seus vinhos e sommelier, se tiver um.
Dicas para montar uma carta de vinhos para restaurante
Independente dos seus gostos pessoais, uma boa carta de vinhos precisa estar em consonância com a personalidade do negócio, o estilo dos clientes e, também o ticket médio. E, se você quer agradar o seu público com uma diversidade de rótulos, também é necessário considerar o uso de uma adega para manter as condições adequadas de vinhos brancos, tintos e espumantes.
Além do vinho ser uma bebida atrativa para a maioria dos clientes, o produto tende a proporcionar uma ótima margem de lucro. Portanto, a carta de vinhos é importante saber vendê-lo! E o primeiro passo para isso é estar informado sobre todos os detalhes que devem constar na carta, assim como as etapas para a sua elaboração.
Seja para almoço ou jantar, existem comemorações especiais que apenas um bom vinho é capaz de honrar. Para não decepcionar seus clientes e ter mais um diferencial em seu restaurante, trouxemos dicas de especialista para a carta de vinhos do seu estabelecimento.
Confira dicas para montar uma carta de vinhos para seu restaurante:
1) Ordem ideal
Montar a carta de vinhos exige certa atenção na ordem de apresentação do cardápio, pois existe uma ordem correta de se apresentar os vinhos no menu.
Primeiramente, tem de ser separado por ordem geográfica. Dessa forma, inicia pelos vinhos da região e país onde o restaurante está localizado. Ou iniciado pelo país do qual a culinária de seu restaurante oferece (se você tem um restaurante italiano, por exemplo, comece pelos vinhos italianos)
Em seguida, deve ser feita uma divisão por gêneros, na seguinte ordem:
- Aperitivos
- Fortificados
- Espumantes
- Vinhos brancos
- Rosés
- Tintos
- Sobremesa
- Digestivos
2) Layout
Um ponto muito importante a ser levado em conta é o layout da sua carta de vinhos, que precisa ser elegante e atrativa. Mas além disso precisa ser de fácil entendimento, pois nem todo cliente será expert em vinhos, e o design precisa combinar com o padrão e personalidade do seu restaurante.
Alguns lugares optam por inserir na carta de vinhos combinações tanto para massas, quanto para frutos do mar e carnes.
Para ter certeza das combinações e fazer isso da forma correta, é preciso ser ou consultar um enólogo/sommelier e, junto ao chefe de cozinha, organizar as informações da melhor maneira.
Depois que você já decidiu como serão distribuídas as informações na sua carta de vinhos, separe as bebidas por regiões, começando pelos vinhos locais. Em seguida, categorize as bebidas por gêneros para facilitar a escolha do cliente.
Para não errar, primeiro coloque os aperitivos, depois os fortificados, os espumantes, vinho branco, os roses e por último, os vinhos tintos. Já explicamos esta parte no primeiro ponto, mas sempre bom reforçar, né? Você também pode colocar em sua carta de vinhos tipos especiais para sobremesa e digestão.
3) Informações obrigatórias e opcionais
Falando agora sobre as informações que irão acompanhar cada opção, sobre cada vinho que consta na sua carta você deve indicar: o nome completo, a variedade de uva de sua produção, o DOC e a safra, se for o caso.
Além destas informações “obrigatórias”, você pode considerar colocar algumas opcionais como o nome da vinícola, a graduação alcoólica, a casta, o produtor etc. Considere que, para os amantes de vinhos, essas informações podem ser muito importantes.
Não se esqueça de informar em sua carta o preço do vinho considerando tanto o valor da taça e da garrafa. Afinal, algumas pessoas jantam sozinhas e não pedem a garrafa inteira, somente a taça.
Além disso, é importante pensar em um meio de identificar a disponibilidade da bebida (como uma etiqueta) para que o cliente não escolha um rótulo que não está disponível naquele momento no estoque.
Uma forma de facilitar essa parte é contratando um cardápio digital, ferramenta que te permite alterar seu cardápio e as informações rapidamente, sem precisar reimprimir seu cardápio de novo e de novo, toda vez que algum item, valor ou disponibilidade for alterado.
Mas como ter controle sobre todas as garrafas de vinho e manter o cardápio atualizado?
Bom, isso pode ser feito com muita facilidade caso seu cardápio eletrônico esteja integrado a um sistema de restaurante com gerenciamento de estoque.
4) Menu explicativo e harmonização
Algo que os clientes apreciam bastante em restaurantes é um cardápio de vinhos bem explicativo, que já tenha a dica de refeição que faça uma harmonização perfeita com o sabor do vinho.
Isso é importante principalmente para os clientes que são leigos, mas que apreciam tomar uma taça de vinho vez ou outra.
Você pode colocar essas opções de harmonização diretamente no cardápio principal ou criar uma página especial na própria carta de vinhos. Caso siga essa segunda alternativa, você terá então um cardápio de vinhos explicativo!
5) Composição do menu
Uma boa carta de vinhos para restaurante precisa ser completa em sua composição, que realmente atenda às necessidades dos clientes.
Uma dica de composição básica é uma carta com quatro tipos diferentes de espumantes, opções de vinhos brancos, garrafas com as principais uvas de vinhos tintos e duas opções de vinhos de sobremesa.
- Espumantes: um nacional, um champanhe, um prosecco e um rosé, de qualquer nacionalidade;
- Tintos: não podem faltar Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Pinot Noir, além de algumas uvas mais regionais, como a chilena Carmenère ou a argentina Malbec.
- Nacionalidades: também devem constar vinhos do novo e do velho mundo. O ideal são dois rótulos de cada país produtor principal, como Espanha, Portugal, Itália, França, Argentina, Chile, África do Sul e Austrália.
- E, claro, não pode faltar um rótulo brasileiro!
6) Garçom e sommelier
Ao montar a carta de vinhos para seu restaurante, você precisa considerar o preparo dos garçons.
Muitas pessoas solicitam a indicação deste profissional devido à falta de conhecimento próprio, por isso, um treinamento adequado é fundamental, afinal, saber vender o vinho e explorar suas características é tão importante quanto ter uma boa carta de vinhos.
Outra opção a considerar que já mencionamos acima é a presença de um sommelier, que é um profissional responsável por todas as bebidas do estabelecimento. Alguns restaurantes consideram essa presença dispensável devido ao custo, mas este pode ser um grande engano. Um bom sommelier pode trazer resultados excelentes para seu restaurante e contribuirá muito para a reputação da sua marca.
Ele é responsável pela carta de vinhos, a escolha dos produtos adequados para o perfil do estabelecimento, a montagem da adega e a ainda mantém a harmonia dos produtos, oferecendo o vinho mais adequado ao cliente.
Lembre-se, depois de montar sua carta de vinhos, será necessário que sua equipe esteja preparada para lidar com dúvidas e pedidos de indicações.
5 Dicas para melhorar atendimento em restaurante
7) Ofereça delivery de vinhos e aumente suas vendas
O vinho é uma bebida compatível com inúmeras ocasiões, mas para que limitar a opção apenas a seu restaurante? O delivery cresce cada dia mais, e tem grande potencial de vendas. Hoje em dia, é impossível gerenciar um restaurante sem que este ofereça uma opção delivery.
As pessoas já se tornaram adeptas a pedir as coisas e receber na porta de sua casa. Portanto, um delivery de vinhos é uma boa ideia e pode ser muito bem aceito.
E o que você precisa para ser sucesso nas vendas delivery? Contratar um sistema delivery integrado e completo, que exerça todas as funções que você precisa para as entregas.
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Conclusão
Não se esqueça de organizar seu controle de estoque e manter sua carta de vinhos atualizada, para assim evitar frustrações ou reclamações.
Sabemos que parece muita coisa para ser levado em conta ao montar sua carta de vinhos para restaurante, mas com um pouquinho de pesquisa sobre os produtos e organização dos produtos, é possível criar um cardápio que trará muito sucesso e clientes satisfeitos para seu restaurante.
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