Como abrir um restaurante à la carte: Guia completo com Etapas e Dicas

Você está pensado em abrir um restaurante à la carte?

Existem diferentes modelos de restaurantes, mas um dos mais clássicos e sofisticados é o restaurante à la carte.

Nesse modelo, os pratos são disponibilizados em um menu ou cardápio e o cliente escolhe o que deseja comer, recebendo-o na mesa posteriormente.

Esse modelo de serviço é de origem francesa, onde a alta gastronomia se desenvolveu. A ideia é que o cliente peça o que o estabelecimento disponibiliza no menu e a cozinha prepare o prato na hora, garantindo que tudo esteja fresco e de alta qualidade.

Para os donos de restaurantes que desejam seguir esse modelo, é importante ter em mente que o foco deve ser sempre na qualidade e no atendimento exclusivo ao cliente.

Neste artigo, vamos explicar como montar um restaurante à la carte e quais pontos operacionais devem ser considerados para o sucesso do empreendimento!

O que você verá neste artigo

  • Como funciona um restaurante à la carte
  • Como abrir um restaurante à La Carte?
  • Qual é a diferença entre o restaurante à La Carte e self service
  • Saiba como montar um Restaurante à La Carte delivery
  • Equipamentos para restaurante à La Carte
  • Saiba como tirar Alvará de Funcionamento para Restaurante à La Carte
  • Etapas e planejamento para abrir um restaurante à la carte
  • Dicas para abrir um restaurante à la carte
  • Sistema para restaurante com integração iFood: Qual escolher?
  • Continue lendo…

Simplifique o trabalho do garçom e acelere o atendimento com a comanda eletrônica

Como funciona um restaurante à la carte

Um restaurante à la carte funciona oferecendo aos clientes um menu ou cardápio com diversas opções de pratos. O cliente escolhe o que deseja comer e a cozinha prepara o prato na hora. Diferente dos restaurantes self-service, não há um buffet para escolher. Esse modelo de serviço é considerado mais sofisticado e exige um planejamento cuidadoso por parte dos donos de restaurante.

Como abrir um restaurante à La Carte?

O termo “à la carte” é de origem francesa, em português significa “como está no cardápio”. 

Portanto, se quer montar este tipo de restaurante, saiba que ele tem como principal característica a vasta variedade de pratos e bebidas em seu menu. E, consequentemente, um cardápio mais extenso.

É muito comum encontrar restaurante à la carte hoje em dia.  Muita gente confunde este tipo de serviço com o prato feito, que, a propósito, são opções diferentes.

Antes de mais nada, é fundamental realizar um planejamento completo para abrir um restaurante à la carte, desde a escolha do estilo do estabelecimento até a formação da equipe e localização.

É importante ressaltar que esse tipo de negócio não é tão simples quanto pode parecer, já que apresenta riscos maiores de desperdício e gastos em comparação aos restaurantes self-service.

Para garantir o sucesso do empreendimento, é fundamental conhecer o perfil do público que se deseja atingir e definir o estilo de comida que será servida.

Com todos esses aspectos definidos, é hora de procurar o local ideal para o restaurante. Se o objetivo é criar um ambiente mais sofisticado, a busca deve ser por uma localização próxima ao centro da cidade, com um estilo elegante e acolhedor.

Por outro lado, se o foco for em um público mais popular, a opção deve ser por pontos próximos a empresas e comércios.

Mas não se preocupe, pois a seguir veremos dicas e etapas para você iniciar seu empreendimento.

Saiba quais são as soluções completas e ágeis para acelerar seu atendimento

Qual é a diferença entre o restaurante à La Carte e self service

A principal diferença entre um restaurante à La Carte e um self-service é a maneira como os alimentos são servidos aos clientes.

Em um restaurante à La Carte, os clientes fazem um pedido específico do menu e os pratos são preparados individualmente por um chef ou equipe de cozinha. Os pratos são servidos em porções individuais em uma mesa pelos garçons. Os preços dos pratos são normalmente fixos e dependem do que é pedido.

Já no self-service, os clientes têm mais controle sobre o que comem e quanto consomem. Eles pegam um prato e servem-se em um balcão ou mesa que contém uma variedade de alimentos, normalmente organizados em estações separadas, como saladas, pratos quentes, sobremesas, entre outros.

Saiba como montar um Restaurante à La Carte delivery

Com o crescente interesse do público em ter uma experiência gastronômica de qualidade no conforto de sua casa, o segmento de restaurantes à La Carte delivery tem se tornado cada vez mais popular. De acordo com dados da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o setor representa atualmente um faturamento bruto anual de R$ 60 bilhões, gerando um milhão de empregos diretos e indiretos. É um mercado lucrativo, porém concorrido.

Com isso, montar um Restaurante à La Carte Delivery pode ser um desafio, mas aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar:

  1. Defina o seu menu: O primeiro passo é definir o seu menu à La Carte. É importante ter pratos que sejam fáceis de transportar e que possam ser entregues rapidamente, sem perder a qualidade. Além disso, é importante ter opções vegetarianas e veganas para atender a todos os tipos de clientes.
  2. Escolha uma embalagem adequada: A embalagem dos alimentos é extremamente importante em um Restaurante à La Carte Delivery. Escolha embalagens resistentes, que preservem a temperatura e a qualidade dos alimentos. Além disso, inclua talheres e guardanapos para tornar a experiência do cliente mais completa.
  3. Invista em tecnologia: Para gerenciar um Restaurante à La Carte Delivery com eficiência, é importante investir em tecnologia. Utilize aplicativos de pedidos, softwares de gestão e um sistema de entregas eficiente para garantir a rapidez e qualidade no atendimento ao cliente.
  4. Contrate uma equipe qualificada: A equipe de cozinha e entregadores é essencial para o sucesso do Restaurante à La Carte Delivery. Contrate pessoas qualificadas e treinadas para garantir a qualidade dos pratos e a rapidez nas entregas.
  5. Invista em marketing: É importante que o Restaurante à La Carte Delivery seja divulgado para o público-alvo. Invista em marketing digital, como redes sociais e e-mail marketing, para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Equipamentos para restaurante à La Carte

Veja os equipamentos necessários para começar seu empreendimento com um restaurante à la carte:

1) Cozinha

  • Bancadas;
  • Fogão industrial;
  • Forno industrial;
  • Freezers;
  • Liquidificadores e batedeiras;
  • Panelas e caldeirões;
  • Utensílios;
  • Ventilação.

2) Mesa

  • Colheres e pegadores;
  • Copos;
  • Guardanapos;
  • Pratos;
  • Talheres.

3) Financeiro e administrativo

  • Balanças eletrônicas e caixas registradoras;
  • Balcão de recebimento;
  • Cardápio;
  • Comandas: papel ou eletrônicas;
  • Cortesia na saída: café e balas;
  • Decoração: quadros, vasos, plantas;
  • Equipamentos de escritório: computador, telefone, papéis, canetas, grampeadores, etc;
  • Mesas e cadeiras;
  • Sistema para restaurante com PDV e administrativo;
  • Toalhas.

Como tirar Alvará de Funcionamento para Restaurante à La Carte

O Alvará de funcionamento é um documento de liberação da prefeitura para que o estabelecimento funcione, é o mesmo para deliverys, pizzarias, lanchonetes, restaurantes à la carte e afins.

Com isso, tirar um alvará de funcionamento para esse serviço requer um pouco de tempo, pois, como foi dito anteriormente, a prefeitura irá emitir.

Para tirar o alvará de funcionamento para um restaurante à la carte, você precisará seguir algumas etapas. Aqui estão algumas orientações gerais para ajudá-lo:

  1. Verifique as normas locais: Antes de iniciar qualquer procedimento para obter o alvará de funcionamento, verifique as normas locais que regem a abertura e o funcionamento de um restaurante em sua cidade. Verifique se há exigências específicas para o tipo de restaurante à la carte e quaisquer outras normas que possam se aplicar.
  2. Inscrição na Junta Comercial: Em seguida, é necessário fazer a inscrição na Junta Comercial do seu estado para registrar o seu restaurante. Esse processo normalmente requer a apresentação de alguns documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço e certidão de casamento ou declaração de união estável (se for o caso). Verifique os requisitos específicos em sua cidade ou estado.
  3. Obtenção do CNPJ: O próximo passo é obter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) para o seu restaurante. Para isso, você precisará se registrar no site da Receita Federal e apresentar alguns documentos.
  4. Alvará de Funcionamento: Depois de obter o CNPJ, é necessário solicitar o alvará de funcionamento junto à Prefeitura da sua cidade. Esse documento comprova que o seu restaurante está em conformidade com as normas e regulamentações locais. É possível que sejam necessários alguns documentos, como planta do imóvel, alvará do Corpo de Bombeiros, licença ambiental e licença sanitária.
  5. Treinamento e Certificações: É importante lembrar que, para obter o alvará de funcionamento, o seu restaurante precisa estar em conformidade com as normas sanitárias locais e seguir boas práticas de higiene alimentar. Por isso, é importante que os seus funcionários tenham recebido treinamento adequado e que você tenha as certificações necessárias.
  6. Pagamento de Taxas: Por fim, esteja ciente de que pode haver taxas associadas ao processo de obtenção do alvará de funcionamento. Verifique com a Prefeitura quais são as taxas aplicáveis ​​e como elas devem ser pagas.

Como escolher o melhor ponto comercial para restaurante?

Etapas e dicas para abrir um restaurante à la carte

1) Plano de Negócios e planejamento

Para abrir um estabelecimento você precisa de um plano de negócios, que vai passar por todo planejamento financeiro e investimentos que você precisará fazer. O plano de negócios é um guia que vai determinar seus passos futuros.

Para elaborar um, inclua o máximo de informações possível sobre seu capital de investimento e todos os gastos que terá, desde aluguel, reforma, ajustes de infraestrutura, equipamentos, equipe, manutenção, controle de estoque. Não esqueça de planejar seu lucro também. 

A partir desse planejamento, é possível definir quando seu lucro começará e quanto gastará por mês para manutenção do seu negócio. 

2) Localização do seu restaurante à la carte

A escolha da localização do seu restaurante é fundamental. É importante escolher um local que seja acessível e visível, com boa infraestrutura e fácil acesso para o público. Considere também as normas da prefeitura, a viabilidade da região, a concorrência e o perfil do público que deseja atingir.

Aliás, não alugue de cara o primeiro imóvel pelo qual você ficar encantado, certo? Faça mais de uma visita ao local para ter certeza de que ele será o ponto ideal para o seu restaurante à la carte.

Além disso, se for possível, passe de carro ou a pé pelas ruas próximas ou em frente ao ponto, para saber como funciona a movimentação da área. Isso será importante para que você compreenda se esse realmente é um ponto bom para começar um negócio.

3) Definição do cardápio

O cardápio é um dos principais pontos atrativos de um restaurante à la carte, e deve ser definido com atenção, pois é por conta dele que o público voltará a pedir comida em seu negócio.

Com isso, é importante que o cardápio seja variado, oferecendo opções diversificadas de pratos , além de bebidas e sobremesas. É recomendável que você faça testes de pratos e busque inspiração em restaurantes de sucesso.

Dica! Para que você tenha pratos que vão agradar definitivamente o público, faça um evento de degustação para poder escolher quais serão esses pratos. Convide algumas pessoas próximas, e outras nem tanto, para que cada uma avalie o que vai ser servido. Mantenha somente aqueles com as maiores notas.

Depois de escolher tudo o que realmente será servido, será hora de montar o cardápio físico, no entanto você pode optar por cardápios digitais que são bem mais convenientes em vários sentidos. Quer saber o que é um cardápio digital e suas vantagens?

Leia o artigo Cardápio online para restaurante: Como funciona? Por que devo contratar?

4) Equipe de funcionários e colaboradores

A equipe de funcionários de um restaurante é fundamental. Ela deve ter experiência e ser ágil, para lidar com grande demanda de pessoas. 

Além disso, é fundamental ter um ótimo atendimento para que seus clientes se sintam em casa, então, treine sua equipe para atender com simpatia.

Ou seja, para um restaurante à la carte funcionar direitinho, toda a equipe precisa estar treinada, cada membro conhecendo bem as suas funções e o cardápio.

A seleção dos funcionários também é super importante, uma vez que o proprietário deve buscar selecionar pessoas pró-ativas que, na falta de resolução de um dos membros da equipe, possam solucionar os problemas dos clientes.

5) Marketing e divulgação do restaurante

A única maneira de seus clientes conhecerem seu estabelecimento antes de provar é através do marketing, principalmente nas redes sociais. E acredite: isso faz toda a diferença. 

Anunciar sua inauguração com promoções, anunciar seu cardápio do dia, descontos, e promover seu negócio. Tudo isso acontece nas suas redes sociais. Atente-se para criar uma marca forte e torná-la conhecida na sua região.

6) Gerenciamento das vendas e financeiro

O gerenciamento do seu financeiro é crucial para o sucesso do restaurante à la carte. É necessário controlar os custos, monitorar as despesas e receitas, elaborar um fluxo de caixa, além de analisar e avaliar os resultados do negócio regularmente. É importante que você mantenha registros precisos e organize suas finanças de forma eficiente.

Quer uma ajudinha para fazer a sua gestão de caixa? Confira o guia Frente de Caixa para Restaurante: como otimizar as vendas com seu PDV

O sistema para restaurante certo pode alavancar seu restaurante!

implementar sistemas de tecnologia pode potencializar as vendas e fazer com que o consumidor se sinta ainda mais satisfeito com o local. 

A gestão do negócio também é importante para garantir um atendimento de qualidade e fidelização dos clientes. É aí que entra a importância de ter um sistema para seu restaurante, que pode ajudar a gerenciar o fluxo de pedidos, agilizar o atendimento e melhorar a organização. Com um software, é possível proporcionar uma experiência mais fluida e eficiente, aumentando a satisfação dos clientes e a rentabilidade do negócio.

O sistema Simpliza oferece comanda eletrônica, PDV/Frente de Caixa, cardápio digital, Painel Administrativo e delivery com integração iFood e aiqme.

Uma das grandes vantagens do programa Simpliza são seus valores, oferecendo até mesmo um plano 100% gratuito e que não precisa de cartão de crédito para a contratação.

Além disso, nosso delivery é integrado ao PDV e tanto os pedidos da integração iFood e aiqfome, quanto do seu cardápio digital chegam na mesma tela de sistema, automatizando e simplificando a gestão do seu delivery.

Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

E além disso, caso você queira um retaguarda mais robusto, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E não acabou! Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em auto atendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Clique aqui e conheça mais sobre nosso sistema de forma gratuita!

Continue lendo…

O segredo do marketing para restaurante e estratégias garantidas de sucesso

6 dicas de marketing de baixo custo para restaurante

Guia completo para contratar o melhor sistema para restaurante

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like