Quem já trabalhou em um restaurante sabe que é muito mais difícil do que parece. As demandas são enormes e muitas vezes os mínimos detalhes fazem uma grande diferença. Tudo fica mais difícil ainda quando você precisa administrar um restaurante.
Administrar um restaurante pode ser trabalhoso, mas não precisa ser um mistério. Existem muitos administradores que são competentes e fazem a diferença em seu local de trabalho, levando o negócio ao máximo do sucesso.
Esses administradores têm características em comum, geralmente, são apaixonados por comida, entendem muito do ramo alimentício e principalmente são adaptáveis às novas condições.
Somente em 2021, a ABRASEL calcula que o setor de bares e restaurantes no Brasil tenha movimentado R$180 bilhões. Mesmo com a pandemia, continua sendo um setor extremamente lucrativo.
Mas será que você sabe o que precisa para administrar um restaurante e ter sucesso?
Nós do Simpliza preparamos esse conteúdo especial para te apresentar 5 dicas que vão desbloquear o seu potencial como administrador de restaurante e fazer seu negócio crescer.
O que você verá neste artigo:
- 5 segredos para administrar um restaurante de sucesso
- Empregue tecnologias para o sucesso: sistema de restaurante do Simpliza
- Conclusão
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5 segredos para administrar um restaurante de sucesso
1. Foque na experiência do cliente
Sua missão, foco e objetivo final deve ser: proporcionar uma boa experiência para o cliente. Para isso, é necessário mais do que administrar um restaurante, é preciso que você exerça sua inteligência emocional e empatia.
Nem sempre é fácil lidar com os clientes e atender a todos os seus pedidos. Mas é isso que vai fazer com que seu restaurante tenha um propósito. Isso é fundamental para o progresso do seu negócio.
No final do dia, o cliente que teve uma boa experiência no seu restaurante, seja através da comida boa ou do bom atendimento, vai retornar e ainda indicar para sua rede próxima. São esses detalhes que fidelizam clientes e garantem longevidade para o restaurante.
2. Entenda qual é o seu papel
Dentro da administração de um restaurante podem existir diversos papéis. Você precisa entender o seu. Se você é apenas administrador, dono, maitre, ou o quer que seja, isso vem com responsabilidades.
Reflita sobre qual é o seu papel dentro do restaurante: é ajudar nas vendas? fazer o balanço financeiro? coordenar a equipe? cozinhar? atender às mesas?
Independente de qual seja o seu papel, entenda qual é e quais as suas responsabilidades. Foque nessas responsabilidades e em desempenhá-las bem. Procure ser um exemplo para a equipe do restaurante, e não uma distração.
3. Entenda como funciona o ramo alimentício
Primeiramente, tente entender em qual mercado seu restaurante está inserido, quais são seus principais concorrentes e quais os movimentos deste mercado. Os movimentos podem ser financeiros, de tendências, ou outras mudanças.
Entender a concorrência, como os clientes desse mercado se comportam e como se comportam os casos de sucesso é fundamental para administrar um restaurante.
O mercado de food service é marcado por tendências que vêm e vão. Procure se adaptar a esses movimentos, sem se precipitar e nem se deixar ser superado por eles.
4. Seja um bom solucionador de problemas
Tudo o que pode dar errado num restaurante vai dar errado em algum momento. É praticamente uma lei universal. Por isso, é importante desenvolver e adaptar as suas capacidades de resolução de problemas para administrar um restaurante.
Quando confrontado com um problema, descubra a solução mais simples que satisfaça todas as partes envolvidas e, em seguida, execute-a. Quando um problema aparece, resolva-o e deixe-o para trás para estar pronto para o próximo.
Assim que as coisas se acalmarem, pare um momento para pensar no problema, na forma como lidou com ele e no que poderia ter feito de diferente ou melhor.
5. Sempre se planeje para crescer
Se você quer administrar um restaurante de sucesso, precisa se planejar para crescer. Isso quer dizer que você não pode se contentar em simplesmente estar com as “contas pagas”.
É claro que a saúde financeira é uma prioridade, mas seu restaurante precisa de inovação e crescimento se quiser se manter de pé a longo prazo. Por isso, sempre inclua planos de melhoria e avanço para seu restaurante.
Mesmo que sejam coisas pequenas, como trocar algo danificado, comprar um equipamento novo ou aderir às tecnologias modernas, esteja de olho no que pode ser melhorado.
DICA EXTRA: talvez a dica mais importante que nós, do Simpliza, podemos te dar é saber se adaptar. Não fique parado no tempo. Saiba adaptar seu estilo de administração e o seu negócio aos novos tempos, às novas tendências e às novas tecnologias do mercado.
Adaptando seu negócio ao futuro: sistema de restaurante do Simpliza
Se você administra um restaurante e quer se adaptar aos novos tempos, o Simpliza é a solução. Com o sistema para restaurante do Simpliza, você facilita sua gestão e tem mais tempo para focar no que realmente importa.
O sistema do Simpliza não só agiliza seu negócio, mas também te oferece um fechamento de caixa simplificado e menos estressante. Nossas vendas de balcão são intuitivas e facilitam seu fechamento de caixa.
Outra vantagem da implementação de um sistema é que ele pode aumentar a produtividade dos funcionários, facilitando a gestão e agilizando os processos.
Além disso, o sistema pode oferecer maior segurança para as informações financeiras e transacionais da empresa, já que elas ficam armazenadas na nuvem e podem ser gerenciadas por um sistema online.
E, por último, mas não menos importante, o sistema para restaurante auxilia na experiência do cliente. Ele armazena informações sobre os clientes, permitindo que a equipe de vendas e marketing crie estratégias de relacionamento mais personalizadas e eficazes.
O nome do nosso sistema já diz tudo né? Nosso programa foi desenvolvido pela nossa equipe para ser o mais simples possível de operar. Nós queremos simplificar suas vendas e automatizar seu negócio! Nosso sistema tem telas intuitivas, com layout limpo e operação simplificada.
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Conclusão
Administrar um restaurante não precisa ser um bicho de sete cabeças! O segredo é pensar positivo e estar sempre procurando melhorar, tanto seu negócio quanto a sua gestão.
Além disso, lembre-se da nossa dica extra: a adaptabilidade. Seja maleável e assim se tornará mais resistente.
De qualquer forma, pode contar com o Simpliza para gerenciar seu negócio!
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