Confira dicas para vender mais sobremesas em seu restaurante e aumentar seu lucro!
Um elemento muito importante no restaurante para garantir um lucro bom no final do mês para o dono e também oferecer diversas opções para agradar a clientela são as vendas de sobremesas.
Com isso, as sobremesas aumentam os gastos do cliente (o chamado ticket médio) e, consequentemente, o lucro do restaurante. Além disso, podem ser facilmente incluídas em promoções, sendo uma forma de atrair mais público.
E foi pensando nisso que o Simpliza e sua equipe separou para vocês 4 dicas valiosas para vender mais sobremesas no seu restaurante e aumentar seu lucro!
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Dicas para vender mais sobremesas em seu restaurante
Você já sabe que as sobremesas são um bom negócio para seu restaurante, né?
Afinal, elas aumentam a média de gastos dos clientes, oferecem possibilidade de novas promoções e além disso, tem uma margem bastante atraente em comparação ao custo de matéria prima.
E por isso que o Simpliza separou algumas dicas e práticas para maximizar o resultado na venda de sobremesas no seu restaurante. Confira:
1) Tenha um público alvo definido
Ao conhecer bem qual tipo de cliente você atende e que seu restaurante atrai, é possível planejar um cardápio de sobremesas que mais irão agradar a clientela e que venderão em boa quantidade! Exemplificando melhor: se você focar em um público fitness, com certeza sobremesas low carb e sem glúten farão mais sucesso; ou se seu restaurante for típico de comida brasileira, o melhor caminho será investir em sobremesas nacionais.
2) Tenha uma boa apresentação para suas sobremesas
Sobremesas mais bonitas aparentam ser mais gostosas, e com isso, atraem mais pedidos. Afinal, não é à toa que temos o famoso ditado “Comer com os olhos antes de com a boca”.
Com isso em mente, capriche na apresentação das suas sobremesas, por mais simples que a receita possa ser!
Assim, um cliente que vê a mesa do lado recebendo uma sobremesa belíssima com certeza se sentirá coagido a pedir uma igual, ou até mesmo ao olhar uma foto “apetitosa” no cardápio.
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3) Tire a mesa
Tirar a mesa depois da refeição parece ser algo simples, mas garantimos que faz toda a diferença! Ao terminar uma refeição e ver a mesa limpa e vazia, o cliente sente mais vontade de pedir uma sobremesa, pois ao ver o espaço vazio a sua frente, o indivíduo pode pensar que ainda não comeu o suficiente.
Para isso, oriente sua equipe de atendimento para que a mesma observe os clientes: assim que terminarem suas refeições e observar-se que continuaram sentados, agilizar-se em retirar os pratos sujos e demais utensílios usados da superfície.
4) Deixe um espaço separado em seu cardápio para sobremesas
Para atrair mais atenção de seus clientes para as sobremesas, destaque-as em seu cardápio!
Deixe um espaço exclusivo em seu menu para seus doces, investindo e, fotos atraentes dos pratos e deixando descrições detalhadas e caprichadas de cada opção, para que a pessoa saiba exatamente o que estará comendo.
Além disso, você pode pensar em cores e layout diferentes do restante do seu cardápio para a página de sobremesas, para que esta chame atenção do público!
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5) Exiba suas sobremesas
Sabe quando você está em um restaurante, o garçom passa com aquela sobremesa maravilhosa em direção a outra mesa e dá aquela vontade de pedir um igual? Essa situação é muito comum, afinal, nós seres humanos “comemos com os olhos” antes de realmente provar algo.
Desta forma expor o prato em questão é sempre uma forma de gerar desejo do cliente e convertê-lo em vendas. Aproveite a boa apresentação que montou para sua sobremesa e a exiba! Pode parecer bobo, mas é uma ótima estratégia para atrair a atenção dos clientes e despertar vontade de pedir “um igual àquele da outra mesa”.
Independentemente do tipo de restaurante, bar ou lanchonete que você administre, um cardápio digital de sobremesas é de extrema importância para sua gestão, pois isso agrega valor ao seu negócio, melhora a experiência do cliente (quem não gosta de finalizar a refeição com um doce certo?) e se bem planejado, pode até se tornar um diferencial que destaque o seu negócio do restante da concorrência.
Além disso, com um cardápio digital, é possível posicionar totens de autoatendimento em seu restaurante e dar destaque ás sobremesas do seu estabelecimento. Além disso, você também pode investir em um tablet com cardápio digital, para que assim, seu atendimento seja otimizado e suas sobremesas possam ter destaque no menu do seu cardápio em tablet.
Para saber mais sobre as vantagens e modelos do cardápio digital para restaurante, confira nossos artigos:
Cardápio digital para restaurante: Como fazer um cardápio online?
Como funciona o cardápio digital para WhatsApp?
Conteúdo extra
Separamos esse vídeo que pode te ajudar a aumentar sua venda de sobremesas! São 30 ideias de apresentação de pratos, caso você precise de inspiração. Confira:
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O Simpliza é um sistema de vendas e gestão para restaurante e temos como missão principal simplificar as vendas do seu restaurante, e por isso nos especializamos em diversas ferramentas e módulos que juntos farão uma gestão integrada, rápida e automatizada do seu restaurante!
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Conclusão
E ai, gostou do conteúdo? Não esqueça de caprichar na apresentação das suas sobremesas e sempre pensar no que o seu público alvo gostaria de comer após a refeição.
Aproveita que já está aqui e corre dar uma olhadinha no restante do nosso blog! Ele está recheado de dicas, sugestões e conteúdos variados para a gestão do seu restaurante, bar ou lanchonete.
O Simpliza é uma empresa especialista em sistemas de gerenciamento que otimizam suas vendas! Estamos sempre disponíveis para você e o seu negócio.