As redes sociais são ótimos veículos para divulgar seu produto e fazer crescer sua marca. Confira algumas dicas de posts para redes sociais de restaurante.
Os seus clientes com certeza então nas redes sociais e o seu restaurante tem de estar também! Utilizando as estratégias certas, você divulga seu produto e sua marca e fideliza clientes.
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Todos os dias, bilhões de pessoas acessam as redes sociais. Elas procuram entretenimento, informação, diversão e vídeos e fotos de qualidade. Quando você consegue oferecer isso nas redes sociais do seu restaurante, você conquista clientes.
Além de interagir com seus clientes atuais, as redes sociais podem te ajudar a conquistar novos. Afinal, redes sociais como o Instagram e Facebook são grandes convertedores de vendas.
Utilizar estratégias de vendas nessas redes sociais é fundamental para construir uma marca reconhecida e de confiança do público. Cabe aos gestores de marketing decidir as melhores estratégias para posts para redes sociais de restaurante.
É importante haver conteúdos de diversos formatos, com propostas diferentes. Além de conteúdos apresentando sua marca, cardápio, espaço físico e etc. é importante ter conteúdos sazonais mais específicos, ligados a um evento ou datas importantes.
Para 2024, faça um planejamento de postagens e certos conteúdos que você deseja apresentar para seus clientes. Com um planejamento para redes sociais, você consegue deixar seu engajamento melhor.
Utilize as ideias a seguir para fazer seu planejamento de 2024 e engajar nas redes sociais!
20 ideias de posts para redes sociais de restaurante
1 – Use os destaques
Perfis comerciais do Instagram costumam utilizar a função de destaques para apresentar algumas informações importantes da loja. No seu restaurante, essas informações são:
- Endereço
- Horário de funcionamento
- Canais de venda (delivery, apps, WhatsApp, site próprio etc.)
- Cardápio
- Promoções
- Fotos e vídeos do espaço
- Informações de como fazer pedidos
- Perguntas frequentes dos clientes
Atente-se para ser bem completo e deixar essas informações acessíveis. De preferência, crie um destaque para cada uma delas e não deixe de atualizá-las sempre que possível.
2 – Apresente seu espaço
É importante estar sempre criando conteúdos sobre o seu espaço. Mostre as pessoas comendo, mostre o salão do seu restaurante, as áreas internas e externas (se houver), espaço kids ou pet friendly etc.
Lembre-se de mostrar a decoração e a personalidade do seu negócio através desses posts, afinal, os clientes querem saber mais sobre seu negócio.
3 – Apresente sua equipe
Sua equipe é parte importante do seu negócio e da sua marca. Os clientes querem saber que os funcionários são respeitados e respeitosos antes de frequentar um estabelecimento.
Essas postagens podem ser de toda a equipe ou um por um, destacando seu papel na empresa e sua biografia. Lembre-se de usar a criatividade para fazer um conteúdo interessante para os clientes.
4 – Declare a missão e valores da empresa
Outra coisa importante para seus clientes entenderem a personalidade da sua marca é a apresentação da missão e valores do seu negócio.
Sua missão não pode ser apenas vender e ganhar dinheiro. Seu foco deve ser em experienciar algo de qualidade para seus clientes. É isso que vai destacar seu negócio da maioria.
Se seus clientes sabem que você tem um compromisso com a qualidade e com a experiência deles, estarão mais inclinados a comprar de você.
5 – Abuse dos reels
A predominância dos vídeos curtos já é uma realidade nas redes sociais. O algoritmo costuma entregar melhor esse formato de conteúdo, e por consequência, as pessoas o consomem mais.
Pensando nisso, experimente gravar vídeos de qualidade que possam ser utilizados dessa forma. Pense que é apenas mais um formato de apresentar seu conteúdo. Lembre de prezar pela qualidade da filmagem e por um roteiro interessante.
6 – Disponibilize o cardápio digital
Muitas vezes os clientes querem entrar na sua página nas redes sociais apenas para checar o cardápio, e tudo bem! Pensando nisso, utilize um cardápio digital para apresentar seus produtos de forma mais simples e rápida.
Disponibilizando o cardápio digital num link na bio, seus clientes têm acesso direto aos seus produtos e valores. A partir do cardápio também é possível direcioná-los para a compra, através de aplicativos ou WhatsApp.
7 – Divulgue deu delivery
Também é possível apresentar o seu serviço de delivery. Pensando nisso, que tal mostrar suas embalagens personalizadas para delivery? Afinal, embalagens bonitas e que valorizam a comida também rendem boas fotos e vídeos.
Outra proposta é explorar a experiência do cliente com o seu delivery. Logo, vídeos do momento do recebimento ou abrindo a embalagem do delivery são perfeitos para mostrar a qualidade da sua comida na entrega.
8 – Use enquetes
Quando falamos em posts para redes sociais de restaurante, é recomendado que as marcas usem o recurso dos stories pelo menos 3 vezes ao dia. Usar enquetes é uma forma de diferenciar o conteúdo e trazer mais interação com os clientes.
Você pode soltar a imaginação. Pense em fazer algo no estilo de votação, como apresentar dois sabores diferentes de uma comida e pedir para os clientes voltarem no que preferem.
9 – Reposts dos clientes
Na era do digital, as pessoas costumam sempre postar onde estão e compartilhar as experiências que tiveram nos lugares. Por isso é comum pessoas postarem fotos dos pratos, bebidas ou até da decoração dos restaurantes.
Incentive os clientes a postarem no seu estabelecimento e depois compartilhe essas postagens no perfil comercial.
10 – Divulgue feedbacks positivos
No mesmo sentido das postagens, é comum que as pessoas mandem feedbacks, seja pelas redes sociais ou em contato direto com a sua loja. Procure sempre mostrar no seu perfil esses feedbacks.
Um formato interessante para isso é o dos destaques. Crie um destaque com “Feedbacks”, assim fica acessível para quem quer saber mais sobre o restaurante.
11 – Parcerias com influenciadores digitais
Os influenciadores podem dar a você um engajamento único que você dificilmente teria. Parcerias com influenciadores da gastronomia são ótimas oportunidades de apresentar seu negócio.
Para isso, encontre pessoas que amam comida e sabem muito sobre restaurantes como o seu. Mas lembre-se que para a parceria funcionar é preciso oferecer algo em troca. Por fim, crie conteúdos juntos, compartilhando suas postagens nas redes sociais e blogs.
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12 – Mostre os bastidores
Uma das maneiras bacanas de construir um bom relacionamento com o público é mostrar os bastidores do seu negócio com quem segue e visita você nas redes.
Utilize sua criatividade para fazer vídeos ou fotos dos preparos, da equipe e do dia a dia da empresa ao qual os clientes normalmente não estão expostos. Mas cuidado para não expor demais!
13 – Dê atenção às datas comemorativas
Datas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados e outras datas de homenagem, como dia do chefe de cozinha etc. são ótimos momentos para produzir um conteúdo.
Coloque uma frase legal, que homenageie a ocasião e também uma chamada para as pessoas conhecerem seu negócio.
14 – Siga tendências
As redes sociais estão cheias de tendências que mudam constantemente. Para fazer um bom marketing de conteúdo, é preciso estar atento a essas tendências e também seguí-las.
É claro que suas redes sociais não podem ser cheias de vídeos e fotos da moda, afinal, esses conteúdos bombam por pouco tempo e depois se tornam obsoletos.
Portanto, não tente entrar em todas as tendências. Pense em algo que tenha a ver com seu negócio ou seu produto e produza um conteúdo de qualidade, sempre tentando adicionar um diferencial.
15 – Apresente os pratos
Seus pratos são especiais e por isso você precisa mostrá-los com carinho para os clientes. Uma ótima estratégia de posts para redes sociais de restaurante é apresentar cada prato individualmente, com detalhes e focando nos diferenciais.
16 – Invista em fotos profissionais
Principalmente quando estiver apresentando seus produtos, sempre utilize equipamentos profissionais para captar imagens. Nada pior que uma foto feia para matar o apetite.
Para as redes sociais e para o delivery é importante ter fotos profissionais, com equipamentos de qualidade. Esse é um grande diferencial nas redes sociais, pois as pessoas buscam imagens bem feitas sempre.
17 – Memes
O perfil é profissional mas não precisa ser levado tão a sério. Quando achar que algum meme do momento condiz com a personalidade da sua marca e vai agradar seus clientes, não tenha medo de usar.
18 – Não se esqueça dos stories
O algoritmo do Instagram costuma entregar melhor os conteúdos postados nos stories do que na home. Pensando nisso, tente postar pelo menos 3 stories por dia. E lembre-se que o conteúdo dos stories pode ser diferente, por ser temporário.
Portanto, os stories podem mostrar melhor os bastidores e o dia a dia do restaurante. Mostre a preparação para eventos ou para começar o atendimento, por exemplo.
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19 – Receitas e dicas
Pode não ser o foco do seu restaurante, mas apresentar dicas e receitas geram muitas visualizações. Desde que preparadas por alguém que entenda de cozinha em um ambiente adequado e com bastante atenção à manipulação dos alimentos, essa estratégia tem tudo para dar certo.
20 – Promoções e brindes
Neste quesito a criatividade não pode parar. Você pode oferecer promoções ou descontos pelo seu perfil do Instagram para determinadas ocasiões. Essa é uma maneira divertida de envolver seus clientes.
Uma boa ideia é patrocinar essa postagem da promoção ou do desconto, por exemplo. O tráfego pago vai ajudar bastante a sua ideia a chegar a mais pessoas.
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Lidar com o marketing e todas as funções de um restaurante não é fácil, e você pode acabar sobrecarregado quando se preocupa com tantos detalhes.
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Conclusão
As redes sociais oferecem formas de potencializar as suas vendas e divulgar a sua marca para um grande público. Para se dar bem, crie posts para redes sociais de restaurante que sejam bem planejados e executados com cuidado.
Use sua criatividade e lembre-se sempre da sua marca antes de lançar um conteúdo. Cuidado para não polemizar muito e acabar com má reputação.
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