O que é Abrasel? O que significa e contatos da associação

O que é Abrasel afinal? A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, mais conhecida pela sigla Abrasel, foi criada em 1986 com o objetivo de coordenar e promover o avanço da atividade de bares e restaurantes em todo o território nacional, além de difundir o código ético desses setores. Saiba mais sobre a organização a seguir!

O que você verá neste artigo

  • O que é Abrasel?
  • História da Abrasel
  • Como faz para se associar a Abrasel?
  • Existem vantagens em se associar à Abrasel?
  • A Abrasel oferece cursos para donos de restaurantes?
  • Contatos – Abrasel
  • Você já conhece o sistema grátis Simpliza?
  • Continue lendo…

O que é Abrasel?

A Abrasel é a abreviatura da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, uma organização estabelecida em 1986 com a finalidade de coordenar e avançar a atividade de bares e restaurantes em todo o território nacional, além de promover o código ético para esses setores.

A associação, representada em todos os 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, agora engloba cerca de um milhão de empresas que juntas empregam mais de seis milhões de indivíduos em todo o país. Desde o início, a Abrasel trabalha para contribuir com o desenvolvimento contínuo do setor.

O atual crescimento da Abrasel se deve à maior mobilização em favor de políticas públicas que promovam o setor, bem como a ações estratégicas mais eficazes e à credibilidade conquistada por meio da realização de projetos sólidos voltados para a promoção da gastronomia local e a qualificação de serviços destinados, principalmente, ao turismo brasileiro. A associação agora tem parceiros de peso, como o Sebrae, o Ministério do Turismo, a Ambev e o Ecolab, entre outros, aumentando sua visibilidade e alcance.

Breve história da Abrasel

A Abrasel representa um setor fundamental da economia brasileira, com bares e restaurantes presentes em todos os 5.570 municípios do país. No entanto, a pandemia da Covid-19 afetou severamente o setor, com fechamentos e restrições intermitentes ao funcionamento em todo o país por quase dois anos. Antes da pandemia, havia cerca de 1 milhão de negócios no setor, empregando diretamente 6 milhões de brasileiros. Infelizmente, durante a pandemia, 355 mil estabelecimentos fecharam em definitivo e mais de 1,2 milhão de trabalhadores perderam seus empregos.

Felizmente, em 2021, o setor começou a se recuperar, com a criação de novos empregos e o surgimento de novas empresas. Entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, foram criados mais de 1 milhão de novos empregos no setor e cerca de 600 mil novos estabelecimentos foram abertos em 2021.

Com tudo isso em mente,  a Abrasel é uma associação que representa os empresários do setor de alimentação fora do lar no Brasil, que geram empregos, fomentam a gastronomia brasileira, oferecem opções de lazer e promovem mudanças positivas nas vizinhanças em que seus estabelecimentos estão localizados. O setor é um dos que mais emprega no país, com potencial para gerar ainda mais postos de trabalho, inclusive para mão-de-obra não especializada.

Além disso, o setor apoia a diversidade, com a maioria das vagas sendo ocupadas por mulheres e negros/pardos. A Abrasel atua desde 1986, buscando avanços para o setor e para o país, trabalhando com lideranças políticas e empresariais, associações de moradores e outras entidades do comércio e turismo. A associação tem investido em seu projeto de expansão e capilarização, com seccionais em todas as unidades federativas e regionais para promoção da gastronomia como diferencial competitivo para o turismo e ações de qualificação e geração de inteligência para o setor.

Para resumir a visão da associação, a Abrasel lançou um manifesto nacional em 2015 intitulado “A partir das ruas, simplifica Brasil”, que propôs que as mudanças que o país demanda devem começar a partir das cidades. A organização se inspira nessa evolução no modo de pensar e agir para conduzir as mudanças necessárias no país.

Fonte: https://abrasel.com.br/abrasel/perfil-da-abrasel/

Como faz para se associar a Abrasel?

Empreendedores do food service podem se associar a Abrasel e ter acesso a vantagens oferecidas pela organização. E você pode associar-se a Abrasel de maneira rápida através do QRCode oferecido no site. (Basta fazer a leitura do QRCode abaixo e preencher a ficha de cadastro)

Para quem não tem o aplicativo de leitura de QRCode, pode se filiar neste endereço.

Ao se associar a Abrasel você conta com a plataforma Conexão Abrasel, onde oferecem solução de dúvidas com inteligência artificial, rede social profissional exclusiva com grupos de discussão de assuntos do setor, documentos sobre gestão e boas práticas de operação de bares, restaurantes, lanchonetes e outras empresas do setor; revista Bares e Restaurantes digital, com matérias dos assuntos mais atuais do setor e cursos (vídeos + e-books) com certificado emitido pela Abrasel e Sebrae.

Valor da mensalidade por estabelecimento – R$ 185,00

Existem vantagens em se associar à Abrasel?

Além dos benefícios citados no tópico acima, constam no site oficial algumas vantagens em se associar a Abrasel, sendo elas:

  • Assessoria Jurídica: Consulta com hora marcada;
  • Assessoria Contábil;
  • Participação em festivais e concursos gastronômicos como o Brasil Sabor, Bar em Bar e O Quilo é Nosso;
  • Promoções: seminários, cursos e palestras, mini-feiras, estandes em feiras do setor nos estados;
  • Descontos em eventos, como Congresso Nacional Abrasel, Semana da Alimentação Fora do Lar (Fispal, Expovinis, Fórum Gestão à Mesa), Missão NRA, Terra Madre Salone del Gusto, e feiras em geral;
  • Eventos mensais: reuniões com autoridades e fornecedores e debates de interesse da classe;
  • Divulgação nos boletins informativos;
  • Recebimento de materiais de divulgação da Abrasel e de modalidades de serviços e produtos;
  • Assinatura da revista Bares & Restaurantes;
  • Informações, negociações e contato com fornecedores;
  • Bolsa de empregos: currículos de candidatos;
  • Divulgação dos associados e suas promoções nos canais de comunicação das seccionais e regionais;
  • Atendimento personalizado para discutir assuntos de interesse do Associado e esclarecer dúvidas;
  • Participação nos guias Abrasel impresso e online;
  • Trabalho junto ao setor turístico, mídia e sociedade, visando promover e melhorar a imagem do setor;
  • Viagens e participação em feiras e congressos em outros estados ou no exterior, com preços promocionais;
  • Apoio ao desenvolvimento da gastronomia e planejamento do calendário gastronômico turístico;
  • Placa de associado ABRASEL;

Para aproveitar os benefícios da Abrasel, é importante que você entre em contato com a equipe em seu estado ou região para verificar as opções disponíveis, que variam de acordo com a estrutura e tamanho de cada seccional ou regional.

A Abrasel oferece cursos para donos de restaurantes?

Sim, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes oferece diversos cursos. A Abrasel e o Sebrae uniram-se para criar o projeto Gastronomia Digital, com o intuito de fornecer gratuitamente conhecimento e informações para impulsionar a produtividade de pequenos negócios de alimentação fora do lar. O projeto oferece dezenas de cursos online em diversas áreas de interesse para aqueles que empreendem ou trabalham no setor.

São alguns deles:

  • Como atender com excelência e segurança para garantir a confiança dos clientes
  • Reabertura segura de bares e restaurantes
  • Os principais aspectos da legislação trabalhista aos quais devo me atentar em meu bar e restaurante

Fonte: https://abrasel.com.br/conexao/cursos

Contatos – Abrasel

Email: conexao@abrasel.com.br

Site oficial: https://abrasel.com.br/

Você já conhece o sistema grátis Simpliza?

Na mesma proporção que a Abrasel se preocupa e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, o sistema Simpliza também se preocupa para a melhoria do seu negócio.

Nosso software possui visão diferenciada entre a concorrência, tendo em vista que nossa principal missão é simplificar a rotina do dono do restaurante, oferecendo um sistema de fácil operação, suporte técnico humanizado e um banco de ajuda com mais de 100 passo a passos para simplificar sua rotina com todas nossas ferramentas.

Deixa a gente te apresentar nossa visão brevemente:

O Simpliza é um sistema para restaurante grátis e desenvolveu um cardápio digital e outras ferramentas para automatizar e simplificar suas vendas. Nosso sistema é simples de operar e nosso objetivo é que sua gestão seja simplificada, organizada e sem estresse!

Além disso, somos destaque no mercado pela nossa equipe de suporte e atendimento humanizada.

Somos um software inteligente de vendas e gestão com todas as ferramentas que você precisa. Confira algumas:

Oferecemos diversos planos recheados de vantagens para seu restaurante!

Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

E além disso, caso você queira um retaguarda mais robusto, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E não acabou! Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em auto atendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Clique aqui e conheça mais sobre nosso sistema de forma gratuita!

Continue lendo…

Feed do iFood: Como funciona para os restaurantes?

Controle de estoque para restaurante: Como fazer e dicas valiosas

Dicas para divulgar cardápio digital para restaurante

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like