Tipos de fritadeira: Quais existem e como escolher?

Se você tem um restaurante ou lanchonete, sabe que algumas ferramentas e tecnologias são indispensáveis para o dia a dia do seu negócio. Hoje vamos falar sobre equipamentos de cozinha, explicando os tipos de fritadeira e como escolher a melhor opção. 

Nem sempre é fácil tomar decisões na hora de investir no seu negócio. Comprar novos equipamentos, expandir sua equipe..tudo isso precisa ser bem planejado e calculado, para não causar prejuízos futuros.

E você, como gestor, não pode ser especialista em todos os tipos de equipamentos para restaurante, quando sua gestão já lhe causa dor de cabeça o suficiente. É para isso que o Simpliza existe!

Para facilitar sua tomada de decisão e sua gestão, o Simpliza preparou esse conteúdo especial, que te explica quais são os tipos de fritadeira, as diferenças entre eles e o que você precisa levar em consideração na hora de escolher esse equipamento para seu restaurante. 

O que você verá neste conteúdo: 

  • Quais são os tipos de fritadeira para restaurante?
  • Como escolher uma fritadeira para restaurante?
  • Normas da Anvisa sobre fritadeiras para restaurante
  • Aprenda a investir no seu restaurante com o Simpliza!
  • Conclusão
  • Leia mais: conteúdo extra…

Quais são os tipos de fritadeira para restaurante? 

  1. Fritadeira elétrica: Funciona por meio de resistências elétricas que aquecem o óleo, sendo ideal para estabelecimentos que não possuem sistema a gás.
  2. Fritadeira a gás: Funciona através da queima de gás, sendo mais econômica do que a fritadeira elétrica, mas é indicada apenas para estabelecimentos que possuem sistema de gás instalado.
  3. Fritadeira de imersão: Possui uma cesta removível onde os alimentos são colocados e submersos no óleo para fritar. É muito utilizada em estabelecimentos que vendem salgados, pastéis e outros alimentos fritos.
  4. Fritadeira contínua: Utilizada para produzir grandes quantidades de alimentos fritos de forma contínua, com uma esteira que transporta os alimentos através do óleo quente.
  5. Fritadeira combinada: Permite a fritura de diferentes tipos de alimentos ao mesmo tempo, com compartimentos separados para evitar a mistura de sabores e odores.
  6. Fritadeira de pressão: Ideal para fritar alimentos congelados rapidamente e com alta qualidade, pois utiliza uma câmara pressurizada para cozinhar os alimentos.
  7. Fritadeira de água e óleo: Utiliza a mistura de água e óleo para fritar os alimentos, o que ajuda a reduzir a quantidade de óleo utilizada e, consequentemente, o custo.
Tipos de fritadeira: Quais existem e como escolher?

Como escolher uma fritadeira para restaurante?

Ao escolher a melhor fritadeira para o seu restaurante, é importante considerar alguns fatores:

Tipo de fritura: Considere o tipo de fritura que será realizada em sua cozinha. Se você precisar de uma fritadeira que possa fritar vários tipos de alimentos, uma fritadeira combinada pode ser a melhor opção. Se você precisar de uma fritadeira que possa fritar grandes quantidades de alimentos, uma fritadeira de imersão contínua pode ser mais adequada.

Capacidade: Escolha uma fritadeira com capacidade suficiente para atender a demanda do seu estabelecimento. Verifique a quantidade de alimentos que serão fritos em um único período de tempo e escolha a fritadeira adequada.

Tipo de combustível: Escolha uma fritadeira que utilize o tipo de combustível disponível em seu estabelecimento. Se você já possui uma conexão de gás, uma fritadeira a gás pode ser mais adequada. Caso contrário, uma fritadeira elétrica pode ser a melhor opção.

Cestos: A escolha do cesto vai depender do alimento que será preparado. Os modelos disponíveis são: aramados, chapa perfurada, tela fina ou mais específicos para massas folhadas, tortillas ou doces variados.   

Espaço disponível: Considere o espaço disponível em sua cozinha e escolha uma fritadeira que possa ser facilmente instalada e que caiba confortavelmente no espaço disponível.

Marca e reputação: Escolha uma fritadeira de uma marca respeitável e com boa reputação no mercado. Isso pode garantir a qualidade e a durabilidade da fritadeira, além de um bom suporte técnico em caso de problemas.

Preço: Por último, considere o seu orçamento e escolha uma fritadeira que ofereça um bom custo-benefício. Verifique a qualidade da fritadeira e os recursos oferecidos para garantir que ela atenda às suas necessidades.

Normas da Anvisa sobre fritadeiras para restaurante

No Brasil, existem diversas regulamentações que se aplicam às fritadeiras, tanto para fritadeiras utilizadas em residências como para fritadeiras industriais. Dentre elas, a resolução RDC nº 216/2004 da Anvisa estabelece sobre a higiene da fritadeiras: 

  • As fritadeiras devem ser mantidas limpas e em boas condições de uso;
  • A troca do óleo deve ser realizada de forma frequente, de acordo com as recomendações do fabricante;
  • O óleo utilizado na fritura deve ser filtrado antes de cada uso;
  • A temperatura do óleo deve ser monitorada regularmente para garantir que esteja adequada para o tipo de alimento a ser frito;
  • As fritadeiras devem ser posicionadas de forma a não causar contaminação cruzada com outros alimentos ou utensílios;
  • As fritadeiras devem ser instaladas em local de fácil limpeza e desinfecção.

Além disso, a RDC nº 216/2004 estabelece que é proibido o uso de óleos ou gorduras que já tenham sido utilizados anteriormente na fritura. Isso se deve ao fato de que o óleo usado para fritar pode se degradar, liberando compostos tóxicos e prejudiciais à saúde.

Tipos de fritadeira: Quais existem e como escolher?

Aprenda a investir no seu restaurante com o Simpliza!

Investir no seu negócio é uma estratégia importante para o crescimento e sucesso do seu restaurante. Seja na compra de novos equipamentos, contratação de novos funcionários ou de novas tecnologias.

Antes de decidir qual a melhor opção de investimento para o negócio, é fundamental fazer um planejamento financeiro detalhado e avaliar as necessidades de recursos da empresa. Também é importante avaliar os riscos e as oportunidades do mercado para tomar uma decisão mais segura e assertiva.

A notícia boa é que o Simpliza pode te ajudar com isso! Contratando nosso sistema de gestão, você estará adquirindo uma ferramenta que te entrega um controle COMPLETO do seu financeiro. 

Muito além de entradas e saídas, o software do Simpliza fornece relatórios financeiros que vão guiar suas estratégias dentro da empresa. Facilitando dessa forma, sua tomada de decisão sobre os próximos passos do negócio. 

Com o sistema de vendas para restaurantes do Simpliza, você tem um PDV COMPLETO para iniciar suas vendas e aumentar seu lucro! 

Nosso sistema é simples e fácil de se mexer, te dando a oportunidade de realizar suas vendas na metade do tempo que você leva normalmente. Com nosso Frente de Caixa, você aproveita nossa venda de balcão, comanda eletrônica e vendas delivery.

Além do Painel Administrativo, oferecemos delivery, comanda eletrônica, integração iFood, cardápio digital e nosso PDV completo/frente de caixa.

Nosso Painel Administrativo para restaurante é completo e te ajuda a gerenciar todos os processos do seu empreendimento: fiscal, integrações, caixa e muito mais!

Fale conosco agora e faça um teste grátis. Não possuímos taxa de instalação e nem de cancelamento.

Conclusão

Para decidir entre os tipos de fritadeira para seu negócio, avalie sua necessidade, a capacidade de produção, quais os tipos de alimentos que serão fritos, e sua disponibilidade de capital. 

Antes de qualquer investimento novo dentro da empresa, não se esqueça de fazer uma avaliação financeira. Isso vai garantir que suas decisões não atrapalhem o crescimento do seu negócio. 

Aproveita e corre dar uma olhada no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Leia mais: Conteúdo extra…

Dashboard para restaurante: vantagens de ter um bom painel administrativo no seu restaurante

PDV com integração iFood: Vantagens de ter duas lojas no app delivery.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like
Ler mais

Como aumentar as vendas do meu restaurante na pandemia?

Para que você, dono de restaurante, não tenha a possibilidade de cair na crise e ser prejudicado pela possível nova onda de COVID-19, o Simpliza está lançando a nova versão dos serviços e sistema, com muitas melhoras pensadas estrategicamente para esse período difícil que estamos passando! E além disso estamos priorizando as integrações com os aplicativos de pedido, automatização do WhatsApp e site próprio de pedidos.
Ler mais

Como cadastrar meu restaurante no Waze?

São poucas as pessoas que ainda usam o GPS próprio do carro, ou até mesmo aqueles que vinham em um aparelho separado. Hoje em dia tornou-se normal usar o próprio smartphone para inserir a localização e se guiar por lugares que não se conhece. Por isso, vamos te ensinar a inserir o seu restaurante, bar ou lanchonete no Waze, o aplicativo de GPS mais popular no nosso país!