8 causas de queda nas vendas de restaurante e soluções

8 causas de queda nas vendas de restaurante e soluções

Se há uma queda nas vendas de restaurante, você pode ter um grande prejuízo no final do mês. Confira as possíveis causas e soluções para esse problema.

As vendas do seu restaurante caíram e você não sabe por que? Hoje vamos falar sobre alguns motivos que podem causar essa queda, e como fazer para se recuperar.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Norte Americano CNBC, 60% dos restaurantes fecham já no seu primeiro ano de funcionamento. A maior causa é a má gestão por parte dos donos.

Talvez de fora pareça fácil comandar um restaurante, mas não é tarefa simples. São muitos os encargos de um gestor de restaurante. O investimento também é alto, por isso ninguém deseja que o negócio acabe já no seu primeiro ano.

A falta de pesquisa e conhecimento sobre a área faz com que gestores despreparados se arrisquem no ramo alimentício sem muita preparação. Isso pode ser fatal para seu negócio.

Muitas vezes o gestor é incapaz de analisar a real situação financeira do seu próprio negócio, caindo em algumas ilusões sobre o faturamento. Ou até mesmo, não consegue avaliar exatamente o que funciona e o que não funciona dentro do seu estabelecimento.

Pensando nisso, preparamos uma lista de possíveis causas para a queda nas vendas de restaurante. E vamos também apresentar algumas soluções para contornar esse problema. 

O que você verá neste artigo:

  • Queda nas vendas de restaurante: 8 principais causas
  • Como solucionar a queda nas vendas de restaurante
  • Conheça o Simpliza e automatize por completo sua gestão financeira 
  • Conclusão
  • Leia mais: Conteúdo extra
8 causas de queda nas vendas de restaurante e soluções
8 causas de queda nas vendas de restaurante e soluções

Sistema de vendas e gestão para restaurante: Conheça a integração Omie + Simpliza

Queda nas vendas de restaurante: 8 principais causas

Agora que já sabemos que as principais causas do fracasso nos restaurantes são por conta da gestão, vamos falar mais sobre alguns erros comuns cometidos por gestores que você pode prevenir e evitar. Confira:

Falta de conhecimento sobre o seu negócio

A própria queda nas vendas do restaurante já indicam que há um desconhecimento sobre o que acontece no dia a dia do seu negócio. Para além da gerência de pessoal e das operações diárias, é necessário sempre estar atento às contas, ao fechamento de caixa e outras operações financeiras.

Quando você abre um restaurante, deve fazer uma pesquisa extensa sobre a área em que estará localizado, o tipo de negócio que quer construir e sobre seu público alvo. Conhecer o seu serviço, seus produtos e seu público é indispensável. 

Se você não tem costume de analisar constantemente o que está dando certo ou errado, quais produtos e serviços precisam melhorar e quais investimentos devem ser feitos para melhorar a experiência do consumidor, você precisa começar imediatamente.

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Despreparo da equipe

Uma gestão de pessoal mal feita é um ingrediente perfeito para o fracasso. Contratar uma equipe despreparada é tão ruim quanto nem ter uma equipe, se não pior. Pessoas mal treinadas para suas funções podem causar muitos danos ao seu restaurante, e afetar diretamente nas vendas.

Funcionários que não performam bem nas suas tarefas, ou que estão descontentes com seu serviço, podem sabotar toda a sua operação. Além de não entregar o necessário, eles podem acabar afastando os seus clientes e ferindo sua reputação. 

Má localização ou aluguel muito alto

A localização de um restaurante é um fator muito importante para seu sucesso. Muitas vezes, gestores acreditam que pagar um aluguel muito alto numa área central será suficiente para atrair a clientela e ter lucro.

Porém, a realidade é que muitos pagam aluguéis caros em boas áreas e mesmo assim acontece a queda nas vendas. O fato é que somente a localização não garante a conversão de vendas para seu negócio.

Falta de estratégia de Marketing

Nos dias de hoje, há uma enorme concorrência e uma constante complexificação nos negócios de venda alimentícia. Infelizmente, para se dar bem, não basta apenas fazer uma comida de qualidade.

É necessário que as pessoas conheçam seu restaurante, conheçam a sua marca e o seu produto. Muitas vezes isso é o que define se a pessoa vai consumir seu produto ou não. Antes mesmo de provar, as pessoas querem entender seu negócio.

Esse é o papel do marketing. Apresentar seu negócio para as pessoas e garantir que elas fiquem tentadas a ir ao seu restaurante ou pedir sua comida pelo delivery. Para tanto, é preciso traçar estratégias certeiras.

A verdade é que o marketing se tornou indispensável para os restaurantes. Portanto, se você não investe em marketing ou tem uma estratégia ruim, as vendas podem ser afetadas. 

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Serviço ruim

Para além de ter uma equipe mal treinada ou despreparada para atuar nas suas funções, muitos restaurantes pecam na experiência do consumidor, oferecendo um serviço ruim, o que garante que o cliente nunca voltará ao seu estabelecimento.

Oferecer um bom serviço está ligado diretamente à imagem da sua empresa. Se seu cliente recebe um pedido errado, ou alguém da sua equipe é mal educado ou grosseiro com ele, esse cliente cria uma imagem negativa do seu negócio, e ainda pode espalhar sua fama.

Hoje em dia com a internet, é preciso muito cuidado na hora de tratar seus clientes. Um atendimento humanizado, com simpatia e que procura sempre entregar o melhor produto é a melhor pedida.

Falta de estratégia no Delivery

Na era do delivery em que vivemos, é necessário dar tanta atenção ao serviço de entrega quanto ao da casa. É um grande erro negligenciar os pedidos para entrega, dando prioridade para o serviço do salão.

Quando seus clientes ficam satisfeitos com a experiência do delivery, têm mais chances de visitar seu restaurante. Além disso, é importante ter vários canais de venda em seu negócio, para maximizar seu lucro.

Muitos restaurantes erram em não dar importância ao delivery, mandando embalagens feias ou impróprias para delivery; atrasando pedidos; não dando suporte ao consumidor ou até mesmo entregando produtos de qualidade duvidosa. 

Precificação inadequada

A precificação dos produtos no seu restaurante devem ser baseadas em cálculos e observações vindas das suas vendas. Mas se você não administra bem seu financeiro, pode se tornar um grande problema.

São muitos os fatores que influenciam na precificação de um prato: custo de preparo, custos fixos e variáveis da operação, mercado, concorrência, preferências dos clientes e muitos outros. É preciso estar atento a todos eles.

Muitas vezes os donos de restaurantes cometem o erro de cobrar muito barato em um prato, que acaba não gerando lucro; ou muito caro, o que acaba diminuindo o número de vendas.

Ambos estão igualmente errados. Cada prato deve ter seu preço calculado corretamente para evitar que os produtos do seu restaurante deixem de ser vendidos. 

Planilha de precificação para restaurante: Como calcular?

8 causas de queda nas vendas de restaurante e soluções
8 causas de queda nas vendas de restaurante e soluções

Como solucionar a queda nas vendas de restaurante?

Agora que você já sabe algumas causas, vamos te apresentar possíveis soluções que podem te ajudar a recuperar as vendas do seu restaurante. 

Aprimore suas análises financeiras

O primeiro passo para sair do prejuízo e evitar um desempenho negativo nas vendas de restaurante é realizar melhores análises financeiras do seu negócio. Conhecer a sua receita, o que entra e sai do seu restaurante é fundamental.

Para tanto, dedique um tempo do seu trabalho para fazer análises diárias, semanais, mensais e anuais completas. Além disso, faça relatórios que comparem os desempenhos, para entender melhor o que mudou de um período para o outro. 

Aqui também podem entrar os cálculos de precificação dos produtos, que devem ser revistos e organizados de acordo com o custo e a projeção de lucro do seu negócio.

Invista em marketing

Não adianta ignorar as estratégias de marketing, elas são necessárias porque funcionam. Invista em um bom profissional e estratégias que funcionem para o seu tipo de negócio. 

Deixe um orçamento mensal para as estratégias de marketing, invista numa presença forte nas redes sociais. De acordo com seu público alvo, escolha os meios que mais trarão visibilidade para a sua marca.

Para melhores resultados nas estratégias, utilize também seus conhecimentos sobre os hábitos de consumo e o perfil dos seus clientes.

Revise seu cardápio

Priorize ter um menu mais simples e curto, dando foco na qualidade em vez da quantidade. É recomendado que você utilize o menu para cortar custos, por exemplo, repetindo ingredientes em diversos pratos e que sejam baratos.

O menu deve ser organizado de acordo com as vendas. Priorize os pratos que são mais baratos de fazer e que trazem mais lucro. Ofereça mais estes pratos no seu menu e no delivery.

Uma boa estratégia é ter um cardápio digital, que você consiga reorganizar quando quiser e que tenha o design da sua marca. Assim, fica mais fácil oferecer combos, promoções e pratos mais lucrativos. 

Ofereça promoções e descontos

Essa estratégia é clássica, mas não pode ser ignorada. Promoções, brindes e descontos fazem a experiência do seu cliente ser melhor, incentivando as suas vendas. 

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8 causas de queda nas vendas de restaurante e soluções

Conheça o Simpliza e automatize por completo sua gestão financeira 

O Sistema para gestão de restaurante Simpliza possui um Painel Administrativo integrado que te dá relatórios financeiros completos e sem erros. 

A função do sistema é simplificar sua gestão, ajudando em todos os processos do seu restaurante, desde a venda até a administração do caixa.

O Simpliza é um sistema para restaurante completo, integrado, 100% digital e com inúmeras ferramentas para você simplificar suas vendas! 

Isso porque ele registra todas as transações financeiras feitas no seu restaurante, desde as compras feitas no balcão, nas mesas, delivery, whatsapp e etc. Tudo o que entra e sai do seu caixa estará registrado digitalmente. 

Com o sistema de vendas para restaurantes do Simpliza, você tem um PDV COMPLETO para iniciar suas vendas e aumentar seu lucro! 

Nosso sistema é simples e fácil de se mexer, te dando a oportunidade de realizar suas vendas na metade do tempo que você leva normalmente. Com nosso Frente de Caixa, você aproveita nossa venda de balcão, comanda eletrônica e vendas delivery.

Além do Painel Administrativo, oferecemos delivery, comanda eletrônica, integração iFood, cardápio digital e nosso PDV completo/frente de caixa.

Nosso Painel Administrativo para restaurante é completo e te ajuda a gerenciar todos os processos do seu empreendimento: fiscal, integrações, caixa e muito mais!

Fale conosco agora e faça um teste grátis. Não possuímos taxa de instalação e nem de cancelamento.

Conclusão

A queda nas vendas de restaurante é frustrante para um gestor que se esforça diariamente para manter as contas em dia. Mas não precisa entrar em pânico! Comece revendo as suas operações financeiras e produzindo relatórios de desempenho.

A partir dos relatórios, avalie o que funciona e o que pode ser melhorado na sua empresa. A partir disso, trace estratégias que cabem no seu orçamento para melhorar o que é necessário. 

Pode contar com o Simpliza para tomar conta das suas operações financeiras e facilitar por completo sua gestão!

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Leia mais: Conteúdo extra…

Evitar falência de restaurante e bar: Dicas para salvar o seu negócio!

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