Como incluir mais vegetais em cardápio de restaurante

dicas-para-incluir-vegetais-cardápio-de-restaurante

Quer dicas de como incluir mais vegetais e receitas no cardápio do seu restaurante?

Nós do sistema para restaurantes Simpliza separamos algumas dicas para te ajudar a criar um menu mais saudável para seu público.

Tópicos do artigo:

  • A importância de um menu mais saudável para restaurantes
  • Dicas de como incluir mais vegetais em cardápio de restaurante
  • Conheça o sistema para restaurante grátis Simpliza
  • Conclusão
  • Continue lendo…

A importância de um menu mais saudável para restaurantes

Incluir legumes e vegetais no cardápio de um restaurante pode ser um desafio tão significativo quanto inseri-los em nossa dieta pessoal.  

Isso por que a resistência a esses ingredientes é comum, tanto na culinária no mercado food service quanto na doméstica.

No entanto, se você deseja oferecer opções mais saudáveis em seu restaurante e contribuir mais para a qualidade de vida de seus clientes, é fundamental enfrentar esse obstáculo de maneira proativa.

Afinal, frutas, legumes, vegetais e hortaliças são elementos essenciais de uma dieta equilibrada, capazes de prevenir e tratar uma série de problemas físicos e emocionais. Além de que esse cada vez mais comum dietas vegetarianas e veganas na população brasileira.

Ou seja, é um tema muito importante para se preocupar e pensando nisso trouxemos dicas práticas e simples para a inclusão de vegetais no cardápio de seu restaurante, abrindo as portas para uma experiência mais saudável e nutritiva, que atende às demandas dos clientes que se preocupam mais com saúde e bem-estar.

Foto tirada de cima de mesa com vários tipos de vegetais espalhados.

Dicas de como incluir mais vegetais em cardápio de restaurante

Com essas dicas a seguir, você pode tornar mais fácil e atraente a inclusão de vegetais no cardápio do seu restaurante, proporcionando aos clientes opções mais saudáveis e deliciosas.

1) Variedade é a chave

Ofereça uma ampla variedade de vegetais em seu menu, incluindo diferentes tipos de folhas, raízes, legumes e vegetais crucíferos nos pratos.

Isso permitirá que os clientes escolham seus favoritos e experimentem novos sabores.

2) Destaque pratos vegetarianos

Para seu restaurante, tente criar pratos principais vegetarianos que sejam tão saborosos e atraentes quanto as opções de carne, com queijo e acompanhamentos ricos em sabor e “gostosura”.

Alguns exemplos de refeições principais com vegetais para seu restaurante: Pratos como risotos de cogumelos, massas com pesto de manjericão ou hambúrgueres de vegetais podem ser uma delícia para os clientes.

3) Opções de acompanhamento

Além de pratos principais focados em vegetais, ofereça também uma variedade de opções de acompanhamento à base de vegetais em seu cardápio, como purê de batata-doce, brócolis grelhado, couve-flor assada e cenouras glaceadas. Isso permitirá que os clientes personalizem suas refeições.

Aqui estão algumas ideias de acompanhamentos à base de vegetais para seu restaurante:

  1. Purê de Batata-Doce com Espinafre: Um purê de batata-doce suave combinado com espinafre refogado é uma opção saudável e deliciosa.
  2. Aspargos Grelhados: Aspargos grelhados com azeite de oliva, alho e parmesão são uma opção simples e elegante.
  3. Couve-Flor Assada: Couve-flor assada com temperos como cominho, páprica e azeite de oliva é uma opção saborosa e de baixa caloria.
  4. Cenouras Glaceadas: Cenouras cozidas em um molho de manteiga, açúcar mascavo e um toque de suco de laranja são um acompanhamento doce e reconfortante.
  5. Brócolis Salteado: Brócolis salteado com alho, gengibre e molho de soja é um acompanhamento saudável e cheio de sabor.
  6. Espaguete de Abobrinha: Espaguete de abobrinha feito com um espiralizador e servido com molho de tomate e manjericão é uma opção leve e sem glúten.
  7. Berinjela Grelhada: Fatias de berinjela grelhadas e marinadas em azeite, alho e ervas são uma opção mediterrânea saborosa.
  8. Grãos Integrais com Vegetais: Combine quinoa, arroz integral ou cuscuz com legumes grelhados, como pimentões, abobrinha e cenoura.
  9. Salada de Batata com Ervas Frescas: Uma salada de batata com maionese à base de plantas, mostarda e ervas frescas, como salsinha e cebolinha.
  10. Cogumelos Salteados: Cogumelos salteados em manteiga com alho e ervas são um ótimo acompanhamento para pratos de carne ou massas.
  11. Legumes ao Curry: Um mix de legumes cozidos em um molho de curry cremoso, servido com arroz basmati.
  12. Pimentões Recheados com Quinoa: Pimentões recheados com uma mistura de quinoa, feijão preto, milho e temperos.
  13. Tofu Grelhado com Legumes: Tofu grelhado com abobrinha, pimentão e cebola, marinados em um molho de soja e gengibre.
  14. Moussaka Vegetariana: Uma versão vegetariana do prato grego, com camadas de berinjela, batata e molho de tomate.
  15. Chips de Batata-Doce: Batata-doce cortada em finas fatias, temperada e assada até ficar crocante.

4) Saladas criativas

Sirva saladas criativas que incluam ingredientes frescos e saborosos. Adicione nozes, frutas, queijos e molhos especiais para torná-las mais atraentes. Você pode montar um mini cardápio só de saladas para seu restaurante, ou dedicar uma página em seu menu já existente para essas opções. Isso trará um diferencial para seu restaurante.

5) Sopas e cremes

Sopas e cremes de vegetais são uma ótima maneira de incluir legumes no cardápio. Varie os sabores, como sopa de abóbora, creme de aspargos e minestrone. Uma ideia do sistema Simpliza pra você é criar um self service ou cardápio especial só de sopas e cremes para época de muito frio.

6) Pratos internacionais

Explore pratos de diferentes culturas que têm vegetais como ingredientes principais. Pratos indianos, chineses, tailandeses e mediterrâneos são ricos em sabores vegetais. Existem restaurantes self services que são focados em comida brasileira, mas oferecem opções de sushi, por exemplo. Quanto mais pessoas você conseguir agradar, mais público você atrai e fideliza.

8) Destaque pratos sazonais

Aproveite os vegetais da estação, que tendem a ser mais frescos e saborosos. Destaque pratos com ingredientes sazonais para manter o cardápio sempre fresco. Afinal, vegetais devem ser frescos.

A dica de destacar pratos sazonais no seu cardápio é uma estratégia eficaz para oferecer aos clientes os vegetais mais frescos e saborosos, ao mesmo tempo em que mantém o cardápio do restaurante dinâmico e interessante.

9) Experimente técnicas culinárias diferentes

Tente ir além das saladas ao pensar em incluir mais vegetais no cardápio do seu restaurante. Experimente técnicas como grelhar, assar, refogar e fritar para realçar o sabor dos vegetais. Vegetais grelhados com azeite e ervas, por exemplo, são uma opção saborosa para seu restaurante.

10) Feedback dos clientes

Esteja aberto ao feedback dos clientes e faça ajustes no cardápio com base nas preferências deles. Isso mostrará que você está disposto a atender às necessidades dos seus clientes. Isso não vale apenas para o assunto de incluir mais vegetais em seu cardápio de restaurante, mas para sua gestão em geral. Receber feedback de clientes e buscar melhorar com isso é um dos segredos para negócios food service de sucesso.

11) Eduque a equipe para se adequar às mudanças no cardápio

Treine sua equipe da cozinha para preparar e apresentar vegetais de maneira atraente e saborosa, com preparos adequados.

Quanto melhor forem preparados, mais provável é que os clientes os escolham, apreciem em voltem para pedir mais,

12) Promoções especiais

Por fim, ofereça promoções especiais que destaquem pratos vegetarianos em determinados dias da semana, incentivando os clientes a experimentar novas opções.

Conta nos comentários o que você achou dessas dicas!

Mãos segurando prato com risoto de legumes.

Conheça o sistema para restaurante grátis Simpliza

Simplificar a rotina do seu restaurante é simples com o sistema gratuito para restaurante Simpliza, um software desenvolvido para ser completo e fácil de usar.

Somos um programa de vendas e gestão 100% online, grátis e não temos taxa de cancelamento.

Automatizando sua gestão, você economiza tempo, dinheiro e diminui os erros cometidos por funcionários e gestores. 

Oferecemos diversos planos recheados de vantagens para diversos tipos de negócios!

Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

Além de gratuito, nosso sistema possui todas as funcionalidades que seu negócio precisa, isso porque acreditamos em ajudar o seu empreendimento a crescer!

Deu pra ver que nosso sistema para restaurantes, bares e lanchonetes é completo né? Painel administrativo, fiscal, integração iFood e aiqfome, delivery, cardápio digital, comanda eletrônica e muito mais!

Ainda não acabou! Nós também temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E também temos integração com a Goomer Go, que é referência em autoatendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Além de ser da preferência dos clientes, um software de gestão também pode te ajudar com as tarefas administrativas do seu negócio, facilitando seu trabalho e trazendo economia. Alguns dos serviços oferecidos são:

Clique aqui e saiba mais

Conclusão

Incluir pratos 100% vegetais ou com acompanhamentos saudáveis ao seu cardápio não só é uma estratégia inteligente do ponto de vista empresarial para seu restaurante, como também contribui positivamente para a saúde do seu público e para o cuidado do planeta.

Não se esqueça de considerar a possibilidade de oferecer um treinamento ao seu pessoal da cozinha sobre técnicas de cozinha vegetariana, e também de destacar estes pratos no seu menu, comunicando claramente as suas vantagens aos seus clientes. Um dia de treinamento e/ou conversa já basta.

Desta forma o seu restaurante estará preparado para satisfazer as exigências em constante mudança do setor food service mais saúdavel e atrairá uma clientela mais ampla.

Aproveita e corre dar uma olhada no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Continue lendo…

Como atrair o público vegetariano para meu restaurante?

Comida Vegana: Pratos Para Servir em Seu Restaurante

Como funciona um Sistema delivery para WhatsApp grátis

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like