Dicas para divulgar cardápio digital para restaurante

Empreendedor em escritório.
Dicas e estratégias para divulgar o cardápio digital do seu restaurante

O cardápio digital para bares e restaurantes é uma ferramenta versátil que oferece diversas possibilidades de estratégias para seu uso.

Para quem possui um delivery, é uma boa notícia. A solução focada em cardápios digitais para deliverys, oferece a criação de um link personalizável.

Mas o que seria isso?

É um endereço na internet exclusivo do seu cardápio para te ajudar na divulgação, e claro, na geração e controle dos pedidos realizados também por ele.

Um dia, o famoso filósofo grego Aristóteles disse:

“Em primeiro lugar, tenha um ideal prático e definitivo; uma meta, um objetivo. Em segundo lugar, disponha dos meios necessários para atingir os seus fins; sabedoria, dinheiro, materiais e métodos. Em terceiro lugar, ajuste todos os seus meios para esse fim”.

E ele não mentiu. Isso foi dito há muitos anos atrás, mas nós conseguimos trazer seu pensamento para os dias de hoje.

Durante a pandemia da Covid-19, muitos bares e restaurantes fecharam ou passaram por instabilidades financeiras. E durante esse período e após, os empreendedores tiveram que se inovar e pensar em novas estratégias para continuarem de portas abertas.

Ou seja, assim como Aristóteles disse, tenha uma meta e um objetivo, e disponha de materiais e meios necessários para atingir seus fins!

O delivery foi ganhando cada vez mais destaque na gestão dos restaurantes, pois os clientes pós pandemia aderiram muito ao costume de pedir um delivery e comer em casa uma refeição de fora.

E com tudo isso em mente, o cardápio digital é um recurso valioso para os empreendedores que buscam estabilizar suas vendas e fidelizar seus clientes, seja no delivery ou presencial.

E pensando na importância de saber utilizar de forma inteligente essa ferramenta, nós separamos dicas e estratégias para divulgar cardápio digital em seu restaurante.

A 1º parte do artigo com as primeiras dicas está aqui: Divulgação de cardápio digital: dicas e estratégias para seu restaurante

Agora vamos conferir mais 4 estratégias para a divulgação do seu cardápio digital.

Homem feliz em balcão de cafeteria, com notebook e celular na mesa.
Agora vamos conferir mais 4 estratégias para a divulgação do seu cardápio digital

Dicas para divulgar seu cardápio digital

1) Bom uso das redes sociais (para além do WhatsApp)

Mitos empreendedores que contratam o cardápio digital acabam por usar a ferramenta somente no WhatsApp. O que não está errado, é necessário automatizar seus pedidos via WhatsApp com o cardápio digital.

Mas existem outras redes sociais na internet que com certeza seus clientes também utilizam.

Isso não quer dizer que é necessário estar presente em todas as redes para divulgar seu cardápio digital.

Você precisa estudar quem é seu público-alvo e em quais redes sociais eles se encontram. Dessa forma, você prioriza esses canais de divulgação para suas vendas delivery.

Por exemplo, você pode postar o link do seu cardápio online nos stories do Facebook ou do Instagram, como figurinha/sticker. Também é possível inserir seu cardápio na biografia do Instagram e também no YouTube, no TikTok, no Pinterest e as possibilidades só continuam.

Salve para ler depois nossos artigos sobre social mídia e redes sociais:

Mulher mais velha em casa, olhando para o celular.

2) Cardápio digital no site

Nem todos restaurantes e bares possuem um site próprio, e está tudo bem com isso.

Mas, caso o seu restaurante tenha um site próprio, é interessante considerar adicionar seu cardápio digital nele.

Isso por que apesar das redes sociais serem um dos principais meios de divulgação, elas não são suas. Ou seja, você não as controla.

Caso uma delas fique fora do ar, por exemplo, você perde aquele meio de divulgação do seu cardápio. Então, possuir um site próprio nos mecanismos de busca é uma forma de contornar essas situações.

Você pode, por exemplo, adicionar um botão no seu site com um CTA (call to action) com o link do seu cardápio digital convidando o usuário a fazer um pedido, e quem sabe, receber uma promoção ou desconto com isso, para motivar o pedido delivery.

Outra ideia é adicionar um pop-up com seu cardápio digital e uma chamada atrativa.

Mulher em casa mexendo em notebook.

3) Embalagens e materiais impressos

As embalagens do seu restaurante, se bem pensadas, podem funcionar também como um cartão de visita para seu negócio.

Você pode adicionar um cartão com o QR Code do seu cardápio digital junto com o pedido delivery na embalagem. Ou quem sabe imprimir seu QR Code na própria embalagem, em uma parte que é possível destacar dela para uso posterior!

Ou também é possível criar flyers com seu cardápio digital via QR Code e entregar nos lugares que seu público-alvo mais frequenta. Ou até mesmo criar cartazes e colar pelo espaço.

Não se esqueça que não basta só adicionar seu cardápio digital via QR Code em materiais impressos, você precisa vender seu restaurante! Ofereça promoções, cartão fidelidade, descontos… O importante é saber fazer um bom marketing e convencer as pessoas que pedir no seu restaurante vale a pena.

Zoom em rapaz caminhando em calçada, com embalagem de café para viagem. Na embalagem, um QR Code impresso.

Caso você tenha recursos financeiros para investir na divulgação, outra estratégia para divulgar seu cardápio digital são os anúncios patrocinados em plataformas como Facebook e Google.

É uma parte mais difícil, por conta da programação dos anúncios. Mas assistindo vídeos de explicação, comprando algum curso profissionalizante ou até mesmo contratando um profissional de ads, você com certeza atingirá seus objetivos de alcance.

Mas como funciona? Basicamente, você traça um perfil de usuários que você deseja alcançar com seu anúncio, ou seja, para quem você quer que a marca do seu restaurante apareça nestas plataformas.

Isso é possível porque hoje em dia esse comportamento online dos usuários é monitorado e ajuda a direcionar ainda a publicidade.

Mesa com notebook.

Conheça o sistema para restaurantes e bares com cardápio digital do Simpliza

Simpliza é um software para restaurante gratuito com cardápio digital e muito mais.

Com o cardápio digital oferecido pela sistema para restaurantes Simpliza, você:

  1. Conta com praticidade e eficiência para os seus clientes pedirem no delivery quando e onde quiserem.
  2. Conta com um canal de vendas próprio
  3. Não precisa depender de marketplaces que cobram taxas grandes, como o iFood, por exemplo, para vender o seu produto
  4. Fica com todos os dados do seu cliente para você – o que faz com que você consiga trabalhar com diversas estratégias de fidelização em cima disso
  5. Aumenta a sua lucratividade

Simplifique a rotina do seu restaurante com o sistema para restaurante gratuito Simpliza, um software desenvolvido para ser o mais simples possível de se entender e o mais completo possível no quesito de ferramentas!

Somos um programa de vendas e gestão 100% online, grátis e não temos taxa de cancelamento.

Nosso sistema para restaurantes, bares e lanchonetes é completo: painel administrativo, fiscal, integração iFood e aiqfome, delivery, cardápio digital, comanda eletrônica e muito mais!

E maaaais! Caso você queira um retaguarda mais robusto e equipado, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em auto atendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Conclusão

Ter um restaurante de sucesso não é como costumava ser há vinte anos, dez anos atrás.

Antes, contanto que sua comida e serviço sejam bons, você poderia abrir uma loja na esquina e fazer negócios por anos

. No entanto, agora é necessário um pouco mais de estratégia na forma como você comercializa e se envolve com seus clientes. 

Viu como tornar seu cardápio digital mais conhecido e investir em ações promocionais nem sempre pesará no seu bolso? O objetivo do programa Simpliza é te ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de expandir seus negócios e maximizar seus lucros.

Divulgar seu cardápio digital vai aumentar sua lucratividade e com certeza te ajudará a fidelizar mais clientes delivery.

Pesquise quais são os principais meios de comunicação utilizados pelo seu público-alvo e invista na divulgação do seu cardápio digital nessas plataformas ou aplicativos.

Aproveita e corre dar uma olhada no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

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