Saber como se cadastrar no iFood para vender pode representar grandes ganhos para restaurantes e estabelecimentos.
Com o crescimento do setor de delivery em cerca de 30% em 2021, segundo a pesquisa divulgada pelo G1, aderir às entregas se tornou muito importante.
Ainda assim, a opção do iFood, em específico, nem sempre é a única para as empresas. Ao longo deste artigo iremos mostrar como se cadastrar no iFood para vender e ainda entenderemos se, de fato, o iFood vale a pena, vamos lá?
Como cadastrar seu restaurante no iFood e começar as vendas delivery
Acompanhe a seguir o passo-a-passo que separamos para o cadastro no Ifood:
1. Acesse o site
No site oficial do Ifood você poderá visualizar, no canto superior esquerdo, a opção “restaurante e mercado”. Basta clicar, e você encontrará uma nova página.
2. Preencha o formulário
Na nova página, terão diversos campos de preenchimento, solicitando o nome, o e-mail e o celular do dono do estabelecimento. Essas informações são importantes para o contato, portanto é necessário preenchê-las.
3. Informe dados do estabelecimento
Depois de informar os dados, clique no botão “começar cadastro”, e em seguida, preencha os dados da empresa. Será solicitado o CNPJ, razão social, nome da empresa e dados do local, então separe essas informações e preencha o cadastro.
Nesse momento também é possível informar se a empresa já possui um sistema próprio de entregas ou não.
4. Escolha o plano
Depois do preenchimento, você encontrará uma tela na qual você poderá selecionar planos de acordo com a região em questão. Seguidamente, um e-mail será enviado no endereço informado, com o contrato da plataforma.
Pronto! O próximo passo é aguardar o contato da equipe do aplicativo e cadastrar seu cardápio no delivery.
O que precisa para vender pelo iFood?
Para garantir a aprovação após o cadastro é importante que o estabelecimento cumpra alguns requisitos que listamos abaixo:
1. Ter um sistema de entregas
O Ifood oferece serviços de entrega para os estabelecimentos que não contam com entregadores.
Por outro lado, se no momento do contrato você optou por opções mais básicas, será necessário contar com esses profissionais.
Outro ponto importante, ao oferecer o serviço de entregas é estar atento com a gestão de tempo. Busque manter os pedidos atualizados, e evite marcar como “entregue” antecipadamente, pois pode comprometer a satisfação do cliente.
2. Atendentes
Para realizar as vendas pelo aplicativo é obrigatório contar com um responsável por lidar diretamente com os pedidos. O atendimento precisa ser ágil e organizado, para que não ocorram atrasos que comprometam a experiência do cliente.
Nesse sentido, é fundamental também demonstrar cordialidade e resolver dúvidas e problemas, já que imprevistos acontecem. Oferecer um atendimento de qualidade pode melhorar as vendas e fazer com que os consumidores peçam novamente.
3. O restaurante estar dentro das legalidades
O CNPJ solicitado no cadastro é obrigatório para vender no Ifood, então caso ainda não possua, vale correr atrás da papelada. Além disso, o registro permite que o funcionamento da empresa esteja dentro da lei, por isso é obrigatório.
4. Capacidade de aumentar demanda
Ao adotar o delivery, a empresa deve estar preparada para crescer! Essa opção proporciona aumento nas vendas, por isso requer uma capacidade de produção maior por parte do estabelecimento.
Por isso, é vantajoso para a empresa estar preparada para atender uma quantidade maior de clientes, mantendo a qualidade do serviço. Investir em equipamentos e pessoal pode ser um bom começo para ampliar suas vendas.
5. Embalagens
Para que os pedidos cheguem em perfeito estado, é muito importante escolher o tipo de material adequado para as embalagens. Isso porque ao longo do percurso o a entrega pode perder qualidade, e isso compromete a experiência do cliente.
Vale dar uma atenção especial para os materiais e avaliar se o pedido está devidamente embalado com o material certo.
Leia também: Dicas para personalizar a embalagem do seu delivery
Quanto custa vender pelo iFood?
O aplicativo pode apresentar altos custos para os estabelecimentos, já que envolve mensalidade e comissões por venda. Basicamente, os custos do Ifood são:
- Mensalidade: R$130 caso seja contratado o serviço de entrega;
- R$100,00, caso as vendas mensais ultrapassem R$1.800,00;
- Comissão por venda, que é de 12% no plano básico e 27% no plano de entrega.
- Taxa caso o cliente pague pelo aplicativo: 3,5%
Independentemente do plano escolhido, a empresa só paga a mensalidade quando o faturamento ultrapassar 1.800,00. Além disso, as condições variam conforme a região, já que em alguns locais o serviço de entrega não é disponibilizado.
É vantagem vender pelo Ifood?
O iFood é o principal aplicativo de pedidos da América Latina, sabia?
O aplicativo delivery também atua em países como Colômbia, Argentina e México. Somente no Brasil, a plataforma chegou à marca de 12,6 milhões de usuários cadastrados em mais de 500 cidades, reunindo mais de 66 mil restaurantes.
Dados como esses mostram a dimensão e a penetração do iFood junto ao consumidor brasileiro, criando oportunidades de mercado valiosas para todo o tipo de restaurante.
Do ponto de vista do usuário, o aplicativo permite que a pesquisa seja direcionada de acordo com o gosto e o bolso de cada um. É possível navegar livremente pelo menu de cada estabelecimento, conferindo preços, avaliações e comentários de outros clientes.
O app também valoriza a qualidade e incentiva a melhora no serviço ao listar os restaurantes de acordo com as notas dos usuários, em ordem decrescente.
fonte: https://www.lojabrazil.com.br/blog/cadastrar-seu-restaurante-no-ifood/#.Y9Pte3bMKM8
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Conclusão
Entender como se cadastrar no ifood para vender é o primeiro passo para a empresa que deseja fazer parte do sistema de delivery que cresce rapidamente no Brasil.
Ainda assim, é possível potencializar os lucros com as entregas sem a necessidade de arcar com as taxas do serviço.
A opção da ferramenta Simpliza pode auxiliar não só os processos de entrega, como na otimização de diversas necessidades do seu bar ou restaurante.
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