Serviço de entrega parceira pela 99Food será descontinuado em fevereiro de 2023, deixando responsabilidade do frete para os restaurantes.
Lançado em 2019, em Belo Horizonte, o serviço tinha 114 mil restaurantes cadastrados, em 59 municípios brasileiros de 22 estados, além da atuação em outros países como Colômbia, Costa Rica, Japão e México. De acordo com a plataforma, o serviço de delivery vem sendo desativado desde janeiro de 2022.
Entenda o que está acontecendo com tantos aplicativos delivery encerrando suas atividades e saiba como isso pode impactar seu restaurante.
Como utilizar seus entregadores no marketing do seu delivery
Segundo o portal de notícias Terra, o aplicativo delivery de comida da 99, chamado 99Food, fez uma mudança importante na sua operação. A companhia anunciou o fim de seu serviço de entrega por meio de profissionais parceiros, deixando a responsabilidade do frete para os restaurantes.
Desde que começou a operar, no fim de 2019, o aplicativo oferecia duas opções. Restaurantes podiam escolher se usavam sua própria estrutura de entregas, tendo no aplicativo apenas a ponte com clientes. Eles também podiam deixar as entregas a cargo da rede oferecida pelo 99Food – pagando por isso, obviamente.
Quando que encerrarão as entregas delivery pelo 99Food?
Em nota divulgada, a companhia declarou que o encerramento deste serviço acontecerá no dia 28 de fevereiro. Para dar tempo dos restaurantes se adequarem à nova realidade, a companhia está comunicando os restaurantes e entregadores de sua rede sobre a data da mudança.
“No dia 28/02, a 99Food irá encerrar a operação de intermediação de entregas com entregadores parceiros (modelo fullservice), e portanto, a entrega será de responsabilidade do próprio estabelecimento”, destacou a 99Food no comunicado.
O “fullservice” é uma comodidade oferecida pelos aplicativos delivery aos restaurantes, mas é uma atividade que tem um custo mais pesado para as plataformas. Por isso, dentro de um cenário de busca por rentabilidade, o fim da modalidade parece fazer sentido.
Na visão da própria companhia da 99, esta mudança já era algo previsto na estratégia do negócio, mudando de uma plataforma de entregas e apoio logístico para um foco mais concentrado no marketplace, sem o serviço de entrega.
Análise do cenário atual do setor de food service no Brasil
O 99Food chegou ao mercado aos poucos e foi ganhando força em cidades menores, para despois entrar em grandes capitais, onde iFood e Rappi já têm presença.
Resta saber se a mais nova manobra vai surtir efeitos positivos para a companhia, que conseguiu ficar na frente do Rappi, mas está muito atrás do iFood no marketshare dos apps de delivery de restaurantes no país.
Conforme apontam dados do Statista, o 99Food tem 2% do mercado, enquanto o Rappi tem 1% e o iFood domina com 76%. Detalhe: o iFood tem um sistema de logística própria via entregadores parceiros.
Com isso em vissta, o quase monopólio do iFood no mercado brasileiro vem causando polêmicas e efeitos sensíveis no mercado nacional de apps de entrega e no setor food service.
Um dos mais marcantes acontecimentos no cenário foi a saída do Uber Eats do Brasil no começo ano passado, mantendo apenas o suporte a entregas de compras de supermercado, pelo app Cornershop.
Os apps menores também sofreram com essa situação. Em agosto do ano passado, o Apptite, serviço que conectava consumidores de food delivery a chefs independentes cozinhando em casa, fechou suas portas. A empresa focava no apoio aos chefs que desejavam listar seus pratos em diferentes plataformas (iFood, Rappi, Uber Eats e 99Food), porém a tese não parou em pé. “Por que continuar apostando em multicanal se o iFood concentra tudo?”, disparou o CEO da Apptite, Guilherme Parente, em entrevista ao Startups na época.
Quais são as estratégias que devo ter agora como dono de restaurante ou empreendedor food service?
E agora, o que fazer para não sofrer o impacto do encerramento de diversos aplicativos de entrega no Brasil? O que fazer com a dependência do iFood que restaurantes possuem?
Uma estratégia para ter mais segurança e menos dependência dos aplicativos delivery é contratar um cardápio digital para seu restaurante, bar ou lanchonete.
O cardápio digital é basicamente um recurso tecnológico que permite que os clientes escolham seus pedidos através de dispositivos móveis, tendo assim mais autonomia e flexibilidade no processo de pedir a refeição.
Além disso, o cardápio online é um site delivery próprio para seu restaurante, e quanto mais seus clientes optarem por pedir por lá, mais você ficará livre das taxas altas dos aplicativos delivery como o iFood.
É importante que seu restaurante não depende totalmente do iFood para realizar suas vendas delivery, logo, não caia no monopólio do aplicativo e crie estratégias para garantir suas entregas tanto pelo iFood, quanto por outros apps (incluindo um próprio, se você gostar de investir em seu negócio).
Mas é importante lembrar que como o iFood é o aplicativo delivery mais utilizado no Brasil, é importante que você garanta boas vendas na plataforma.
Como aumentar vendas no iFood: saiba como subir nos Rankings
Conheça o sistema para restaurante grátis Simpliza
O Simpliza é um sistema para restaurante grátis e desenvolveu um cardápio digital e outras ferramentas para automatizar e simplificar suas vendas. Nosso sistema é simples de operar e nosso objetivo é que sua gestão seja simplificada, organizada e sem estresse!
Além disso, somos destaque no mercado pela nossa equipe de suporte e atendimento humanizada.
Somos um software inteligente de vendas e gestão com todas as ferramentas que você precisa. Confira algumas:
- Delivery
- Frente de Caixa (PDV completo)
- Painel de controle
- Comanda Eletrônica
- Cardápio Digital
- Integração iFood e aiqfome
- Integração Goomer Go
- Integração Omie
Oferecemos diversos planos recheados de vantagens para seu restaurante!
Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.
E o melhor de tudo, possuímos em nosso sistema um plano grátis! Saiba mais aqui.
E além disso, caso você queira um retaguarda mais robusto, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.
E não acabou! Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em auto atendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.
Clique aqui e conheça mais sobre nosso sistema de forma gratuita!
Conclusão
A informação do fechamento da 99Food causou apreensão no setor, né?
Segundo o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, “este mercado está cada vez mais concentrado e é urgente que o Cade decida sobre os processos envolvendo o iFood, sob pena de não termos concorrência, trazendo prejuízo aos que estão em posição mais frágil para negociar – os bares e restaurantes, cada vez mais dependentes de um único app de entregas”.
E você? O que acha de tudo isso que está acontecendo com os aplicativos de delivery no Brasil? Nos conte nos comentários 🙂
Aproveita e corre dar uma olhada no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!
Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o segmento de food service.
Continue lendo…
Como divulgar cardápio digital? Mais 6 dicas imperdíveis
Como montar cardápio digital para Whatsapp?
Sistema delivery com integração iFood para restaurante: Como funciona e qual é o melhor?