99Food encerra serviço de delivery de comida em 2023

Serviço de entrega parceira pela 99Food será descontinuado em fevereiro de 2023, deixando responsabilidade do frete para os restaurantes.

Lançado em 2019, em Belo Horizonte, o serviço tinha 114 mil restaurantes cadastrados, em 59 municípios brasileiros de 22 estados, além da atuação em outros países como Colômbia, Costa Rica, Japão e México. De acordo com a plataforma, o serviço de delivery vem sendo desativado desde janeiro de 2022.

Entenda o que está acontecendo com tantos aplicativos delivery encerrando suas atividades e saiba como isso pode impactar seu restaurante.

Como utilizar seus entregadores no marketing do seu delivery

Segundo o portal de notícias Terra, o aplicativo delivery de comida da 99, chamado 99Food, fez uma mudança importante na sua operação. A companhia anunciou o fim de seu serviço de entrega por meio de profissionais parceiros, deixando a responsabilidade do frete para os restaurantes.

Desde que começou a operar, no fim de 2019, o aplicativo oferecia duas opções. Restaurantes podiam escolher se usavam sua própria estrutura de entregas, tendo no aplicativo apenas a ponte com clientes. Eles também podiam deixar as entregas a cargo da rede oferecida pelo 99Food – pagando por isso, obviamente.

Quando que encerrarão as entregas delivery pelo 99Food?

Em nota divulgada, a companhia declarou que o encerramento deste serviço acontecerá no dia 28 de fevereiro. Para dar tempo dos restaurantes se adequarem à nova realidade, a companhia está comunicando os restaurantes e entregadores de sua rede sobre a data da mudança.

“No dia 28/02, a 99Food irá encerrar a operação de intermediação de entregas com entregadores parceiros (modelo fullservice), e portanto, a entrega será de responsabilidade do próprio estabelecimento”, destacou a 99Food no comunicado.

O “fullservice” é uma comodidade oferecida pelos aplicativos delivery aos restaurantes, mas é uma atividade que tem um custo mais pesado para as plataformas. Por isso, dentro de um cenário de busca por rentabilidade, o fim da modalidade parece fazer sentido.

Na visão da própria companhia da 99, esta mudança já era algo previsto na estratégia do negócio, mudando de uma plataforma de entregas e apoio logístico para um foco mais concentrado no marketplace, sem o serviço de entrega.

imagem: https://food.99app.com/pt-BR/store

Análise do cenário atual do setor de food service no Brasil

O 99Food chegou ao mercado aos poucos e foi ganhando força em cidades menores, para despois entrar em grandes capitais, onde iFood e Rappi já têm presença.

Resta saber se a mais nova manobra vai surtir efeitos positivos para a companhia, que conseguiu ficar na frente do Rappi, mas está muito atrás do iFood no marketshare dos apps de delivery de restaurantes no país.

Conforme apontam dados do Statista, o 99Food tem 2% do mercado, enquanto o Rappi tem 1% e o iFood domina com 76%. Detalhe: o iFood tem um sistema de logística própria via entregadores parceiros.

Com isso em vissta, o quase monopólio do iFood no mercado brasileiro vem causando polêmicas e efeitos sensíveis no mercado nacional de apps de entrega e no setor food service.

Um dos mais marcantes acontecimentos no cenário foi a saída do Uber Eats do Brasil no começo ano passado, mantendo apenas o suporte a entregas de compras de supermercado, pelo app Cornershop.

Os apps menores também sofreram com essa situação. Em agosto do ano passado, o Apptite, serviço que conectava consumidores de food delivery a chefs independentes cozinhando em casa, fechou suas portas. A empresa focava no apoio aos chefs que desejavam listar seus pratos em diferentes plataformas (iFood, Rappi, Uber Eats e 99Food), porém a tese não parou em pé. “Por que continuar apostando em multicanal se o iFood concentra tudo?”, disparou o CEO da Apptite, Guilherme Parente, em entrevista ao Startups na época.

Fonte: https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-dia/meu-negocio/99food-encerra-servico-de-delivery-proprio-e-foca-em-marketplace,c4493158d18d39b029d2ed89b066f3dap2jhy7qd.html

imagem: https://food.99app.com/pt-BR/store

Quais são as estratégias que devo ter agora como dono de restaurante ou empreendedor food service?

E agora, o que fazer para não sofrer o impacto do encerramento de diversos aplicativos de entrega no Brasil? O que fazer com a dependência do iFood que restaurantes possuem?

Uma estratégia para ter mais segurança e menos dependência dos aplicativos delivery é contratar um cardápio digital para seu restaurante, bar ou lanchonete.

O cardápio digital é basicamente um recurso tecnológico que permite que os clientes escolham seus pedidos através de dispositivos móveis, tendo assim mais autonomia e flexibilidade no processo de pedir a refeição.

Além disso, o cardápio online é um site delivery próprio para seu restaurante, e quanto mais seus clientes optarem por pedir por lá, mais você ficará livre das taxas altas dos aplicativos delivery como o iFood.

É importante que seu restaurante não depende totalmente do iFood para realizar suas vendas delivery, logo, não caia no monopólio do aplicativo e crie estratégias para garantir suas entregas tanto pelo iFood, quanto por outros apps (incluindo um próprio, se você gostar de investir em seu negócio).

Mas é importante lembrar que como o iFood é o aplicativo delivery mais utilizado no Brasil, é importante que você garanta boas vendas na plataforma.

Como aumentar vendas no iFood: saiba como subir nos Rankings

Conheça o sistema para restaurante grátis Simpliza

O Simpliza é um sistema para restaurante grátis e desenvolveu um cardápio digital e outras ferramentas para automatizar e simplificar suas vendas. Nosso sistema é simples de operar e nosso objetivo é que sua gestão seja simplificada, organizada e sem estresse!

Além disso, somos destaque no mercado pela nossa equipe de suporte e atendimento humanizada.

Somos um software inteligente de vendas e gestão com todas as ferramentas que você precisa. Confira algumas:

Oferecemos diversos planos recheados de vantagens para seu restaurante!

Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

E o melhor de tudo, possuímos em nosso sistema um plano grátis! Saiba mais aqui.

E além disso, caso você queira um retaguarda mais robusto, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E não acabou! Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em auto atendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Clique aqui e conheça mais sobre nosso sistema de forma gratuita!

Conclusão

A informação do fechamento da 99Food causou apreensão no setor, né?

Segundo o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, “este mercado está cada vez mais concentrado e é urgente que o Cade decida sobre os processos envolvendo o iFood, sob pena de não termos concorrência, trazendo prejuízo aos que estão em posição mais frágil para negociar – os bares e restaurantes, cada vez mais dependentes de um único app de entregas”.

E você? O que acha de tudo isso que está acontecendo com os aplicativos de delivery no Brasil? Nos conte nos comentários 🙂

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o segmento de food service.

Continue lendo…

Como divulgar cardápio digital? Mais 6 dicas imperdíveis

Como montar cardápio digital para Whatsapp?

Sistema delivery com integração iFood para restaurante: Como funciona e qual é o melhor?

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like