8 dicas para vender mais sobremesas em restaurante

Um elemento muito importante no restaurante para garantir um lucro bom no final do mês para o dono e também oferecer diversas opções para agradar a clientela são as vendas de sobremesas.

Com isso, as sobremesas aumentam os gastos do cliente (o chamado ticket médio) e, consequentemente, o lucro do restaurante. Além disso, podem ser facilmente incluídas em promoções, sendo uma forma de atrair mais público.

E foi pensando nisso que o Simpliza e sua equipe separou para vocês 4 dicas valiosas para vender mais sobremesas no seu restaurante e aumentar seu lucro!

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Dicas para vender mais sobremesas em seu restaurante

Você já sabe que as sobremesas são um bom negócio para seu restaurante, né?

Afinal, elas aumentam a média de gastos dos clientes, oferecem possibilidade de novas promoções e além disso, tem uma margem bastante atraente em comparação ao custo de matéria prima.

E por isso que o Simpliza separou algumas dicas e práticas para maximizar o resultado na venda de sobremesas no seu restaurante. Confira:

1) Tenha um público alvo definido

Ao conhecer bem qual tipo de cliente você atende e que seu restaurante atrai, é possível planejar um cardápio de sobremesas que mais irão agradar a clientela e que venderão em boa quantidade!

Exemplificando melhor: se você focar em um público fitness, com certeza sobremesas low carb e sem glúten farão mais sucesso; ou se seu restaurante for típico de comida brasileira, o melhor caminho será investir em sobremesas nacionais.

2) Priorize bons ingredientes

Pode não parecer, mas é uma dica muito importante. É comum vermos em sobremesas ingredientes como frutas, muitas vezes para quebrar o doce e não deixar a sobremesa enjoativa.

No entanto, ao priorizar apenas o custo, muita gente acaba ignorando a qualidade, e isso pode ser um grande erro, principalmente com frutas, que são insumos que precisam estar realmente bons para não estragarem o doce, que é algo que pode acontecer se elas estiverem amargas ou azedas.

Nesses momentos, vale a pena investir um pouco a mais para ofertar um prato que encante seus clientes.

3) Tenha uma boa apresentação para suas sobremesas

Sobremesas mais bonitas aparentam ser mais gostosas, e com isso, atraem mais pedidos. Afinal, não é à toa que temos o famoso ditado “Comer com os olhos antes de com a boca”. Com isso em mente, capriche na apresentação das suas sobremesas, por mais simples que a receita possa ser!

Assim, um cliente que vê a mesa do lado recebendo uma sobremesa belíssima com certeza se sentirá coagido a pedir uma igual, ou até mesmo ao olhar uma foto “apetitosa” no cardápio.

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4) Tire a mesa

Tirar a mesa depois da refeição parece ser algo simples, mas garantimos que faz toda a diferença! Ao terminar uma refeição e ver a mesa limpa e vazia, o cliente sente mais vontade de pedir uma sobremesa, pois ao ver o espaço vazio a sua frente, o indivíduo pode pensar que ainda não comeu o suficiente.

Para isso, oriente sua equipe de atendimento para que a mesma observe os clientes: assim que terminarem suas refeições e observar-se que continuaram sentados, agilizar-se em retirar os pratos sujos e demais utensílios usados da superfície.

5) Deixe um espaço separado em seu cardápio para sobremesas

Para atrair mais atenção de seus clientes para as sobremesas, destaque-as em seu cardápio!

Deixe um espaço exclusivo em seu menu para seus doces, investindo e, fotos atraentes dos pratos e deixando descrições detalhadas e caprichadas de cada opção, para que a pessoa saiba exatamente o que estará comendo.

Além disso, você pode pensar em cores e layout diferentes do restante do seu cardápio para a página de sobremesas, para que esta chame atenção do público!

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6) Crie combos com suas sobremesas

Criar combos com prato principal, acompanhamento, bebida e sobremesas pode parecer muito vantajoso aos olhos dos seus clientes. Esse tipo de venda costuma atrair pela vantagem financeira que ela oferece, já que o valor do combo com esses itens fica menor do que pedir cada um individualmente. Fora que, uma vez conhecendo a sobremesa, o cliente pode pedir ela em outras ocasiões fora do combo.

7) inove com sobremesas exclusivas

Explore ideias e desenvolva sobremesas únicas para o seu restaurante. A sobremesa também pode ser uma marca registrada do seu restaurante. Criar receitas únicas é uma ótima forma de surpreender os clientes e se destacar da concorrência.

Use a criatividade para combinar ingredientes, texturas e apresentações que fujam do óbvio, mas ainda assim agradem ao paladar. Apostar em uma sobremesa autoral pode fazer com que ela vire um dos itens mais comentados do seu cardápio.

8) Exiba suas sobremesas

Sabe quando você está em um restaurante, o garçom passa com aquela sobremesa maravilhosa em direção a outra mesa e dá aquela vontade de pedir um igual? Essa situação é muito comum, afinal, nós seres humanos “comemos com os olhos” antes de realmente provar algo.

Desta forma expor o prato em questão é sempre uma forma de gerar desejo do cliente e convertê-lo em vendas. Aproveite a boa apresentação que montou para sua sobremesa e a exiba! Pode parecer bobo, mas é uma ótima estratégia para atrair a atenção dos clientes e despertar vontade de pedir “um igual àquele da outra mesa”.

Independentemente do tipo de restaurante, bar ou lanchonete que você administre, um cardápio digital de sobremesas é de extrema importância para sua gestão, pois isso agrega valor ao seu negócio, melhora a experiência do cliente (quem não gosta de finalizar a refeição com um doce certo?) e se bem planejado, pode até se tornar um diferencial que destaque o seu negócio do restante da concorrência.

Para saber mais sobre as vantagens e modelos do cardápio digital para restaurante, confira nossos artigos:

Cardápio digital para restaurante: Como fazer um cardápio online?

Como funciona o cardápio digital para WhatsApp?

Saiba mais!

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