Como vender mais no fim do ano: As decorações de natal e preparativos de ano novo já começaram a surgir pelas lojas e restaurantes, e faltando pouco para esse ano acabar, você precisa estar atento a estratégias para vender mais no fim do ano!
E foi pensando nisso que separamos 7 dicas e estratégias de como vender mais no fim do ano em seu restaurante.
Confira:
A importância de preparar seu restaurante para as vendas no fim do ano
O período de natal e ano novo costuma ser um dos mais rentáveis do ano para o comércio, e para o setor de bares e restaurantes, o cenário não é diferente.
E com a vacinação já avançada e a pandemia da Covid mais controlada, a expectativa é que as celebrações familiares e também de empresas sejam maiores que ano passado.
Ou seja, é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas do seu restaurante, atraindo clientes para comemorar datas tão especiais!
E para garantir que famílias e amigos escolham o seu restaurante para passar datas especiais e comemorações de fim de ano, você precisa tomar inciativas que garantam o melhor atendimento possível e diferenciais que agreguem a experiência destes clientes.
Pensando nisso, nós da equipe Simpliza reunimos algumas estratégias importantes para você preparar o seu restaurante para as festas e celebrações de fim de ano e impulsionar suas vendas nestas datas festivas.
7 dicas de como vender no fim do ano: Estratégias de final de ano para seu restaurante
É muito importante preparar seu restaurante para o final do ano, com o natal e ano novo já batendo á porta.
Isso porque o fim de ano é um período em que as pessoas tendem a sair mais de casa, seja pelas datas comemorativas, seja pelo período de férias. Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba como deixar o seu espaço de acordo para aumentar a receita nessa época.
Confira dicas de como vender no fim do ano:
1) Atente-se ao estoque e evite prejuízo
Para uma gestão de negócios de qualidade, é crucial que você tenha uma boa estratégia de controle de estoque no seu restaurante. E no final do ano, com mais clientes, é importante redobrar o controle de estoque.
Isso porque um gerenciamento cuidadoso do inventário vai evitar gastos desnecessários, ajudar no controle de custo dos alimentos e melhorar a lucratividade do negócio no final do ano.
Se atentando aos detalhes e mantendo a organização do seu estoque e inventário, você evitará também a compra de produtos em excesso, itens com data de validade vencida e possíveis perdas.
Para os dias das festas (Natal e Ano Novo), é provável que o seu restaurante trabalhe com o sistema de reservas, por isso, será mais fácil saber uma média dos produtos que você precisa ter em estoque.
Porém nos outros dias do mês, é interessante estudar como foi o seu movimento no ano anterior.
Busque nos relatórios do seu sistema como foram suas vendas no período. Assim, você irá conseguir projetar a demanda que terá para abastecer o seu estoque.
É preciso fazer uma análise do seu crescimento para não ter nenhum tipo de surpresa na hora de preparar o seu restaurante.
Controle de estoque para restaurante: Como fazer e dicas valiosas
2) Ofereça um menu e drinks especiais de fim do ano
O ideal é investir em um cardápio especial para as datas festivas e comemorações de fim de ano. As opções tradicionais também podem ser incrementadas com substituições, acréscimos ou “releituras” capazes de surpreender os clientes pela originalidade e experiência gastronômica que poderão ter em seu restaurante.
Além das bebidas tradicionais como vinho e champanhe, é importante disponibilizar outras opções para garantir a satisfação de todos os públicos.
Pessoas jovens, por exemplo, tendem a preferir cervejas artesanais e caipirinhas, enquanto os mais velhos drinks clássicos à base de rum ou uísque.
Pense no que mais se encaixa ao estilo e às possibilidades do seu negócio.
Além disso, também é interessante pensar em desenvolver um menu kids, para fidelizar as famílias que estarão presentes na comemoração.
3) Qualifique seus funcionários
O bom atendimento é algo a ser priorizado para as comemorações de fim de ano, e com certeza garantirá que os clientes voltem para visitas futuras. Ou seja, em datas comemorativas, é preciso estar atento a essa questão, com o objetivo de atrair novos clientes.
Sendo assim, capacite os seus profissionais para que eles possam oferecer qualidade em seu atendimento. Caso haja novas opções em seu menu, faça uma reunião previamente para que eles entendam os ingredientes utilizados, de onde veio a ideia daquele prato, como ele combina com a cultura e a tradição do restaurante, entre outros pontos.
Além disso, a comanda eletrônica é uma ferramenta que surgiu com a nova onda de tecnologia que surgiu entre os restaurantes e que com certeza fará toda a diferença no seu atendimento. Isso por que a comanda eletrônica evita perda de comandas, pedidos errados e ainda acelera todo o processo de atendimento, enviando todos os pedidos direto para a cozinha.
Comanda para bar: diferenças entre comanda eletrônica e comanda de papel
4) Invista em decorações e entretenimento para datas especiais
Além de comida boa, as pessoas buscam lugares que proporcionem uma experiência agradável como um todo. Ou seja, é essencial proporcionar uma atmosfera mágica e encantadora para atrair e encantar clientes no Natal e Réveillon.
Por isso, invista em uma decoração para o seu restaurante no fim de ano, com acessórios como guirlandas, laços de fita, bolas brilhantes e muitas luzes.
Além disso, para a noite de natal e ano novo, é interessante algum tipo de entretenimento para as celebrações, como uma banda por exemplo.
Escolha uma paleta de cores principais para os enfeites, que podem variar entre vermelho e verde (tons clássicos de Natal) ou combinações mais modernas como azul e prata, verde e dourado ou branco e vermelho. Não há uma regra especifica para as decorações, e você pode ser criativo(a) e pensar em um conceito que combine com a proposta do seu negócio, que pode ser mais tradicional ou mais moderna.
E não se esqueça das peças de mesa: recomendamos como exemplo trocar as toalhas, capas de cadeira e guardanapos por versões natalinas que combinem com os outros elementos decorativos do ambiente de seu restaurante.
5) Divulgue seu restaurante
Não adianta decorar seu restaurante, criar um cardápio especial e oferecer diferenciais para as datas comemorativas se seus clientes não souberem, certo?
Então a divulgação é muito importante, pois as pessoas precisam saber tudo o que será oferecido.
Em suas redes sociais, além de acrescentar a temática de final de ano em suas capas de perfil, mostre às pessoas tudo o que for oferecer durante esse período. Tenha em mente que a qualidade das fotos dos produtos deve ser boa.
Confira alguns artigos enriquecedores que podem te ajudar com mais dicas para sua divulgação:
- 6 dicas de marketing de baixo custo para restaurante
- Marketing para restaurante: 8 bancos de imagens gratuitos
- Marketing para Restaurantes: ideias para alavancar suas vendas
6) Não se esqueça do delivery
Se o seu restaurante oferece delivery, é importante que você não se esqueça das entregas e busque oferecer uma experência diferenciada de final de ano para esses clientes também!
Em muitas cidades, o volume de pedidos delivery é três vezes maior nos períodos de Natal e Réveillon, afinal, muitas pessoas preferem comemorar no conforto do lar.
Logo, prepare seu delivery para as comemorações também!
O número de pedidos será maior nas datas comemorativas e contratar um sistema para restaurante que automatize e otimize seu delivery é crucial, para que não haja perigo de pedidos serem enviados com atraso ou erro.
Além disso, para proporcionar uma experiência completa, agradável e que fidelize esses clientes delivery do final do ano, invista em diferenciais! Como por exemplo, embalagens personalizadas, brindes, cupons e promoções.
Dicas:
- Tipos de embalagem para delivery: Como escolher e dicas para personalizar
- Experiência do consumidor no delivery: 7 dicas para satisfazer seu cliente
7) Invista em um sistema e ferramentas que ajudem com a demanda de fim de ano
Usar a tecnologia em seu restaurante já não é mais um luxo, e sim, um investimento para otimizar sua gestão. E como a tecnologia já avançou muito nos últimos anos, softwares e ferramentas estão se tornando cada vez mais acessíveis para micro e pequenos empreendedores.
E em épocas comemorativas, um sistema de vendas e gestão faz toda a diferença em seu restaurante.
Utilizar comandas eletrônicas, por exemplo, facilita a transmissão entre o garçom e a cozinha, tornando assim o tempo gasto entre o pedido e a entrega é mais curto, podendo aumentar a satisfação geral dos clientes.
Além disso, o cardápio digital é outra ferramenta que automatiza o atendimento e pode te ajudar a atender a alta demanda do final de ano com as celebrações.
O Simpliza, por exemplo, é um sistema de vendas para restaurante completo feito especialmente para simplificar a gestão do seu restaurante!
Temos diversas ferramentas como cardápio digital e comanda eletrônica para automatizar seu negócio.
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Conclusão
A fidelização do cliente somente é possível quando ele se sente satisfeito ao realizar uma refeição em seu restaurante e passar por uma celebração agradável ao lado dos familiares e amigos.
Não é à toa que todo restaurante deve prezar pela satisfação, garantindo um serviço ágil e a entrega dos pratos de acordo com os pedidos realizados e um atendimento de qualidade.
Por isso, recomendamos que você não poupe esforços para deixar tudo no lugar certo e encerrar o ano com entusiasmo!
Seja criativo(a) e foque na experiencia dos clientes. Temos certeza que fazendo isso você venderá mais no fim do ano com seu restaurante.
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