Gourmetização em restaurante: O que é e como usar?

sanduíches gourmet com carne e rúcula
Já ouviu falar de gourmetização na gastronomia? Tem curiosidade de saber o que isso realmente significa e como aplicar? Continue conosco, vamos te explicar!

Já ouviu falar de gourmetização na gastronomia? Tem curiosidade de saber o que isso realmente significa e como aplicar? Continue conosco, vamos te explicar!

A gourmetização é um termo que ficou bem popular na internet e na gastronomia, às vezes como algo ruim e às vezes como algo bom. Vamos te explicar nesse artigo o que seria essa “tal” de gourmetização!

O que você verá neste artigo

  • O que é gourmetização?
  • Por que investir na gourmetização dos meus pratos?
  • Como criar um cardápio gourmet: pontos importantes
  • Como a automatização pode ajudar seu estabelecimento
  • Conheça o sistema de gestão Simpliza
  • Conclusão

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O que é gourmetização?

Você provavelmente já viu por aí comidas “gourmet”, ou já leu o termo na internet. Muitas vezes sendo tratado como algo ruim, associado à “frescura”, certo? 

Existem muitas percepções diferentes sobre a gourmetização dos alimentos, afinal, esse termo se refere à prática de pegar um alimento comum do nosso dia a dia, como um bolo, uma coxinha, um hambúrguer, por exemplo, e adicionar algo de inovador. 

Basicamente, você vai manter a essência do prato, mas elevar os ingredientes e o sabor daquela refeição. Além dos ingredientes, o modo de preparo também pode ser o diferencial. 

Nós sabemos que a gastronomia é um ramo que pede constante atualização, sem abrir mão da tradição. Sempre que alguém inventa uma tendência nova, as pessoas adoram provar. 

Isso porque, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a tendência da culinária atual é voltada para experiências gastronômicas. Provar algo novo, diferenciado e inesperado é uma experiência riquíssima para os amantes da gastronomia. 

Por isso, a gourmetização é voltada para a experiência de comer, mais do que para o próprio prato. É tirar o cliente da zona de conforto.

Vemos que os clientes modernos de gastronomia buscam esse desafio, essa fuga da zona de conforto na hora de comer. E estão dispostos a pagar um preço diferenciado por uma comida inovadora e bem preparada. 

Surgiu um interesse em saber mais sobre essas estratégias? Vamos te explicar as vantagens da gourmetização…

Petisco finger food gourmet com pão e presunto de parma.
Gourmetização em restaurante: O que é e como usar?

Por que investir na gourmetização dos meus pratos?

1.  Diferencial que atrai

Oferecer um prato clássico e tradicional com alguma inovação é o que vai tornar o seu prato gourmet. Pesquisas mostram que essa experiência é buscada pelos consumidores de gastronomia. 

O conceito de gourmetização surgiu no Brasil em 2008, devido a uma ascensão econômica no país. E uma pesquisa da Unicamp mostrou que mesmo em tempos de crise, o mercado das comidas gourmets se manteve firme.  

Ou seja, aquilo que é diferente atrai novos consumidores, e a qualidade do produto oferecido vai fidelizar esse cliente. 

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2.  Maior fluxo de clientes

Quando chega uma inovação culinária em uma cidade ou região, é natural que as pessoas se interessem e queiram logo conhecer. É a vantagem do marketing interpessoal, onde uma pessoa indica para outra um estabelecimento. 

Para tanto, é necessário não só atrair, mas agradar os clientes. 

3Lucro

O ramo da culinária gourmet é conhecido por seus preparos refinados e uso de ingredientes mais raros, e portanto, caros. Esses são os elementos que vão fazer seu empreendimento se destacar.

As pessoas se interessam por isso e se disponibilizam a pagar mais caro por esse tipo de experiência, desde que seja de qualidade. 

Por isso, os estabelecimentos gourmetizados tendem a ter uma rentabilidade maior que os tradicionais. 

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4.  Negócio sólido

Despertar o interesse das pessoas para o seu negócio já é meio caminho andado. Com um cardápio bem elaborado e uma experiência de qualidade, seu negócio tem tudo para dar certo.

Seus clientes vão ao seu restaurante para conhecer e experimentar, mas devem voltar pela qualidade da comida e do serviço oferecido. 

Petisco finger food gourmet com ricota e camarão.

Já viu que são muitas as vantagens, certo? Agora vamos te dar algumas dicas de como gourmetizar seu cardápio!

Como criar um cardápio gourmet: pontos importantes

A gourmetização de um prato pode ser simples ou mais elaborada. Você pode focar apenas em trocar um ou alguns ingredientes do prato, ou pode refazê-lo de maneira totalmente inovadora. Aqui vão algumas dicas:

1. Não tenha medo de ousar

Não necessariamente o que é mais inovador será melhor, mas quando se trata de transformar um prato, você deve ser criativo e inovador.

Mesmo que você mude poucos ingredientes ou alguns detalhes do preparo, o resultado final deve fazer o cliente sentir que aquele não é um prato comum. 

O ideal é aquela reação de surpresa e satisfação, sabe? 

Para isso, não tenha medo de se aventurar. Estude os ingredientes, busque referências de outros lugares do mundo, experimente tudo que puder e aplique no seu negócio sem medo de ser feliz!

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2. Consulte especialistas sempre que precisar

Se você não é um especialista em culinária, certifique-se de sempre consultar um. Como dissemos anteriormente, os clientes estão dispostos a pagar a mais, porém querem um produto profissional em contrapartida. 

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Consulte chefes especializados na área e que conheçam uma variedade de ingredientes, de preferência que tenham experiência com pratos gourmet.

3. Dê atenção à apresentação 

Desde a apresentação do prato à apresentação do seu negócio, as aparências são fundamentais no negócio da gourmetização.

Como dito antes, os clientes buscam uma experiência culinária completa. Isso vai começar com seu marketing, com a aparência do seu estabelecimento e o conceito definido para seu negócio. 

O marketing é muito importante para esse ramo, visto que você precisa atrair os clientes com seu cardápio gourmet e provocar nele o desejo de experimentar seus pratos.

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Além disso, quando o cliente está no restaurante, a ambientação é parte fundamental da experiência culinária, por isso, capriche na decoração.

Do mesmo modo, os pratos gourmet precisam ser lindos, de dar água na boca. A inovação deve chegar ao modo como é apresentado o prato e deve despertar desejo imediatamente!

Aqui entra também uma preocupação com suas embalagens, principalmente para delivery. Afinal, é a primeira coisa que seu cliente vê quando pede sua comida. Dê atenção para isso.

frigideira com tapiocas com morangos frescos e ervas.
Gourmetização em restaurante: O que é e como usar?

Como a automatização pode ajudar seu restaurante

A automatização e a digitalização do seu negócio tem tudo a ver com a gourmetização! Os estabelecimentos alimentícios estão cada vez mais modernos e rápidos. 

Pesquisas mostram que as pessoas preferem, cada vez mais, restaurantes completamente automatizados. Desde o cardápio até o pagamento.

Por isso, usar um sistema integrado de gestão se tornou um investimento necessário para que seu negócio fique mais moderno. 

Além de ser da preferência dos clientes, um software de gestão também pode te ajudar com as tarefas administrativas do seu negócio, facilitando seu trabalho e trazendo economia. Alguns dos serviços oferecidos são:

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Gourmetização em restaurante: O que é e como usar?

Conheça o sistema de gestão Simpliza

O Simpliza é um sistema de vendas para restaurantes que oferece soluções práticas e tecnológicas para a gestão do seu restaurante! Nossa missão é simplificar suas vendas e te ajudar a aumentar seu lucro.

Como fazemos isso? Te oferecendo um software com ferramentas 100% online, simples de mexer e com suporte especializado.

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Conclusão

A gourmetização pode ser um passo para diferenciar seu estabelecimento da maioria. Fazer algo diferente chama a atenção e por isso, você tem grandes chances de sucesso.

Fique atento às dicas dadas aqui e procure saber mais sobre essas inovações culinárias. Lembre-se que a modernização é importante para seu negócio.

E não tenha medo de ousar nas escolhas!

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