Dicas de Marketing para Restaurante em 2024

dicas de marketing para restaurante pessoa fotografando pratos

Atualmente, as pessoas buscam freneticamente por experiências muito além da culinária do seu restaurante, e nisso entra o marketing, o tempero que realça o sabor do seu negócio. Na procura de te ajudar a oferecer experiências irresistíveis, o Simpliza separou esse artigo recheado de dicas práticas para montar uma estratégia de marketing efetiva!

Tópicos desse artigo:

  • Marketing para restaurantes
  • Por que fazer um bom marketing?
  • Branding de restaurante
  • Dicas de marketing para restaurante

Por que preciso de um bom marketing para restaurante?

O marketing de seu restaurante é crucial para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio. É através dele que você consegue, de forma estratégica, gerar desejo de consumo nas pessoas. Um marketing bem feito consiste em solucionar dores, e é como solução que seu restaurante deve se posicionar no mercado.

Marketing para restaurante: Estratégias de divulgação Food Service

    9 Dicas práticas de marketing para restaurante:

    1 – Seja diferente

    Sabemos que o mercado de restaurantes é competitivo e cheio de novidades. Por isso, certifique-se de ser diferente. Identifique todos os seus pontos de singularidade e use isso para atrair clientes. Pergunte-se “O que faz meu restaurante ser único? ” E com isso, inove nas experiências que você pode oferecer.

    2 – Construa um bom branding para seu restaurante

    Branding vem do inglês “marca”, e significa fazer a gestão estratégica da marca. Isso se dá pela forma como seu empreendimento se posiciona no mercado e sua estratégia digital. Esteja presente em suas redes sociais, como Instagram e Facebook, fique à vontade para usar e abusar delas, ofereça aos seus seguidores um conteúdo de qualidade e estabeleça o melhor formato de funil de vendas para o seu negócio. Assim, você gera conexão com propósito, entregando para as pessoas algo que elas precisam, e expande seu negócio de forma inteligente.

    3 – Invista em Marketing de conteúdo para seu restaurante

    Produza conteúdos de forma intencional com intuito de cativar e gerar desejo em seu público-alvo. Nesse segmento, invista em conteúdos específicos como receitas, dicas gastronômicas e curiosidades sobre o mundo da culinária. Você pode publicar posts em blog (inspire-se no blog simpliza), vídeos no YouTube ou até mesmo criar um podcast.

    4 – Ofereça promoções e descontos

    Crie promoções e descontos atrativos para captar novos clientes e fidelizar antigos. Você pode oferecer combos, happy hour, descontos em dias específicos da semana ou até mesmo programas de fidelidade.

    5 – Monitore os resultados

    É importante monitorar os resultados das suas estratégias de marketing, assim, você consegue analisar o que está ou não funcionando para o seu negócio. Utilize ferramentas de dados de análise para seus sites e redes sociais, monitore o tráfego, o engajamento e as vendas. Dicas de ferramentas: Hoost, Google Analytics, e sprout social.

    6 – SEO para tráfego orgânico

    SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, otimização das ferramentas de buscas. Usá-la com conhecimento te ajuda no ranking de pesquisas na hora que um possível cliente fizer uma pesquisa. Atentem-se às palavras-chave que deve usar. Use ferramentas como o Ubersuggest ele te ajudará a monitorar como seu site e posts estão se saindo, também lhe oferece uma aba de keywords, que te ajudam a saber o grau de dificuldade de posicionar um conteúdo, com isso, você pode escrever de forma estratégica seus conteúdos.

    7 – Fotografia de marketing para restaurante

    As pessoas comem pelos olhos, para depois consumirem de verdade. Por isso, é importante investir em uma fotografia do ambiente de seu restaurante, mas principalmente, dos pratos do seu cardápio. Você não precisa necessariamente de uma câmera profissional para obter um bom resultado, a câmera de um bom celular, atrelada a uma boa composição de imagem e edição, te ajudará a obter um bom resultado.

    8 – Parcerias

    Fazer parcerias com nomes conhecidos em sua região é uma ótima estratégia para se posicionar em sua cidade. Muitos influenciadores de cidade costumam cobrar valores ok para divulgação, ou até mesmo uma troca de serviços, tal qual uma mão lava a outra. Com isso, seu restaurante atingirá de forma precisa os clientes em potencial da sua região.

    9 – Inovação no atendimento

    Inovar seu atendimento ao cliente é mais do que oferecer uma boa comida. Envolve construir uma experiência única que torne sua marca memorável. Personalizar o atendimento, tornar seu ambiente aconchegante e introduzir as novas tecnologias do mercado te possibilita desenvolver uma carteira fiel de clientes.

    Dicas extras:

    • Responda aos comentários e mensagens dos clientes nas redes sociais.
    • Estimule os clientes a deixarem avaliações online.
    • Ofereça um atendimento excelente.
    • Participe de eventos gastronômicos da sua região.
    • Mantenha seu restaurante sempre limpo e organizado.
    marketing restaurante 2024. empreendedora fazendo marketing de restaurante

    Coloque essas dicas em prática e com consistência você obterá os resultados que deseja. Continue inovando e investindo em estratégias criativas, e o futuro do seu restaurante será promissor!

    Simpliza – o melhor sistema administrativo para restaurantes do país

    A construção do marketing do seu restaurante deve acompanhar a inovação do mercado. E nós do Simpliza sabemos como pode ser difícil gerir um negócio. Por isso, pensando nos seus desafios como dono de restaurante, desenvolvemos um software gratuito feito para solucionar todos os seus problemas.

    O programa Simpliza possui inúmeras ferramentas que tornam sua gestão mais leve e funcional. Veja algumas das vantagens em ser Simpliza:

    PDV completo

    Seu ponto de venda como você nunca viu, registre suas vendas com tranquilidade de controle de caixa. Com o PDV do Simpliza, sua frente de caixa fecha as comandas com mais tranquilidade, podendo receber de diversas formas sem precisar calcular na mão os valores ou o troco.

    Cardápio digital

    O cardápio digital permite que seus clientes façam pedidos direto em seu site ou aplicativo, tornando o preparo do pedido mais rápido.

    Integração iFood e Aiqfome

    Chega de ficar pulando de aplicativo em aplicativo para verificar seus pedidos. O Simpliza simplifica isso para você, todos os seus pedidos em uma única tela, ele vem perfeito para você só preparar o pedido, preocupe-se apenas em fornecer a melhor refeição para o seu cliente que o resto o Simpliza toma conta!

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