Sistema para cafeteria: autoatendimento para cafeterias

cafeteria com toten de autoatendimento

Nos últimos anos, o fenômeno das cafeterias se espalhou e ficou muito popular entre os consumidores, especialmente entre os mais jovens, e pelo que parece, esse setor não vai parar de crescer tão rápido, se mostrando uma ótima oportunidade de negócio.

Mas, ter uma estética instagramavel, bebidas diferentes com o café e acompanhamentos bonitos já não podem mais ser as únicas estratégias para quem busca empreender nesse ramo.

Entre todos os diferenciais que você pode apostar, um sistema que automatiza o atendimento da sua cafeteria é a melhor de todas, e eu posso te provar isso ao longo desse post.

Autoatendimento para cafeterias

O autoatendimento pode ser feito de diversos jeitos: cardápios via QR code, totens, tablet com cardápios digitais são alguns dos mais populares, mas vamos nos aprofundar mais nesses modelos para entender como cada opção automatiza o seu atendimento e qual a melhor opção para o seu negócio.

QR code: esse formato de autoatendimento é talvez um dos mais usados, muito devido ao seu baixo custo de adesão. No cardápio QR code, o cliente faz todo o processo pelo próprio celular: basta escanear o código impresso na mesa ou balcão, acessar o cardápio digital, adicionar itens ao carrinho e finalizar o pedido. Em poucos cliques, o pedido já está registrado no sistema.

Além disso, esse modelo é extremamente flexível: se o cardápio precisar de atualizações de preço, novos itens ou promoções, basta fazer a alteração no sistema que tudo já estará atualizado em tempo real para o cliente, sem necessidade de reimpressões.

Totens: essa opção de autoatendimento ficou extremamente popular por ser a opção de grandes redes de fast food. O funcionamento é prático, a cafeteria instala equipamentos fixos com tela touch, onde o cliente navega pelo cardápio, efetua o pagamento e envia o pedido diretamente para a cozinha ou barista.

Um sistema que oferece totens para autoatendimento é, por exemplo, a Goomer, que se especializou nesse tipo de solução para estabelecimentos de alimentação.

Apesar de exigir um investimento inicial maior, os totens têm um grande potencial para otimizar o fluxo de atendimento, reduzir filas e permitir que a equipe foque na produção e na experiência do cliente.

Conheça as integrações do sistema Simpliza

Tablets com cardápio digital: um meio-termo entre o QR code e os totens. Os tablets oferecem tecnologia e conforto ao mesmo tempo. Nessa opção, o tablet fica disponível nas mesas, permitindo que o cliente explore o cardápio digital de maneira prática e interativa.
É uma solução muito interessante para cafeterias que buscam oferecer uma experiência diferenciada e mais personalizada.

Além disso, os tablets são uma opção elegante para cafeterias que querem agregar valor à experiência sem investir tanto quanto um totem, mas ainda assim desejam ir além do QR code.

Benefícios do autoatendimento para a sua cafeteria

A junção de tecnologia e a preocupação em ofertar qualidade no atendimento para seus clientes resulta em diversos benefícios para o seu negócio, como:

Mais agilidade: com o autoatendimento, seus clientes não precisam esperar para fazer seu pedido, diminuindo filas e aumentando a rotatividade de mesas, melhorando o fluxo do salão.

Comunica modernidade: como falamos no início, as cafeterias se tornaram um fenômeno entre o público mais jovem, por isso saber acompanhar a tecnologia e as funcionalidades que ela carrega te deixa muito mais em evidência com esse público.

Aumento no ticket médio: fica muito mais fácil introduzir promoções e sugestões de combos diretamente no autoatendimento, estimula o consumo de itens extras. Inclusive, Você consegue ver mais sobre como aumentar seu ticket médio no nosso post clicando aqui.

Como implementar um autoatendimento na sua cafeteria

Entenda o seu público

Se sua cafeteria for frequentada em sua maioria por um público mais jovem, que tende a se adaptar melhor a mudanças e a novas tecnologias, implementar um atendimento que seja todo automatizado pode ser uma boa. Agora, se o seu público for o mais tradicional, a melhor opção é ir devagar, oferecendo um atendimento híbrido, onde o atendimento humano continua presente para dar suporte.

A base de tudo é conhecer o seu cliente, entender qual é o seu público-alvo. Inclusive, nós já falamos sobre como identificar o seu público-alvo aqui.

Identifique qual o melhor modelo de autoatendimento para sua cafeteria

Antes de partir para a ação, é preciso entender qual opção de autoatendimento faz mais sentido para a sua cafeteria. Apesar de terem o mesmo fim, os custos, interações e compatibilidades são diferentes.

Além disso, existe necessidades distintas, muitas vezes, se a sua cafeteria é pequena, sem muitas mesas, com uma finalidade “mais leve para a viagem“, ter um totem pode ser a melhor escolha de modelo para autoatendimento. Agora, se o seu estabelecimento tiver um porte maior, ter uma opção de acessar o cardápio por mesa, seja via tablet ou QR code, torna muito mais interessante.

Escolha um sistema compatível com a sua cafeteria

Há diversos tipos de sistemas no mercado que oferecem opções para autoatendimento, por isso tome cuidado na hora de escolher, pois uma escolha errada pode ser um grande prejuízo no futuro.
Busque por sistemas que ofereçam boa integração, suporte técnico eficiente e que permitam que você personalize o cardápio com facilidade.

Considere o investimento inicial e a manutenção

Cada modelo de autoatendimento possui um custo inicial diferente, cabe a você identificar qual o melhor custo-benefício para sua cafeteria. Lembre-se de considerar também os custos de suporte técnico, atualizações de software e eventuais substituições de equipamentos.

Integração com o sistema de gestão

Para simplificar o dia a dia da sua cafeteria é importante escolher uma ferramenta de autoatendimento que possa se integrar com o sistema de gestão da sua cafeteria. Isso facilitará o controle de pedidos, estoque, pagamentos, além de agilizar o trabalho da equipe.

Caso sua cafeteria ainda não conte com um sistema de gestão, saiba que, mais do que uma vantagem, ter um sistema de gestão atualmente é uma necessidade e, para que você não fique em falta nesse tópico, nós temos uma solução:

O sistema Simpliza é a solução que a sua cafeteria precisa para automatizar desde o atendimento, com nosso cardápio digital até o seu estoque e financeiro, com as diversas funcionalidades que só um sistema de qualidade pode oferecer.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

You May Also Like