Tanto o delivery quanto o WhatsApp se tornaram parte fundamental do atendimento para restaurante, bares, lanchonetes e tantos outros segmentos no setor de alimentação.
O motivo é meio óbvio, esses dois juntos garantem dois aspectos que todos os consumidores gostam, conforto e praticidade.
Mas não se engane, apesar de ser realmente uma ferramenta prática para o seu delivery, diferentemente do que muitos pensam, é preciso saber como usar o WhatsApp para oferecer qualidade no atendimento e garantir que nenhum erro comprometa o pedido do cliente.
Por que seu delivery deve usar o WhatsApp no atendimento?
O primeiro ponto a ser levado em consideração é que o WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais usado pelos brasileiros. Ele está presente na rotina da maioria dos consumidores, que já estão acostumados a resolver tudo por ele, inclusive na hora de pedir comida.
Como usar o WhatsApp para atendimento em delivery
É preciso saber como usar o WhatsApp para deixar o atendimento do seu delivery ainda mais eficiente. Pensando nisso, organizamos algumas dicas práticas.
Tenha uma conta comercial
Vamos começar com o principal. É muito comum, principalmente quando se está começando, usar a mesma conta para a vida pessoal e profissional, no entanto, isso não é nem um pouco recomendado. Já imaginou confundir o cliente com algum conhecido e acabar enviando mensagens pessoais para ele, constrangedor, não é mesmo?
Por isso, separar o pessoal do profissional é o primeiro passo para garantir a otimização do seu atendimento online. Pode optar por usar o WhatsApp Business, que é a versão profissional do aplicativo, que inclusive inclui ótimas funcionalidades como horário de funcionamento, catálogo de produto e etiquetas organizadoras.
Personalize respostas automáticas
O WhatsApp Business permite configurar mensagens automáticas de saudação e ausência, o que ajuda muito na organização do atendimento.
Essas mensagens garantem que o cliente se sinta acolhido mesmo quando não há ninguém disponível naquele momento. Além disso, você pode usar essas automações para informar o tempo médio de resposta ou passar orientações simples sobre como fazer o pedido.
Utilize o bot do WhatsApp
Complementando o tópico anterior, o chatbot do WhatsApp é um recurso tecnológico para fornecer respostas instantâneas usando palavras-chave para resolver processos mais rápidos.
Apesar de fornecer respostas um tanto genéricas, limitando o atendimento em certos níveis, ele ainda é uma ótima ajuda para não deixar o seu cliente esperando por respostas. É ideal para responder perguntas mais curtas, como cardápio, horário de funcionamento ou status do pedido. Ele funciona 24 horas por dia, o que pode evitar a perda de vendas fora do seu horário normal de atendimento.
Tenha um cardápio online
Um cardápio online é fundamental para quem busca automatizar o atendimento no próprio estabelecimento. E aqui vale um adento, essa é ferramenta pode ser utilizada por todo tipo de estabelecimento, basta apenas encontrar um sistema que ofereça um cardápio digital.
Atualmente, muitos sistemas de gestão para restaurantes e delivery oferecem cardápios digitais com link próprio ou QR code. Isso agiliza o atendimento, evita erros e ainda aumenta o ticket médio, pois facilita para o cliente visualizar mais opções e adicionar itens extras ao pedido.
Use o status para divulgação
Saindo um pouco dos chats, existe também outra finalidade no atendimento por WhatsApp, a facilidade em fazer divulgação. O status do WhatsApp é um meio de postar as novidades, promoções, horários especiais e também fotos dos seus pratos para gerar aquela vontade nos seus clientes.
Crie listas de transmissão
As listas de transmissões são ferramentas que possibilitam que você divulgue e promova suas promoções, pratos, ofertas e tudo isso mantendo uma comunicação individual, ou seja, você passa o seu recado de uma vez sem a necessidade de criar um grupo só para isso. Mas use com cuidado, o excesso de mensagens enviadas pode virar um incômodo para o cliente.
Sistema de gestão para delivery
Erros para evitar durante o atendimento por WhatsApp
Imprecisão nas respostas: padronize suas respostas para manter a imagem profissional do seu negócio. Faça um script simples com as respostas para as perguntas mais feitas pelos clientes. Foque em ser preciso e direto nas respostas.
Gírias ou erros de português: nada deixa um atendimento com mais cara de amador e mal feito do que usar gírias e não usar a gramática correta.
Demora para ver e responder mensagens: O cliente que pede por WhatsApp geralmente tem pressa. Demorar para responder pode fazer com que ele desista do pedido e vá para o concorrente. Use mensagens automáticas e, se possível, tenha alguém focado nesse atendimento nos horários de pico.
Não ter um sistema de gestão: manter uma gestão manual pode dificultar e muito na organização do seu delivery. Por isso, encontrar um sistema de gestão, como o sistema Simpliza que integra seus pedidos e ainda possuem cardápio digital.
Falta de organização dos chats: não usar as etiquetas para separar os clientes por status de pedido pode acabar gerando confusão, perda de pedido, além de fazer com que o seu delivery perca a credibilidade devido à desorganização.
Não fazer pós-venda: enviar uma mensagem agradecendo, perguntando se chegou tudo certo ou oferecendo um cupom de desconto pode ser o que faltava para fidelizar aquele cliente. Seu relacionamento com o cliente não deve terminar com a entrega do pedido.
Como otimizar o atendimento do seu delivery via WhatsApp
O primeiro passo para otimizar ainda mais o atendimento pelo WhatsApp é unir todas as práticas que falamos aqui.
Um bom exemplo é utilizar um sistema de gestão, como o Simpliza, que integra pedidos de delivery, organiza os atendimentos e ainda oferece funcionalidades como cardápio digital, contole de estoque, painel administrativo e diversas outras ferramentas que focam em facilitar a rotina do seu negócio
Também é importante usar as automações disponíveis no WhatsApp Business, manter respostas padronizadas, agilizar o tempo de resposta e acompanhar o atendimento de perto para corrigir qualquer falha.
No final, o segredo está em tornar o processo de atendimento o mais rápido, organizado e prático possível. Assim, você aumenta as chances de o cliente voltar a pedir com você e ainda ajuda a fortalecer a imagem do seu negócio.