Como abrir uma rotisserie

uma rotisserie

Já pensou em ter um negócio próprio, vendendo comida prática, fresquinha e do jeitinho que o cliente gosta? As rotisseries têm ganhado cada vez mais espaço justamente por isso: atender quem quer comer bem, mas sem ter trabalho na cozinha.

Rotisserie, para quem não sabe, é um modelo de estabelecimento alimentar que ganhou notoriedade nos últimos anos, principalmente pelos novos consumidores no mercado que possuem um estilo de vida muito mais agitado. Mas, por mais corrido que suas rotinas possam ser, eles ainda querem manter um estilo alimentar saudável, optam por um lugar que possa oferecer comidas rápidas e mais naturais que as oferecidas por fast food.

Para você entender mais sobre o contexto da rotisserie, clique aqui e vá até o nosso post em que explicamos o que é esse modelo de negócio.

Como está o mercado para rotisserie

O mercado para as rotisseries está a todo vapor. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor de refeições prontas movimentou mais de R$ 25 bilhões nos últimos anos, e a expectativa é que esse número continue crescendo.

Já esse tipo de segmento de comidas prontas, que já era popular desde a década de 90, tem cada dia mais espaço no mercado, pois muitas pessoas não conseguem ou não querem preparar as próprias refeições, abrindo assim uma oportunidade de crescimento para quem está ou quer começar nesse ramo.

Passo a passo de como montar uma rotisserie

Agora, se você está aqui, é porque possivelmente tem interesse em ingressar nesse ramo, por isso estamos aqui para te mostrar um passo a passo que vai deixar esse processo um pouco mais descomplicado.

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Entenda o que é uma rotisserie e defina o seu público

Para que sua rotisserie possa ganhar forma, é importante saber primeiro qual o tipo de rotisserie você quer abrir. Esse é um ponto essencial para identificar qual será o seu público-alvo.

Já que o diferencial de uma rotisserie para outra é justamente o tipo de comida que ela oferece e para quem oferece.

  • Vai focar em quem trabalha fora e quer marmita pronta?
  • Vai atender famílias que querem comida para final de semana?
  • Quer apostar em um cardápio mais saudável? Fitness? Gourmet?

É claro que tudo precisa ser definido após uma boa pesquisa de mercado, considerando pontos como: a região em que você está, possíveis concorrentes e orçamento. Definir seu público é essencial para montar o cardápio certo e comunicar do jeito certo.

Planeje o cardápio e a operação

Após definir e entender qual o seu público-alvo, é hora de pensar e montar o cardápio. Aqui é importante ressaltar que, se você está começando, é melhor focar em qualidade e montar um cardápio mais enxuto, mas que agrade o seu público. Em vez de apostar em diversidade de pratos para conseguir atrair o maior número de pessoas.

Procure por pratos mais clássicos que agrade ao público que você escolheu trabalhar.

Mas mais do que escolher o que vai vender, é importante pensar em como será sua operação: vai produzir tudo na hora? Vai trabalhar com congelados? Vai aceitar encomendas ou vender direto no balcão? Terá delivery? Cada resposta interfere diretamente na rotina do seu negócio, no estoque e até no número de funcionários que você vai precisar.

Para facilitar muitos processos envolvendo seu cardápio e estoque, contar um sistema que oferece ferramentas como cardápio digital e controle de estoque capazes de automatizar esses dois aspectos importantes do seu estabelecimento e até outros.

Estrutura mínima necessária

Uma vantagem de abrir uma rotisserie é que não é necessária uma grande estrutura para salão. No entanto, é preciso de uma cozinha bem equipada e estruturada para as operações diárias poderem ser realizadas sem problemas.

Como equipamentos básicos, será necessário: fogão industrial, forno, freezer, geladeira, bancadas, utensílios de cozinha e embalagens de qualidade para entrega.

Vigilância sanitária

A Vigilância Sanitária é algo que precisa ser levado extremamente a sério, pois a falta de regularidade nesse quesito pode até mesmo gerar o impedimento do funcionamento do seu estabelecimento, ou pior, o fechamento permanente dele.

Para que a sua rotisserie não seja impedida de funcionar, deixe tudo bem regularizado. Isso inclui desde a estrutura do ambiente, até o armazenamento correto dos alimentos, controle de validade e higiene. Esse cuidado é essencial para garantir a segurança dos seus clientes e evitar problemas futuros. Caso não saiba o que é preciso para deixar o seu estabelecimento na regularidade, temos um post falando sobre isso, clique aqui e confira!

Gestão financeira e precificação

Esse é um ponto que precisa ser tratado com cuidado, pois um erro no financeiro pode ser um tiro fatal no seu negócio. Até porque, não adianta nada vender muito se você não sabe se está tendo lucro. É preciso saber quais são os seus custos, desde os ingredientes até despesas como gás, luz, embalagens, funcionários, aluguel e impostos.

Na precificação lembre-se, é preciso calcular todos os custos diretos e indiretos do produto. Não caia na armadilha de calcular só o valor dos ingredientes. Inclua tudo que envolve a produção e ainda acrescente sua margem de lucro.

Saiba que o financeiro da sua rotisserie não precisa ser complicada, pois com toda a tecnologia disponível existem inúmeras formas de tornar essa parte tão importante mais rápida e segura, um exemplo são os sistemas de gestão como o sistema Simpliza que conta com diversas funcionalidades, incluindo ferramentas de gestão financeira.

A importância da divulgação

Por último, mas de forma alguma menos importante, divulgação. Hoje, manter uma presença no meio digital é fundamental para todo tipo de negócio. Já que as mídias sociais são com certeza uma das melhores divulgações que todos têm disponíveis hoje em dia.

Não adianta ter comida boa, preço justo e um espaço todo organizado se ninguém sabe que a sua rotisserie existe, né? Por isso, caprichar na divulgação é uma parte fundamental para fazer o negócio acontecer de verdade.

O boca a boca funciona, claro, mas nas redes sociais ele acontece muito mais rápido. Estar presente no Instagram, no WhatsApp e até no Google pode fazer toda a diferença para ser encontrado por novos clientes.

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