Como garantir acessibilidade em restaurantes? Veja dicas de adaptação

A acessibilidade é um tema muito importante nos dias de hoje. No Brasil, temos quase 12,5 milhões de pessoas com deficiência (PCD). É importante lembrar que PCDs também são consumidores, portanto, é necessário pensar na acessibilidade em restaurantes. 

Acessibilidade em restaurantes diz respeito a elementos como o design e layout dos restaurantes, que deve permitir que pessoas com deficiência entrem, naveguem e usem suas instalações e serviços com facilidade.

O objetivo da acessibilidade em restaurantes é promover a inclusão e proporcionar uma experiência gastronômica confortável para todos os clientes, independentemente de suas habilidades físicas.

Neste artigo, vamos explorar alguns aspectos da acessibilidade em restaurantes, incluindo projeto de construção, opções de menu e atendimento ao cliente. O objetivo é destacar a importância da acessibilidade em restaurantes, seus benefícios para pessoas com deficiência e as medidas que podem ser tomadas para melhorar a acessibilidade nesse setor.

A acessibilidade não apenas ajuda a garantir o conforto e a segurança dos clientes, mas também melhora a reputação dos restaurantes e seu apelo geral a uma base de clientes mais ampla.

O que você verá neste artigo:

  • O que é acessibilidade 
  • Lei da acessibilidade
  • Importância da acessibilidade em restaurantes
  • Como garantir acessibilidade em restaurantes
  • Facilite a gestão com o sistema gratuito do Simpliza
  • Conclusão
  • Leia mais: conteúdo extra…

O que é acessibilidade

Acessibilidade refere-se a escolhas de design, arquitetura, linguagem, ambientes e serviços que facilitem que pessoas com deficiência os usem com facilidade. 

Isso pode incluir acessibilidade física, como o design de edifícios e espaços para serem facilmente navegáveis por pessoas que usam cadeiras de rodas, e acessibilidade cognitiva, como o uso de linguagem e imagens claras e concisas em sites ou produtos que sejam facilmente compreendidos por pessoas com deficiência cognitiva ou de desenvolvimento.

O objetivo da acessibilidade é remover barreiras e criar um ambiente inclusivo onde todos os indivíduos, independentemente de suas habilidades, possam participar e se envolver em atividades e serviços. Isso inclui igualdade de acesso à informação, emprego e outras oportunidades.

Lei de acessibilidade

Conhecido como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Lei 13.146/2015, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Seu principal objetivo é dar maior autonomia a pessoas com deficiência (PcD) e mobilidade reduzida, eliminando barreiras físicas que elas enfrentam no cotidiano.

Além dela, também está valendo desde o início do século XXI a Lei 10.048/2000, que determina o atendimento prioritário a PcD e demais pessoas com mobilidade reduzida. 

É importante ter noção de todas as leis e regras normativas que dizem respeito à acessibilidade das pessoas ao seu restaurante, já que algumas delas são obrigatórias à todos os estabelecimentos. 

Importância da acessibilidade em restaurantes

Como garantir acessibilidade em restaurantes? Veja dicas de adaptação

1.  Evitar penalidades

Os órgãos públicos municipais e estaduais estabelecem, em leis próprias, os valores e as condições de aplicação de multas a estabelecimentos que descumprirem a NBR 9050 e o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

2. Promover a inclusão

A acessibilidade em restaurantes ajuda a criar um ambiente inclusivo onde todos os indivíduos, independentemente de suas habilidades, se sintam bem-vindos e possam desfrutar de uma experiência gastronômica sem barreiras ou limitações. Isso ajuda a promover um senso de comunidade e respeito pela diversidade.

3. Melhora a experiência dos clientes

Ao fornecer recursos de acessibilidade, como rampas, banheiros acessíveis e opções de menu em braile, os restaurantes podem melhorar a experiência geral do cliente para pessoas com deficiência. Isso pode resultar em maior satisfação e fidelidade do cliente.

4. Apoia a independência de PCDs

Os recursos de acessibilidade em restaurantes apoiam a independência de pessoas com deficiência, permitindo que naveguem e usem as instalações por conta própria, em vez de depender da ajuda de outras pessoas.

5. Atrai uma base de clientes mais ampla

Ao fornecer recursos de acessibilidade, os restaurantes podem atrair uma base de clientes mais ampla, incluindo pessoas com deficiência, seus amigos e familiares e outras pessoas que apreciam e apoiam a inclusão. Isso pode levar ao aumento de negócios e receitas.

Como garantir a acessibilidade em restaurantes

Como garantir acessibilidade em restaurantes? Veja dicas de adaptação

Apesar das pessoas com deficiência de mobilidade dependerem de uma estrutura específica para acessar o restaurante e demandarem mais adaptações de acessibilidade em restaurantes, existem outros tipos de deficiências que devem ser levados em conta. 

  1. Atualize a estrutura

Certifique-se de que o espaço físico do restaurante seja acessível, incluindo a entrada, banheiros e áreas de refeições. Isso pode envolver a instalação de rampas, portas automáticas e opções de assentos acessíveis. 

  1. Opções de menu

Ofereça opções de menu acessíveis a pessoas com deficiência, como menus em braille ou menus impressos grandes. Considere oferecer uma variedade de pratos que atendam a diferentes necessidades dietéticas, incluindo opções sem glúten, vegetarianas e veganas.

Comida Vegana: Pratos Para Servir em Seu Restaurante

  1. Treine sua equipe

É fundamental que sua equipe saiba adaptar todas as estruturas e serviços para uma pessoa com deficiência que visitar seu restaurante. Treine sua equipe para atender todas as necessidades possíveis, seja em adaptar um equipamento, falar de forma clara e compreensível ou até mesmo usar a linguagem de sinais para se comunicar com os clientes.

  1. Encoraje Feedback 

Incentive os clientes com deficiência a fornecer feedback sobre suas experiências gastronômicas e usar essas informações para fazer melhorias. Além disso, envolva-se com organizações locais de apoio para PCDs para se manter informado sobre os novos padrões de acessibilidade e as melhores práticas.

Facilite a gestão com o sistema gratuito do Simpliza

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Conclusão

No Brasil, é lei fazer algumas adequações para que haja mais acessibilidade em restaurantes. Certifique-se que seu restaurante está dentro das normas estabelecidas. 

Mas, além disso, procure sempre formas de aumentar a acessibilidade no seu restaurante. Isso encanta seu público, porque as pessoas gostam de ver um estabelecimento que trata PCDs com dignidade e igualdade.

São esses diferenciais que fazem seu restaurante se destacar da maioria! E pode contar com o Simpliza para gerenciar seus gastos.

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