Público-alvo para restaurante: como essa escolha interfere na imagem do seu negócio

atendente no balcão sorrindo para a camera

Um público-alvo não é apenas quem você pretende atingir, mas é também quem você atrai para o seu restaurante. E isso não impacta apenas no seu faturamento, mas também na imagem ao todo do seu negócio, na impressão que ele causa.

É através do público-alvo que descobrimos qual a melhor imagem que o seu estabelecimento pode e deve transmitir e quais as melhores estratégias para atingir o público ideal.

Agora quer ficar ainda mais por dentro desse assunto, então continue com a gente ao longo do post.

Como definir o público-alvo de um restaurante?

Apesar de não ter uma receita certa sobre como fazer isso de fato, já que depende de vários fatores como localização, investimento, espaço no mercado.

Muitas vezes o público que você quer atrair até o seu estabelecimento não é o mesmo que frequenta o local onde o seu restaurante está localizado, ou às vezes o público que você quer atrair demanda um investimento maior daquele em que você pode investir no momento.

Esses fatores, é claro, não impedem você de atrair o seu cliente ideal, mas às vezes são empecilhos que podem ser evitados reconsiderando a sua escolha de público e usando os seguintes critérios para avaliar qual a sua melhor aposta de cliente:

Sistema de gestão para restaurantes

Avalie o mercado:

Pesquise seus concorrentes, identifique quais restaurantes ao seu redor são seus possíveis concorrentes e analise suas estratégias. Veja qual público eles atendem, como se comunicam e o que você pode oferecer de diferente, ou melhor.

Analise o conceito do seu negócio:

A ambientação do seu estabelecimento cria todo o conceito dele, assim, quando procurar definir o seu público, precisa pensar se eles se encaixam ou se esse público se interessa em frequentar um estabelecimento com o seu conceito. Por isso, antes de tudo, entenda o seu restaurante e o que ele está propondo.

Localização:

A localização é um ponto importante na hora de identificar o seu cliente, um grande exemplo disso é: se o seu estabelecimento estiver localizado em grandes centros com prédios empresariais, ele vai receber um grande número de funcionários das empresas que estão em volta.

Cardápio:

O tipo de comida que você serve é um fator quase que crucial para estabelecer o seu público-alvo. Pense que o público de uma cafeteria gourmet é diferente do público de um self-service. Claro que nada impede a mesma pessoa de frequentar ambos, mas, analisando os clientes diários, a diferença entre os públicos fica evidente.

Preços:

O preço é talvez o grande fator para definir o seu público, claro que apenas ele não tem o poder de definir qual o tipo de cliente o seu estabelecimento vai atrair, mas ele é claramente um dos que mais tem peso. Preços mais acessíveis tendem a atrair um público diferente daquele que procura por uma experiência mais sofisticada, por exemplo.

Exemplos de público-alvo para restaurante

Público familiar: esse é um público constituído por diferentes pessoas, os estabelecimentos que recebem, ou pretendem atrair esse público, precisam estar prontos para lidar com pessoas de diferentes faixas etárias, desde idosos até mesmo crianças. Uma boa tática para atrair esse tipo de público é aderir a um cardápio infantil.

Público vegetariano: a nova geração aumentou significativamente a quantidade do público vegetariano nos últimos anos. Quer atrair esse público, mas não quer que seu restaurante seja focado apenas em comida vegetariana, então procure implementar opções vegetarianas no seu cardápio, ofereça substituições de ingredientes por versões vegetarianas. 

Público fitness: tem se tornado cada vez maior. Esse público procura geralmente por uma comida que encaixe na rotina de alimentação saudável, com foco em ingredientes leves, frescos e balanceados. Informações nutricionais no cardápio e opções low carb, sem açúcar ou sem glúten podem ser um diferencial.

Público executivo: geralmente estabelecimentos que ficam localizados próximos a prédios empresariais. É um público constituído por funcionários que prezam pela economia de tempo, ou seja, procuram por refeições que, mesmo tendo o preparo rápido, ainda sejam balanceadas, com um gostinho de comida caseira. São um ótimo público para marmitarias e rotisseries, que focam em comida pronta com qualidade. Para esse público, o mais importante, além da qualidade, é a velocidade, por isso apostar em ferramentas digitais como cardápio online é sem dúvidas uma ótima escolha.

Público gourmet: esse é um público que está disposto a pagar um valor mais elevado por suas refeições, mas também é exigente. Eles não buscam apenas um prato saboroso, mas sim uma experiência completa, que envolve apresentação, ambiente e atendimento.

Público noturno/social: composto por pessoas que gostam de sair à noite, conversar, petiscar e tomar drinks. Buscam ambientes animados, com música e clima descontraído. Uma boa forma de atrair esse público é investir em happy hour, carta de drinks variada, porções para compartilhar e até música ao vivo.

Turista: é o público forte de pontos turísticos, são clientes que buscam por experiências locais como pratos típicos, que podem vir acompanhados por informações gastronômicas locais.

Como a tecnologia aprimora a imagem do seu restaurante

Quando falamos sobre a imagem de um estabelecimento, é quase unânime a prioridade que todos demonstram em serem lembrados por eficiência, refletindo qualidade na imagem do restaurante.

Para a imagem do seu restaurante se manter forte e atualizada, a tecnologia é uma aliada indispensável. Sistemas de gestão, como o sistema Simpliza otimizam e fonecem funcionalidades como cardápios digitais acessados por QR code, controle de estoque automatizado e integração com plataformas de delivery fazem toda a diferença no dia a dia e também na percepção do cliente.

Além de facilitar processos internos, esses recursos passam a impressão de um negócio moderno, organizado e preocupado com a experiência do consumidor. E, convenhamos, isso conta muito na hora de fidelizar clientes e se destacar da concorrência.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

You May Also Like