Cardápio vegano para restaurante: Como apresentar pratos veganos no menu

Cardápio vegano para restaurante: Como apresentar pratos veganos no menu

Quer montar um cardápio vegano para seu restaurante? Então você está no artigo certo!

Confira dicas para apresentar seus pratos veganos no menu de forma que desperte a atenção dos clientes.


Seu restaurante não precisa ser especialista para oferecer um cardápio vegano. É completamente possível reservar algumas opções específicas e preparar comidas deliciosas sem qualquer ingrediente de origem animal.

Além disso, você também pode montar um cardápio vegano que seja alternativo do seu cardápio tradicional, oferecendo opções veganas de pratos principais, sobremesas etc.

Ao oferecer opções veganas no seu negócio, você consegue atender a uma demanda crescente no Brasil, de um público fiel aos próprios princípios, sem necessariamente deixar de agradar à clientela tradicional.

Segundo a CNN Brasil, dados levantados pelo Ministério da economia mostram que em 10 anos o número de empresas abertas com o termo “vegano” no nome cresceu mais de 500%. Em 2022, com dados até abril, foram abertas 117 empresas utilizando “vegano”, “vegana” ou “veganos”.

Com isso, alguns restaurantes começaram a se adaptar e oferecer novas opções no cardápio para atender esse público.

Mas, para fazer isso, é preciso tomar alguns cuidados específicos, assumir alguns compromissos e, claro, saber montar bem o seu cardápio para um mercado extremamente consciente e exigente.  Além de pesquisar e se informar.

Em nosso artigo Como montar um cardápio vegano para restaurante? já apontamos diversas dicas para elaborar um cardápio vegano, além de explicar a diferença entre Veganismo X Vegetarianismo e as vantagens de possui um menu 100% vegano para seu negócio.

Agora, nesse artigo o qual você está lendo neste momento, vamos te ajudar com dicas para apresentar os pratos veganos em seu cardápio vegano para restaurante. Para que dessa forma, você venda muito e fidelize a clientela do veganismo.

Vamos lá?!

Cardápio vegano para restaurante: Como apresentar pratos veganos no menu

Como montar um cardápio vegano?

Dicas para apresentar pratos veganos em seu menu

Como você deve estruturar seu cardápio para impulsionar a escolha de pratos veganos? Confira agora mesmo e garanta o sucesso das vendas com seu menu vegano:

1) Capriche nas descrições e na categorização

Quando nos tratamos do veganismo, a descrição dos itens em um cardápio vegano é um fator fundamental para esclarecer dúvidas na hora do pedido. 

Portanto com detalhes todos os ingredientes e até preparação dos pratos, desde nomes, composição, ingredientes e modo de preparo.

Além disso, se você não for montar um cardápio separado para suas opções veganas, crie uma categoria específica em seu cardápio, como uma seção denominada “Comida Vegana”. Ou também por meio de um indício visual, como o uso de um selo “vegano” ao lado do item.

Fazendo isso você transmite segurança para seu público vegano e evita que os clientes se confundam e façam pedidos equivocados (o que inclui a parcela não vegana da clientela também).

Além de tudo isso, quando descrevemos o prato destacando suas qualidades, ele automaticamente se torna mais interessante.

Por isso, considere evidenciar em sua descrição características como:

  • a origem do prato
  • o sabor
  • a aparência
  • a sensação ou sentimento que ele desperta

Você pode usar termos como “cremoso”, “aveludado”, “crocante”, “macio”, “artesanal” ou outras palavras que ajudem o cliente a pensar na experiência que ele vai ter ao consumir o prato vegano.

Essa dica vale tanto para seu cardápio vegano como seu tradicional.

Cardápio vegano para restaurante: Como apresentar pratos veganos no menu

2) Faça uso de boas imagens

O ser humano “come com os olhos” primeiro, certo? Somos extremamente visuais e por conta disso, fotografias caprichadas fazem toda diferença para o cliente.

Com isso em mente, caprichar nas imagens ajuda a vender melhor! E não só em seu cardápio, como também em sites, redes sociais ou aplicativos de delivery. 

Portanto, use boas fotos, que transmitam a ideia de alimentos frescos por meio de cores vivas, por exemplo. 

Aqui alguns artigos que podem te ajudar nessa etapa:

Fotografia de alimentos: 7 dicas para fazer as melhores fotos para delivery e marketing

Marketing para restaurante: 8 bancos de imagens gratuitos para você usar na sua divulgação

Cardápio vegano para restaurante: Como apresentar pratos veganos no menu

3) Crie Layouts Interessantes para o seu cardápio vegano

A estética do cardápio também é um detalhe importante para despertar o interesse do público vegano! Não basta adicionar fotos e descrições de qualquer maneira, você pode criar um layout funcional e interessante.

Utilize letras simples e legíveis, adicione fotos bem produzidas e use um layout moderno que não tem erro.

Para caprichar no design do seu cardápio vegano, a dica é utilizar ferramentas de edição, como o Canva, que é gratuito e possui diferentes templates personalizáveis. 

Confira nosso post Canva: o que é e como usar para editar imagens e saiba como usar esta plataforma para deixar seu cardápio mais atrativo.

Cardápio vegano para restaurante: Como apresentar pratos veganos no menu

Qual o melhor sistema para caixa de restaurante?

Sistema para restaurante e bar Simpliza: Você já viu um software grátis e completo?

O Simpliza é um sistema para restaurante cuja missão é a de facilitar a administração e dar uma folga para os empreendedores que estão sempre de plantão.

Para isso, automatizamos os processos no seu restaurante, para que você não precise se preocupar com eles.

Nosso software foi desenvolvido essencialmente para ser simples de manusear, para facilitar as transações e gestão do seu restaurante.

Nossas telas são intuitivas e nosso sistema é rápido, todas as vendas chegam somente em uma tela (delivery, cardápio digital, mesas e integração iFood) e nosso administrativo te deixa por dentro de tudo o que está acontecendo com seu negócio, desde itens mais vendidos, menos vendidos até horários de maior e menor movimento.

Automatizando sua gestão, você economiza tempo, dinheiro e diminui os erros cometidos por funcionários e gestores. 

Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

E mais! Nosso diferencial é nosso suporte, que é especializado e treinado para fornecer um atendimento humanizado e baseado em parceria com você!

Nós te oferecemos um programa de vendas com delivery, comanda eletrônica, integração iFood e aiqfome, cardápio digital, PDV completo/frente de caixa e o nosso dashboard/painel administrativo.

Nosso dashboard para restaurante é completo e te ajuda a gerenciar todos os processos do seu empreendimento: fiscal, integrações, caixa e muito mais!

Ainda não acabou! Nós também temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E também temos integração com a Goomer Go, que é referência em autoatendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Clique aqui e saiba mais!

Conclusão

Seguindo essas dicas e caprichando em sua pesquisa sobre veganismo, temos certeza que suas vendas serão um sucesso!

E aí, esse post foi interessante para você? Aproveite e conheça nosso blog!

Continue lendo…

Comanda para bar: diferenças entre comanda eletrônica e comanda de papel

6 dicas de marketing de baixo custo para restaurante

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like