Bistrôs são restaurantes pequenos e aconchegantes que caíram no gosto popular, você quer saber como abrir um bistrô? Siga as nossas dicas…
Um bistrô é um tipo de restaurante conhecido por ter um espaço aconchegante e um menu mais concentrado e especializado em alguns tipos de culinária. Vamos falar sobre como abrir um bistrô?
Abrir qualquer tipo de negócio de restaurante é um processo que demanda tempo, investimento e muita pesquisa sobre o mercado da sua região de negócios. Um bistrô não é diferente.
Apesar de ser normalmente um restaurante com espaço menor, e que portanto, tem menor fluxo de clientes, um bistrô ainda deve funcionar muito bem para gerar lucro para o empreendedor.
Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostram que o mercado alimentício está super aquecido no período pós-pandemia. Com uma retomada vigorosa do setor, muitos restaurantes já estão aumentando sua equipe em 2022.
É importante levar isso em consideração quando estiver planejando seu negócio, e muitos outros fatores também. Vamos falar mais sobre isso:
O que você verá neste artigo:
- O que é um bistrô?
- Como abrir um bistrô?
- Simpliza: Sistema que te ajuda na gestão de restaurantes e bistrô
- Conclusão
- Leia mais: Conteúdo extra…
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O que é um bistrô?
O bistrô é um tipo de restaurante, a diferença entre os dois negócios é simples: o bistrô costuma ser um restaurante menor e mais aconchegante.
Tem a característica de ser um negócio familiar e atuar de maneira íntima com os clientes do estabelecimento, e oferecendo uma comida no estilo mais caseiro, mas com diferenciais de gastronomia profissional.
O bistrô também tem a característica de servir pratos com maior custo-benefício, já que o consumidor está esperando uma comida mais caseira e despretensiosa. Porém, os bons bistrôs apresentam sempre um diferencial de gastronomia internacional.
A história dos bistrôs remonta à Europa, principalmente à França, onde surgiu esse tipo de restaurante. A estimativa é de que os primeiros tenham surgido no século 18, quando as pessoas serviam comida dentro de suas próprias casas para ajudar nas contas.
Desde então, têm se tornado mais modernos, sem perder a característica minimalista, aconchegante e caseira. Os bistrôs são muito famosos na Europa, e as pessoas costumam ter seus bistrôs “de estimação”, onde frequentam sempre.
É importante lembrar, quando pensamos em como montar um bistrô, que o toque especial desse negócio é a proximidade do dono ou gerente com a sua equipe e com seus clientes, criando um clima caseiro.
Portanto, se sua intenção é ter um negócio pequeno e com uma cartela de clientes fixa, onde as pessoas possam desfrutar de boa comida por um preço justo, o bistrô é perfeito para você.
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Como abrir um bistrô
Se você acha esse modelo de negócio interessante e quer montar um restaurante menor e mais caseiro para dar seu toque pessoal, fique atento às dicas que o Simpliza preparou:
Menu pequeno e com toque pessoal
Por ser um restaurante pequeno e sem impacto de marca, o que vai diferenciar seu bistrô e fazê-lo ser reconhecido na sua região é a comida. Nos bistrôs, é comum que a comida tenha referências internacionais, principalmente da comida italiana e francesa.
Também é fundamental que em um bistrô a comida tenha um toque pessoal, seja bem temperada e não busque agradar a todos, porém que seja de qualidade.
É comum também que o cardápio varie conforme o tempo, fazendo principalmente uma seleção de pratos especiais do dia, com valores mais em conta. Essas decisões devem ser negociadas diretamente com seu chef, que deve ser um profissional exímio.
O menu de um bistrô é normalmente mais reduzido, com poucos pratos, e dando prioridade para os pratos “especiais” do dia. Estes pratos devem ser simples, mas cheios de sabor e sempre com algum toque que eleve a qualidade dos ingredientes.
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Lugar pequeno e aconchegante
Quando estiver planejando abrir um bistrô, dê prioridade para a escolha da região e do imóvel que vai utilizar. Isso porque os bistrôs são frequentados normalmente por pessoas de classe média e alta, portanto devem estar próximos desse público.
Outro elemento é o imóvel, que deve ser pequeno e aconchegante, como mencionamos. Porém, deve ter um tamanho suficiente para as estruturas do restaurante, com banheiro para clientes, balcão e cozinha, além dos equipamentos necessários.
Equipe profissional e de confiança
A vantagem do bistrô ser um negócio de menor escala é que sua equipe pode ser mais reduzida, com poucos garçons e equipe de cozinha menor. O que te deixa mais espaço para contratar profissionais de qualidade, que tenham experiência e sejam acolhedores com os clientes.
A característica do bistrô é um menu reduzido, com poucos pratos, então é esperado que seja mais rápido que um restaurante comum. Leve isso em consideração quando for atender seus clientes.
Contrate profissionais que entendam sobre a culinária internacional e de preferência sobre vinhos, já que um bistrô costuma servir vinhos com as refeições.
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Decoração aconchegante para um toque caseiro
Um bistrô é um restaurante famoso por sua personalidade e sua decoração caseira, que faz você se sentir como se estivesse em casa. Para isso, não é necessário que haja muitos elementos.
Dê preferência para móveis mais rústicos e decorações que tenham uma história. Tanto da sua família, do bairro onde está localizado ou de um outro país.
Móveis usados e vintage são comuns nesse tipo de estabelecimento. Eles dão a impressão de que se está numa casa de família tradicional, o que aumenta a sensação de conforto dos seus clientes.
Móveis de madeira rústica, toalhas de mesa em xadrez, quadros negros, vinhos e uma iluminação mais amena, tornam o espaço muito acolhedor.
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Não deixe de atender o delivery
Apesar da proposta de um bistrô não estar diretamente ligada à modernidade dos deliverys, atualmente é quase impossível fugir desse modelo de vendas. O delivery pode ser utilizado inclusive por seus clientes, quando não puderem ou quiserem ir presencialmente ao restaurante.
Para não estragar a proposta do ambiente do bistrô, esquematize uma maneira dos serviços de delivery acontecerem paralelamente ao seu salão. Afinal, se seus funcionários ficarem correndo com embalagens de delivery de um lado pro outro, pode quebrar o ambiente aconchegante do seu bistrô.
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O Simpliza é um sistema para gestão de bistrôs completo, com todas as ferramentas necessárias para gerir seu negócio, desde o cardápio até o delivery. Conheça as nossas ferramentas:
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Conclusão
Para ter um bistrô de sucesso, dê atenção às dicas dadas pelo Simpliza. Pense principalmente em criar um ambiente caseiro e aconchegante para atrair os clientes da sua região.
Não se esqueça de elaborar um menu simples mas sofisticado, que agrade ao paladar dos clientes sem perder a característica do seu chef. Considere também trazer inspirações da cozinha internacional para seu bistrô.
Boa sorte e conte com o Simpliza para fazer seu negócio crescer!
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