Antes de realmente abrir um restaurante, existem algumas etapas que não podem ser deixadas para trás. Para o bem da organização do seu negócio, principalmente na hora de começar um, existem passos que não podem simplesmente ser pulados, pois a falta deles acometeria uma série de erros que futuramente poderiam levar o seu negócio ao fim.
Hoje falaremos sobre o plano de negócio, um documento que detalha absolutamente tudo que envolve o desenvolvimento do seu restaurante, e te mostraremos por que ele é tão essencial para o planejamento do seu estabelecimento.
O que é um plano de negócio?
Um plano de negócio funciona como uma visão geral do seu restaurante, nele deve constar tudo sobre o planejamento do seu negócio, tudo de forma minuciosa. Apesar de não parecer, ele é parte fundamental do planejamento de um negócio, não sendo um passo único ou restrito apenas ao setor alimentício.
Nele deve contar passos como seus objetivos e metas que você pretende atingir com o seu restaurante, além de ser fundamental para definir tópicos como valores a serem investidos e público-alvo, por exemplo.
Qual a importância de fazer um?
Já viu algum estabelecimento desorganizado? Bagunçado e financeiramente instável? Eu aposto que sim. Já se perguntou como alguém consegue fazer um lugar sem organização sobreviver e ainda tirar lucro em cima disso? Não tem como.
É claro que cada caso é um caso, e existem sim lugares que se mantiveram por muito tempo de forma desorganizada, mas a verdadeira questão é, será que seus donos obtinham grandes lucros com os seus negócios? Será que não tinham mais dores de cabeça do que ganhos reais?
São muitas perguntas, mas a resposta é a mesma, todos os problemas causados por falta de planejamento podiam ser facilmente evitados com um simples plano de negócio. Esse documento ajuda a prever desafios, organizar as finanças e estruturar melhor o restaurante para garantir sua estabilidade e crescimento.
Como montar um?
Você já sabe o porquê de ter um plano de negócio, agora só precisa montar um. Mas não precisa se estressar tentando pensar em como criá-lo do zero, pois trouxemos todos os pontos que precisam ser levados em consideração em um bom plano de negócio.
Definir o seu público-alvo
Um passo importante que não pode estar de fora do seu plano de negócio é a parte de definir um público-alvo. Quem são os clientes que você deseja atender? Quais são seus hábitos de consumo? Como seu restaurante pode atendê-los da melhor maneira? Saber para quem você está vendendo ajuda a definir estratégias mais assertivas e aumenta suas chances de sucesso.
Análise a sua concorrência
É preciso saber onde você está pisando antes de se jogar de cabeça. Pesquise por lugares que investiram em propostas similares a sua, estude eles, os serviços que oferecem e a estrutura de seus estabelecimentos, procure saber como eles são avaliados por seus clientes, em que o seu restaurante pode se destacar deles.
Estudar a concorrência é ter conhecimento sobre em que você pode ser melhor e em como você pode entrar de maneira forte e competitiva no mercado. Isso permite que você encontre oportunidades de inovação e crie diferenciais para atrair mais clientes.
Trace um plano de marketing
Um plano de marketing bem estruturado é essencial para o sucesso do seu restaurante. Ele deve abordar os seguintes pontos:
- Produto: É o que você tem a oferecer, seus serviços ou, no caso de restaurantes, a sua comida. O que você vai oferecer? Qual será o diferencial do seu cardápio?
- Preço: Quanto será cobrado pelos pratos e serviços? Pense em como definir preços competitivos e que atraia a atenção dos clientes, mas que sejam capazes de serem lucrativos.
- Praça: Onde e como seu restaurante será distribuído? Será físico, delivery ou ambos?
- Promoção: Aqui não estamos falando de descontos, mas sim de como você vai promover seu negócio, seja por meio das redes sociais, influenciadores, programas de fidelidade ou outras estratégias.
Plano operacional
Como será o seu operacional? Quantos funcionários você precisará contratar? Para quais funções? E de quais equipamentos seu restaurante precisará? Quando se trata do modo operacional todas essas perguntas precisam ser respondidas.
A organização da sua equipe é fundamental para garantir que tudo saia bem durante os dias de funcionamento do seu restaurante. Ter funcionários sobrecarregados faz com que as tarefas se acumulem, acabando por gerar estresse no meio da equipe, o que com certeza vai afetar a experiência do cliente. O mesmo vale para os equipamentos. A falta de estrutura pode comprometer a operação e gerar problemas no atendimento.
Financeiro
Nesse tópico, você precisa informar tudo relacionado ao financeiro do seu restaurante. Como já falamos antes, a falta de organização afeta diretamente o seu estabelecimento, mas saiba que o financeiro é certamente a parte que mais sofre. Então, para evitar surpresas indesejadas no seu financeiro, aborde esses pontos no seu plano de negócio:
- Investimento: representa todo o capital necessário para colocar o restaurante em funcionamento. Ele inclui gastos com reformas, compra de equipamentos, mobília, estoque inicial, licenças e outros custos essenciais. Sem um cálculo preciso do investimento inicial, você pode acabar subestimando os gastos necessários, comprometendo a abertura do negócio ou até mesmo deixando de lado aspectos importantes.
- Capital de giro: é o valor necessário para manter o restaurante funcionando nos primeiros meses, cobrindo despesas como aluguel, folha de pagamento, compra de insumos e contas fixas (água, energia, internet, etc.). Muitos negócios quebram por falta de capital de giro, pois é comum que o lucro nos primeiros meses ainda não seja suficiente para cobrir todas as despesas.
- Lucros: é o que garante a sustentabilidade e o crescimento do restaurante. Porém, não basta apenas vender: é preciso entender a margem de lucro, ou seja, quanto de cada venda realmente se transforma em ganho para o negócio. Um plano de negócio bem estruturado deve incluir uma projeção realista de lucros, considerando, aspectos como o preço dos pratos e custos operacionais.
- Reserva de emergência: restaurante está sujeito a imprevistos, como falhas em equipamentos ou períodos de baixa demanda. Ter uma reserva de emergência evita que essas situações se tornem um grande problema. A recomendação geral é que essa reserva cubra pelo menos três a seis meses das despesas fixas do negócio.
- Fluxo de caixa: é o registro detalhado de todas as entradas e saídas financeiras do restaurante. Controlar o fluxo de caixa ajuda a evitar surpresas desagradáveis, como falta de dinheiro para pagar fornecedores ou contas atrasadas.
Estratégia para cenários
Imagino que muitos empreendedores foram pegos de surpresa com a pandemia, e é por isso que esse tópico é tão importante. Se preparar para os mais diversos cenários é tão importante quanto se preparar para receber seus clientes no dia a dia.
Defina metas alcançáveis
Para garantir que seu restaurante cresça de maneira saudável, estabeleça metas realistas e alcançáveis. Isso ajudará a medir o progresso do seu negócio e a ajustar estratégias quando necessário.
Com um plano de negócio bem estruturado, você terá um guia claro para abrir e administrar seu restaurante de maneira eficiente, reduzindo riscos e aumentando as chances de sucesso. Não pule essa etapa e veja como seu planejamento pode fazer toda a diferença no seu empreendimento.
Simpliza sistema que simplifica a sua gestão

Um plano de negócio bem estruturado é essencial, mas sabe o que também não pode faltar para garantir uma gestão descomplicada e eficiente? Um sistema completo de gestão.
O Simpliza é um software de gestão tecnológico e totalmente pronto para te oferecer ferramentas que simplificam o dia a dia do seu restaurante, trazendo ainda mais praticidade para a sua gestão.
Além de possuir um plano grátis, o Simpliza ainda conta com:
- Comanda eletrônica
- Controle de estoque
- Cardápio digital
- Frente de caixa (PDV)
- Gerenciamento de vendas
- Integrações com iFood, Goomer, Omie e Aiqfome
Ficou interessado? Então entre já em contato com a gente e agende já uma apresentação gratuita!
Leia mais…
O que você precisa para abrir um restaurante self service
Pesquisa de satisfação do cliente, como fazer?
Código Bancário: o que é? Por que é essencial nas transações financeiras