Instagram para restaurante e bar: Dicas para criar o perfil do seu negócio

Instagram para restaurante e bar: Dicas para criar o perfil do seu negócio

Confira dicas para criar um perfil no Instagram para restaurante que chame a atenção do seu público-alvo e que garanta vendas online!

Hoje em dia, é praticamente impossível pensar em abrir um negócio para e não construir uma presença forte nas redes sociais. Isso por que, segundo dados do Shopify, o Brasil tem cerca de 99 milhões de usuários ativos no Instagram.

Ou seja, ao abrir um empreendimento do food service, como restaurante, sorveteria, lanchonete etc, é essencial que você crie uma presença forte nas redes sociais, principalmente no Instagram.

Possuir um Instagram para seu restaurante e criar um perfil profissional não só aumentará a visibilidade do seu negócio na internet, como também tornará mais fácil que os usuários encontrem sua marca nas redes e ainda, pode te ajudar a aumentar as vendas delivery!

E foi pensando na importância de criar um perfil profissional para seu negócio que separamos dicas para desenvolver um Instagram para restaurante e food service.

Não perca nossas dicas e melhore sua presença online com um perfil no Instagram para seu restaurante:

Instagram para restaurante e bar: Dicas para criar o perfil do seu negócio

Simplifique o trabalho do garçom e acelere o atendimento com a comanda eletrônica

Dicas para criar um perfil no Instagram para restaurante e bar

As redes sociais, principalmente o Instagram, são importantes canais para divulgar produtos, marcas e serviços. Isso porque, segundo a Shopify, 81% dos brasileiros usam o Instagram para procurar novos produtos e serviços. Você sabia disso?

Além disso, o Instagram também pode contribuir para você conhecer melhor seu cliente e descobrir quais são as preferências de lanches e produtos.

E para te ajudar nessa etapa do seu marketing, criamos um guia rápido com dicas para você saber como criar um perfil no Instagram para restaurante.

São dicas bem simples para você montar o perfil do seu negócio ainda hoje e começar a vender pela internet o quanto antes. Confira agora mesmo:

1) Crie um perfil comercial para seu restaurante

Primeiramente, é muito importante criar um perfil comercial para o seu restaurante no Instagram. Pois esse tipo de conta possui uma série de funcionalidades que o “perfil comum”, também conhecido como “modo usuário”, não oferece.

Essa conta comercial do Instagram recebe o nome de Instagram for Business, que significa “Instagram para negócios”. 

O perfil comercial tem muitas vantagens, como a possibilidade de verificar algumas métricas como, por exemplo, o horário em que as interações acontecem com maior intensidade e engajamento de cada postagem.

Isso pode ser crucial para determinar a melhor hora do dia para realizar suas postagens, de forma com que o mesmo tenha mais interações. 

Ou seja, com as métricas, você consegue entender toda a movimentação do seu perfil e analisar o alcance das publicações e ter acesso à quantidade de perfis que visitaram a sua página. 

Além do mais, no perfil comercial, é possível adicionar opções na bio como “comprar agora” com um link que leva direto para a página no iFood, Rappi, Uber Eats ou site próprio.

Também é possível adicionar a opção “contato” que fica ao lado da foto de perfil. Com essa função, seu cliente pode selecionar se quer fazer uma ligação, mandar um e-mail ou ter acesso ao endereço do restaurante. 

Além disso, se o seu restaurante possuir um cardápio digital, você pode inserir seu link na Bio que leve os usuários direto para seu menu online.

Ainda existem diversas outras métricas que o Instagram fornece sobre seu perfil, como:

  • Média de engajamento por post;
  • Média de curtidas por post;
  • Visitas ao perfil;
  • Cliques no site;
  • Taxas de saída, toques para avançar e voltar (stories);
  • Entre outras. 

Mas lembre-se que para utilizar o Instagram for Business é necessário vincular à conta à página do seu restaurante no seu Facebook. 

Como criar um perfil comercial para meu restaurante? É muito simples:

  • baixe o aplicativo do Instagram no seu celular ou abra a página do Instagram;
  • cadastre as informações necessárias na conta (o nome do usuário é o nome do seu estabelecimento);
  • depois que terminar de cadastrar todas as informações, é só clicar nas três linhas no canto direito superior da tela e selecionar o símbolo da engrenagem (configurações) – ali, você vai ver a opção “mudar para conta comercial”. Basta clicar e pronto, você terá acesso aos dados do público que segue o seu perfil e poderá fazer anúncios pagos para alcançar ainda mais pessoas.

Como criar um Linktree para seu restaurante: Saiba como adicionar vários links na biografia do Instagram

2) Seja visto e crie um nome de usuário fácil de encontrar

Uma estratégia de marketing para restaurante muito boa é adotar um nome simples em seu Instagram para restaurante. Afinal, os seus clientes precisam achar o usuário do seu estabelecimento com facilidade na internet.

Usuários na internet querem rapidez e, por isso, dificilmente buscarão mais que três vezes o nome do estabelecimento.

Escolha um nome de usuário no Instagram facilmente reconhecível. Use palavras-chave comerciais relevantes em seu perfil para ajudar a aumentar seus resultados de pesquisa. Por exemplo, se você tiver uma pastelaria chamada Romanos, coloque como nome do seu perfil no Instagram “PastelariaRomanos”, entendeu?

A nossa dica é que o usuário tenha o mesmo nome do seu restaurante ou marca, e não possua caracteres especiais como números ou demais elementos que possam dificultar a busca. 

Também é importante que você insira na bio do seu perfil, algumas palavras chave relevantes para o segmento do seu restaurante. 

Assim, você aumenta a possibilidade do seu perfil aparecer nas buscas realizadas no Instagram e até mesmo, as chances de ser sugerido na aba de pesquisas.  

Como colocar link de cardápio digital na bio do Instagram?

3) Publique regularmente e com conteúdo diferente nas postagens

Use o Instagram para compartilhar diferentes informações sobre o seu negócio com as pessoas, como o cardápio, história, promoções e novidades.

Você pode mostrar os tipos de produtos que são vendidos em seu restaurante, colocando fotos bem atrativas para estimular a vontade de comprar e falar como eles são produzidos.

Acompanhar outros perfis de restaurantes para se inspirar nas ideias é importante para você criar publicações que funcionem para o seu estabelecimento.

Uma dica legal é que existem aplicativos gratuitos no celular, como o Canva, que te permite escrever nas fotos que você for publicar ou até mesmo colocar sua logomarca! No Canva, você pode criar postagens de graça para seu Instagram para restaurante.

Além disso, não se esqueça de explorar diferentes formatos de postagem, como foto para o feed, carrossel, vídeo, reels, IGTV e storys.

Além disso, crie o hábito de publicar regularmente na página do Instagram do seu restaurante. A rede social valoriza os perfis que geram conteúdo (publicam fotos e textos) diariamente e assim, entregam mais suas postagens para os usuários. Então, o melhor é pensar em compartilhar diariamente informações no seu perfil.

10 ideias de post para restaurante e bar no Instagram

4) Use hashtags e faça legendas curtas

As hashtags são palavras curtas usadas com este símbolo (#) na frente. Elas ajudam a organizar as publicações do Instagram, como se fosse um filtro de pesquisa. Sendo assim, no final da legenda de cada publicação você pode usar hashtags com sua localização, o tipo de produto que vende e a mensagem que deseja transmitir.

Um restaurante mexicano localizado em São Paulo, por exemplo, pode adicionar em suas publicações hashtags como #comidamexicana #sãopaulo #restaurantemexicano.

Além disso, não exagere nas legendas! Os usuários não costumam ler legendas com mais de 140 caracteres. Portanto, seja objetivo e cativante na legenda.

Instagram para restaurante e bar: Dicas para criar o perfil do seu negócio

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Tão importante quanto fazer bombar seu restaurante nas redes sociais com um perfil de Instagram para restaurante poderoso, é fazer uma gestão qualificada do seu negócio e garantir a organização das vendas.

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Conclusão – Instagram para restaurante

Agora você já sabe como criar um perfil no Instagram para seu restaurante. É só colocar essas dicas em prática para dar mais visibilidade ao seu negócio!

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

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Instagram para confeitaria e restaurante: 5 dicas de postagem

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