Tudo que você precisa saber para montar o seu delivery em 2025

entregador entegrando uma sacola para uma mulher

Delivery, esse modelo de negócio se tornou muito popular nos últimos anos, mas por quê?

Um dos motivos por trás do grande crescimento desse modelo de negócio é principalmente pela praticidade que ele oferece as pessoas. Se olharmos para a sociedade atual, vemos que a maioria das pessoas vive em estresse e correria, preferindo não ter que gastar seu tempo com tarefas domiciliares do dia a dia, ir ao mercado, fazer sua comida, dirigir e o que mais puder ser evitado, geralmente elas evitam.

Claro que seu crescimento não foi à toa, principalmente por ter ocorrido durante a pandemia, onde a população precisava se manter o mais isolado possível e sair de casa era apenas em casos de necessidade. Nesse cenário, o delivery se mostrou um serviço que oferecia uma solução precisa em forma de entrega.

Hoje em dia, principalmente no Brasil, o cenário para delivery é muito animador, pois esse é um mercado em crescimento e uma tendência que veio para ficar, um serviço que para muitos é quase indispensável.

O conceito de delivery

Para quem não sabe, o conceito de delivery é oferecer um serviço de entrega de produtos ou refeições a domicílio. Podendo ser entregues diversos produtos como: alimentos, medicamentos, produtos de limpeza, bebidas e até mesmo serviços de petshop.

É um serviço crescente em quase todos os ramos, porém, o delivery tem o seu verdadeiro foco voltado para o setor alimentício, sendo um serviço requisitado principalmente por restaurantes, lanchonetes, açaiteria, hamburgueria e até mesmo padarias.

Apesar do ser considerado um negócio nevo esse tipo de trabelho já era realizado pelos denominados disk entrega, que nada mais eram do que um serviço de entrega feito pelo estabelecimento que funcionava também como restaurante, mas ofereciam a possibilidade de enviar até seus clientes quando solicitado.

O que é preciso para começar um delivery?

Sistema de gestão para restaurante grátis

Agora, se você está aqui, é porque tem interesse em começar nesse ramo, mas não está sabendo como nem por onde começar.

Mas não se preocupe, porque hoje trouxemos aqui algumas dicas para te ajudar nessa nova jornada.

Investimentos

Todo negócio precisa de um investimento inicial, então fique ciente de que você terá alguns gastos para começar o seu delivery. Não existe um valor certo para dizer quanto será gasto para montar seu negócio. Mas existem alguns pontos que precisam de um bom investimento. O delivery é um ótimo negócio, pois não demanda um grande investimento como na maioria dos restaurantes. Mas nesses três pontos você não deve ter dó de investir:

  • Embalagens: será que o serviço de entrega delivery teria ganhado tanto espaço se os alimentos pedidos chegassem sempre em péssimo estado? Por isso, na hora de escolher a embalagem, escolha qualidade, mesmo tendo que investir um pouco a mais nesse ponto, acredite, o investimento valerá a pena.
  • Matéria-prima: outro ponto que precisa de um bom investimento. Priorize alimentos de qualidade, vá atrás de pesquisar por fornecedores que tenham credibilidade, investigue se eles não possuem histórico de atrasos na entrega dos insumos, se seus alimentos possuem qualidade e se o valor condiz com o que está sendo entregue.
  • Equipamentos: equipamentos de qualidade fazem toda a diferença na preparação das refeições e no serviço dos funcionários. Equipamentos com uma qualidade inferior são um péssimo investimento, pois possuem um risco maior de ter alguém defeito, o que acaba atrapalhando o desempenho da sua equipe e consequentemente na entrega de um serviço de qualidade.

Tipo de comida

Defina o seu nicho, qual o tipo de comida você está pensando em fazer, esse deve ser um dos primeiros pontos definido. Se ainda não sabe exatamente com o que pretende trabalhar, a melhor forma de definir o seu nicho é pesquisando. Pesquise o que está em alta, como estão seus possíveis concorrentes, com o que é mais fácil começar e por aí vai.

Público-alvo

Mesmo não se tratando de um restaurante onde as pessoas vão até o estabelecimento, é importante definir o seu público-alvo para saber com quem o seu negócio vai conversar. Aqui, você só conseguirá definir isso com pesquisa.

Pense em quem são as pessoas que consomem seus produtos? Qual faixa etária? Quais preferências elas têm? Essas informações vão te ajudar, inclusive, na hora de criar ações de marketing e pensar em formas de atrair clientes de maneira mais eficiente.

Plano de negócio

Explicando de forma rápida para quem não sabe, um plano de negócio é um documento onde serão detalhados seus objetivos e seus passos para conquistar eles. É essencial para quem está começando ter um plano de negócio, já que através dele fica muito mais fácil analisar e traçar estratégias com segurança. Além de ser um ótimo aliado na hora de definir fatores como público-alvo, estratégia de vendas, finanças, entre outros.

Local adequado

Talvez a maior vantagem de começar no delivery seja o fato de não precisar de um local para receber seus clientes. Logo, gastos como móveis, decorações e demais itens usados para oferecer um ambiente confortável e descontraído para seus clientes não são necessários. Esse pode ser talvez um dos fatores que mais faz as pessoas se interessarem por começar um delivery.

Mas saiba que mesmo sem receber clientes, o seu local ainda precisa ser organizado, funcional, limpo e adequado para o preparo e armazenamento correto de alimentos.

Funcionários

Uma das vantagens de abrir um delivery é a possibilidade de trabalhar com uma equipe menor quando comparado a um restaurante tradicional. Ainda assim, é essencial montar uma equipe bem qualificada, por isso invista em treinamento para garantir a qualidade do serviço.

Para o funcionamento do seu estabelecimento, você precisará de funcionários para as funções de cozinheiro, atendentes responsáveis ​​apenas pela gestão dos pedidos nos aplicativos, e entregadores, caso o serviço de entrega seja feito por você e não por plataformas como o iFood.

Documentação

  • CNPJ da empresa
  • Contrato social
  • Comprovante de endereço
  • Alvará de funcionamento e localização
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
  • Laudo de Vistoria Sanitária
  • Planta do imóvel
  • Certificado de Responsável Técnico
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água
  • Comprovante de quitação do IPTU

Simpliza melhor sistema grátis para restaurante delivery

homem arrumando uma entrega

O delivery facilitou o dia a dia de muita gente, além de ser um modelo de negócio inovador que foi feito pensando em trazer mais praticidade para seus clientes. Ele até me lembra de outra coisa que foi desenvolvido pensado nisso.

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