Temakeria: o que é e como montar uma em 2024

O temaki se tornou um prato de destaque nos restaurantes japoneses, por ter um preparo rápido, fácil de comer e delicioso! A preferência por essa comida “fast-food” japonesa já até rendeu um novo modelo de negócio: a temakeria. 

A temakeria se tornou um modelo de sucesso, já que alinha interesses do consumidor atual: algo saudável, fresco e rápido. Seja na receita original japonesa ou com toques “abrasileirados”, essa comida já caiu no gosto do povo.

Apesar disso, montar uma temakeria pode ser um negócio arriscado, principalmente para quem não conhece o mercado. Por isso, o Simpliza vai te ajudar nessa empreitada! Confira nossas dicas e requisitos para abrir a sua própria temakeria de sucesso:

O que você verá neste artigo: 

  • O que é uma temakeria?
  • Como montar uma temakeria? 

O que é uma temakeria?

Uma temakeria é um restaurante especializado na venda de Temakis, uma variação do sushi japonês, feita com arroz, alga nori e variados recheios, no formato de um cone. Os recheios no Brasil geralmente levam salmão, atum, legumes, frutos do mar e o famoso cream cheese. 

Os clientes que procuram uma temakeria esperam encontrar uma grande diversidade de combinações e recheios para os temakis, possibilitando escolher o seu preferido. 

Mas isso não quer dizer que as temakerias possuam somente temakis em seu cardápio. A maioria delas também oferecem diferentes tipos de sushis e algumas até pratos quentes orientais, como yakisoba e teppanyaki. Essa é uma ótima estratégia para evitar limitar demais seu público alvo, já que nem todos gostam ou preferem um temaki. 

Como montar uma temakeria: passo a passo

Antes de investir e montar sua própria temakeria, existem vários passos que você precisa seguir antes, confira alguns deles: 

  1. Comece pelo planejamento

A estimativa do mercado é que o custo inicial para abrir uma temakeria gira em torno de R$50.000 a R$70.000, fora os custos variáveis que devem chegar mensalmente. Ou seja, não é um negócio dos mais baratos. Por isso, é necessário se planejar bem financeiramente antes de dar início a empreitada. 

Além do orçamento, é preciso definir qual o estilo do seu negócio. É necessário também definir seu público-alvo e qual a maneira mais fácil e barata de encontrá-lo. Uma temakeria delivery, por exemplo, pode sair mais em conta inicialmente, mas não atinge todos os públicos. 

  1. Desenvolva um plano de negócios

Comece respondendo e avaliando questões simples sobre seu negócio, por exemplo: como vai ser a decoração, qual o foco do seu restaurante, como será o menu, qual o público-alvo, como competir com a concorrência, qual a expectativa de retorno, etc.

Comece por uma boa pesquisa de mercado e da sua concorrência, analise as táticas e os locais onde estão montadas as temakerias na sua área. Além disso, comece estabelecendo uma lista de possíveis fornecedores e colaboradores na sua região, essa parte é fundamental para o sucesso de qualquer restaurante. 

  1. Atente-se à conformidade legal do negócio

É altamente recomendável contratar um advogado ou contador para te ajudar nessa parte, para garantir que os trâmites legais sejam feitos corretamente. Algumas das etapas desse processo envolvem: 

  • Registro da Empresa;
  • Registro na Receita Federal;
  • Alvará de Funcionamento;
  • Licenças Específicas;
  • Autorizações Ambientais;
  • Contratação de Funcionários;
  • Regularização Tributária.

Esses são alguns dos passos obrigatórios para um empresário no Brasil. Certifique-se de estar dentro dos conformes antes de abrir seu negócio para evitar prejuízos e dívidas futuras. 

  1. Compra de equipamentos

Pode ser difícil estimar quais os equipamentos necessários, já que isso depende de fatores como o tamanho e estilo do seu negócio, mas aqui está uma lista básica de equipamentos necessários: 

  • Balcão refrigerado;
  • Fogão;
  • Panelas e utensílios de cozinha;
  • Esteira de bambu ou forma de Temaki;
  • Forno elétrico ou a gás;
  • Freezer e geladeira;
  • Processador de alimentos;
  • Liquidificador;
  • Exaustor;
  • Máquina de fazer arroz; 
  • Utensílios de preparo de sushi;
  • Utensílios de servir.

Os equipamentos são parte fundamental de qualquer cozinha. Invista em bons equipamentos para evitar despesas maiores com reparos futuros. 

  1. Decoração do seu espaço

Diferente de outros restaurantes, as temakerias e restaurantes japoneses têm um estilo próprio. Claro que você pode personalizar e dar seu toque e estilo para o ambiente, mas é importante remeter aos clientes um ambiente oriental, para maior coesão entre seu espaço e seu produto. 

  1. Delivery para temakeria 

Hoje em dia, poucos negócios conseguem sucesso sem ter uma estratégia de delivery. Isso aumenta a conveniência para seus clientes, além de ampliar suas vendas e receita, especialmente nos horários de pico e finais de semana. 

Se você tem dificuldade em comandar a venda em balcão e delivery, considere contratar um sistema que una os seus pontos de venda, como o software gratuito do Simpliza para temakerias. 

  1. Marketing e divulgação 

Para divulgar seu negócio, você vai precisar empregar estratégias de marketing direcionadas para seu público-alvo. O primeiro passo é criar uma identidade visual atrativa, um menu coeso e preços competitivos para atrair a clientela. 

Atualmente, os marketeiros dizem que “se seu negócio não está na internet, ele não existe”, lembre-se de investir pesado na divulgação em diferentes redes sociais. Compartilhe fotos dos produtos, do seu espaço, da sua equipe e crie conexão e interação com seus clientes. 

Use essas plataformas para divulgar atrações, promoções, combos e descontos para seu público fiel. Não se esqueça de fidelizar sua clientela com estratégias de pós-venda e divulgar seu negócio no Google. 

  1. Contrate um sistema de gerenciamento de temakeria

Conte com a ajuda do Simpliza para gerenciar sua temakeria! Nosso sistema oferece ferramentas essenciais para tirar seu negócio do papel. Com o de delivery, você recebe e gerencia todos os pedidos ao mesmo tempo, de forma intuitiva, ampliando seu alcance e aumentando as vendas.

O Painel Administrativo Simpliza simplifica o fechamento de caixa e a gestão financeira, mantendo suas contas organizadas. A venda por comanda eletrônica proporciona atendimento personalizado e eficiente, reduzindo erros e agilizando o serviço. 

Para vendas presenciais, o PDV unificado garante uma experiência fluida e sem complicações. Com o Simpliza, você proporciona uma experiência impecável aos clientes, tanto no atendimento presencial quanto no delivery, eliminando filas e erros nos pedidos.

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