Como tornar restaurante instagramável: Dicas e tendências

Como tornar restaurante instagramável: Dicas e tendências

Confira 5 dicas para tornar seu restaurante instagramável, entenda o conceito e aumente seu alcance na internet e entre o público!


O restaurante instagramavel é uma nova tendência que surgiu no mercado de food service, sendo muito utilizada como estratégia de marketing para restaurantes.

Isso por que ter um restaurante instagramável contribui com o alcance do seu negócio na internet, através de publicações nas redes sociais de seus clientes.

Com isso em vista, nós desenvolvemos este artigo para ajudar você a aprender mais a fundo sobre o que é essa estratégia e como utilizá-la no seu restaurante, independente de estar começando agora ou já ter um negócio que está funcionando a mais tempo no mercado. 

Sendo assim, não é necessário criar um negócio do zero para aplicar, na prática, o conceito de restaurante instagramavel. Afinal, essa estratégia pode ser colocada em prática até mesmo naqueles negócios que possuem um perfil mais tradicional e com decorações mais antigas. 

Como tornar restaurante instagramável: Dicas e tendências

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O que é um “restaurante instagramável?”

Antes de conferir as dicas que separamos para deixar o seu restaurante instagramavel é preciso entender mais a fundo o que é um “restaurante instagramável” e como surgiu esse conceito. 

Um restaurante instagramável, sendo assim, é um negócio planejado para ser fotografado em seu ambiente, de modo que atraia a atenção dos clientes e proporcione ótimas imagens para serem compartilhadas nas redes sociais, principalmente no Instagram. 

A princípio, pode parecer meio confuso, mas não é difícil entender os motivos que levam essa estratégia a ser um sucesso no mercado. 

Afinal, no mundo todo, tem se tornado cada vez mais importante divulgar e chamar a atenção do público pelas redes sociais. Visto que é por lá que muitos clientes buscam referências e indicações de restaurantes. 

Dessa forma, é preciso não apenas estar presente nessas redes, mas também encontrar maneiras de postar um conteúdo visualmente atrativo. 

Para isso, se faz necessário criar um espaço instagramável em restaurante que permita colocar em prática todas essas estratégias e alcançar um número maior de pessoas.

Com isso, não é só você que precisará tirar fotos e realizar o marketing do seu negócio. Seus próprios clientes irão tirar fotos o seu estabelecimento e postar em suas redes pessoais. Divulgando assim seu restaurante!  

A importância de investir em um ambiente assim está justamente em ser um marketing espontâneo.

Isso porque a pessoa compartilha a foto porque gostou e essa publicação fará com que mais pessoas tenham vontade de ir até o seu espaço para ter essa mesma experiência, repetir a foto e conferir o espaço de perto.

Há inúmeras vantagens em tornar seu restaurante instagramável, como:

  • Atração de clientes novos
  • Aumento do alcance e visibilidade do seu negócio
  • Diferenciação frente à concorrência
  • Fidelização dos clientes
  • Melhora da experiência do consumidor no seu restaurante
  • Maior faturamento do negócio

Para isso, é necessário adotar algumas estratégias para deixar o seu restaurante mais atrativo. Confira agora mesmo nossas dicas!

Como tornar restaurante instagramável: Dicas e tendências

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Como deixar meu restaurante instagramável? 5 dicas e estratégias

A decoração de um restaurante instagramavel precisa ser criativa, fugir do comum e chamar a atenção dos clientes. Além de que o tipo de decoração e ambiente criado deve combinar com o perfil do seu negócio e de seu público.

Confira agora 5 dicas para criar ou tornar seu restaurante instagramável:

1) Crie ambientes temáticos para datas comemorativas

Aproveite comemorações como Dia das Crianças, Dia das Mães ou natal, por exemplo, para criar um ambiente relacionado a essas datas, em que as pessoas possam tirar fotos, afinal, elas já estão em seu restaurante para celebrar a data.

Pode ser tanto a decoração como um todo em seu restaurante, pensando em itens que as pessoas possam ter vontade de fotografar, quanto um cantinho especial preparado para tirar fotos de forma que as pessoas queiram guardar a recordação ao lado de quem elas amam como uma lembrança da data. Talvez com um fundo e um sofá, por exemplo. A criatividade não tem limites e isso depende de você e da sua equipe!

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2) Invista na iluminação

É preciso lembrar que o principal objetivo de um restaurante instagramável é possibilitar e instigar seus clientes a postarem fotos do seu negócio nas redes sociais. 

Portanto, é extremamente importante criar condições favoráveis para que essas fotografias possam ser tiradas com a maior qualidade possível. Sendo a iluminação, a principal delas.

Um ambiente mal iluminado pode desvalorizar todo o trabalho que você teve com a decoração. Por isso, é importante que você sempre se atente a essa questão. 

Se a sua decoração é mais intimista por exemplo, procure produzir pontos de iluminação com algo atrativo no ambiente, para atiçar a espontaneidade da pessoa ao tirar fotos.

Também pode ser interessante pensar na iluminação das mesas, mesmo que apenas em alguns pontos para que, caso o consumidor queira tirar fotos dos pratos, também consiga fazer isso com sucesso.

Caso necessário, invista em iluminação artificial, leds, ou painéis de neon, para melhorar a iluminação do ambiente e criar efeito nas fotos. 

3) Faça um painel criativo para as fotos

Que tal fazer um painel instagramável para o seu restaurante? Pense em qual ponto do seu salão seria interessante produzir esse tipo de painel, de forma que, ao passar, as pessoas tenham vontade de tirar uma foto.

Além disso, você pode também criar um pequeno cenário com itens que o cliente queira interagir, como o desenho de uma praia no painel com cadeiras reais para sentar “na areia” ou um balão desenhado no painel em que a pessoa pode segurar a cordinha real que sai da parede, como se estivesse segurando esse balão na foto.

Descubra algo que tenha a ver com o seu negócio que poderia estar em um painel e que, ao mesmo tempo, desperte a vontade das pessoas de fazerem parte desse ambiente por meio de uma foto.

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4) Crie cantos e paredes atraentes em seu restaurante

Caso o seu negócio não tiver espaço o suficiente para fazer um painel, ou caso você queira outra ideia mesmo, crie uma parede instagramável em seu restaurante. Pense em qual cantinho pode ser usado de maneira criativa.

Use móveis bonitos, objetos ou espelhos neste cantinho. Ao passar, a pessoa pode identificar esse canto ou essa parede como um local para tirar uma foto com alguém ou fazer uma selfie.

Lembre-se sempre de despertar a espontaneidade do consumidor para isso, criando oportunidades no espaço.

Algo que muitos bares e outros tipos de estabelecimentos estão fazendo é criar esse espaço instagramavel no banheiro. Isso mesmo, por que quem nunca tirou uma selfie no banheiro de um bar ou balada? Luzes bonitas e “conceituais” em volta do espelho, com pinturas e quadros em volta e outros elementos que só depende da sua criatividade podem ser utilizados.

Você também pode aproveitar alguma porta ou transformar a sua pia com algo diferente, com uma ilustração que desperte a vontade de tirar fotos.

5) Aposte nas plantas

Plantas deixam qualquer ambiente mais bonito e com mais vida, não é mesmo? Imagine fazer uma parede verde ou um cantinho só com plantas diversas? Plantas também tornam o ambiente mais elegante e aconchegante.

Ou seja, pode usar e não ter medo de exagerar nas plantas para deixar seu restaurante instagramavel. As pessoas adoram plantas, e elas acabam pode deixar o ambiente como um todo mais vivo e arejado.

Proporcionar o contato com a natureza de alguma maneira também pode ser uma ótima ideia para gerar cliques dos seus clientes.

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Conclusão

Quantas ideias podem ser feitas para deixar o seu restaurante instagramável, não é mesmo? Lembre-se de criar um ambiente instagramavel que combine com a proposta do seu negócio e com o perfil do seu público alvo.

E outra coisa! Para encontrar outras inspirações como essas, use redes sociais como o Pinterest ou acompanhe perfis de restaurantes reconhecidos como instagramáveis por aí.

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