Sistema delivery para restaurante: 10 dicas para trabalhar com entregas

Você sabe como montar um sistema delivery para restaurante eficiente? Se o seu delivery anda dando mais dor de cabeça do que lucro, vamos te ajudar a resolver esse problema. 

Atualmente, sabemos que nenhum negócio do ramo alimentício consegue sobreviver por muito tempo sem oferecer alguma forma de delivery ou entregas. Normalmente, os empreendedores optam por usar os apps de delivery conhecidos.

Por conta da praticidade, os donos de restaurante usam um sistema delivery para restaurante que depende totalmente dos aplicativos de delivery. E com as taxas lá em cima, isso pode se tornar um problema.

Além das taxas, muitos empreendedores de plantão acabam não conseguindo lidar com as demandas dos diferentes aplicativos de delivery adicionados às demandas já existentes do consumo presencial. 

Segundo uma pesquisa feita recentemente pela consultoria Kantar, o crescimento de consumo de delivery em 2022 foi de 9%, e a expectativa é que continue com esse crescimento acelerado. 

Ainda segundo a pesquisa, 32% dos brasileiros afirmam pedir comida ao menos uma vez por semana. É um crescimento de 4% em relação a 2020. Isso quer dizer que as pessoas consomem cada vez mais por delivery, e esses números devem continuar crescendo. 

Para te ajudar nessa crescente demanda, o Simpliza preparou esse conteúdo com 10 dicas para revolucionar seu sistema delivery para restaurante e lucrar ainda mais com as suas entregas. Confira!

O que você verá neste artigo: 

  • 10 dicas para melhorar seu sistema delivery de restaurante
  • Sistema delivery para restaurante gratuito: conheça o Simpliza
  • Conclusão
  • Leia mais: conteúdo extra
Sistema delivery para restaurante: 10 dicas para trabalhar com entregas

10 dicas para melhorar seu sistema delivery para restaurante

Para mais sucesso no delivery do seu restaurante, você precisa se organizar! Aqui vão algumas dicas de como fazer isso.

1. Ofereça delivery em diferentes canais

Para ter disponível um ótimo sistema delivery para restaurante é ideal que você tenha diferentes canais de venda. E isso quer dizer, claro, apps de delivery, mas também vendas por Whatsapp, site ou outros canais. 

Pode parecer difícil administrar todos esses canais ao mesmo tempo, e por isso que seu negócio precisa de um sistema integrado com ponto de venda (PDV)

2. Tenha um bom sistema com Ponto de Venda (PDV)

Um sistema que tenha integração com PDV é fundamental. Isso porque esse serviço oferece uma tela única (Dashboard), que mostra todas as informações de delivery de todos os canais em uma tela só. 

Com essa ferramenta, fica muito mais fácil vender em diversos canais. Afinal, quanto mais canais, maior a chance de vender. E a praticidade para seus clientes aumenta, pois cada um prefere comprar por um canal diferente. Você só tem a ganhar!

3. Escolha os canais certos

Depois de configurar seus pedidos no Dashboard de seu sistema delivery para restaurante, é hora de escolher os canais certos. Você pode ter um canal próprio de vendas, pelo Whatsapp, site próprio ou outros.

Mas, talvez prefira utilizar também apps de delivery, como o Ifood e Aiqfome. É importante escolher apps populares na sua região, para contemplar seus clientes. Compare os diferentes aplicativos e as taxas cobradas. Obtenha o melhor negócio para seu restaurante, para que você ainda possa ter lucro com o delivery.

4. Conheça a capacidade do seu restaurante

Conheça bem a capacidade da sua equipe, o tempo de preparo dos pratos, tamanho e quantidade das embalagens. Tudo isso é fundamental para criar um sistema eficiente de delivery para restaurantes.

Se estiver apenas começando seu serviço de entrega, é melhor comprar um número menor de embalagens e  testar se elas atendem às suas necessidades. Se a sua equipe de cozinha for limitada, considere restringir o horário para aceitar pedidos on-line, para ainda acomodar os clientes que jantam no seu restaurante. Você pode começar a melhorar e ampliar seu serviço de entrega depois de ter os dados reais sobre a capacidade de produção do seu negócio.

5. Melhore a comunicação com a sua equipe

Outro fator importante é a comunicação. Sua equipe precisa estar na mesma página e precisa prestar a mesma atenção aos pedidos para viagem.

Ao implementar novos procedimentos, defina claramente as funções e responsabilidades com sua equipe. Afinal de contas, você não quer ter pessoas esperando por pedidos e ocupando espaço em seu restaurante. Quando sua equipe estiver em sintonia, as operações serão executadas sem problemas e atrairão novos clientes facilmente.

6. Crie um cardápio digital de delivery

Evite complicações criando um cardápio digital que mostre seu menu para os clientes através do sistema delivery para restaurante. Ao criar seu cardápio, o fator mais importante que você deve considerar é o prazo em que os alimentos estarão prontos para entrega sem comprometer a qualidade dos alimentos. Nem todos os itens do cardápio são os melhores produtos para entrega.

Um cardápio digital ajuda seu cliente a escolher o que vai pedir e conhecer seu negócio e seus produtos. Além de ajudar nas compras por sites ou Whatsapp, por exemplo. 

Na hora de montar um cardápio para delivery, considere as seguintes questões: 

  • Você pode entregar a comida sem que ela fique encharcada ou aguada?
  • Você tem uma embalagem adequada para o prato?
  • Sua equipe pode preparar a refeição em um tempo ideal para a entrega?
  • A margem de lucro para o item específico pode cobrir os custos de entrega?

É melhor manter seu cardápio de delivery curto e simples, especialmente porque os clientes famintos não terão paciência suficiente para examinar uma longa lista de opções. O ideal é que você considere apenas os itens mais vendidos e que terão um bom trânsito.

7. Tenha certeza que os pedidos estão certos

Quando um negócio está começando a fazer delivery, é muito importante não deixar uma má impressão com os clientes. Tudo precisa estar conforme o pedido, e se você não tem capacidade de entregar, não prometa ao cliente.

Certifique-se, antes de abrir seu delivery, que tem como atender à demanda sem ter prejuízos ou prejudicar a reputação do seu negócio.

Muitas pessoas que consomem seu delivery podem vir a se tornar clientes fiéis e eventualmente até visitar seu restaurante pessoalmente. Atente-se a isso toda vez que mandar um pedido para entrega.

8. Tenha logo e embalagens personalizadas

Crie um identidade visual para seu negócio e certifique-se de estampá-la nas embalagens, adesivos, guardanapos e tudo que acompanha no delivery. Isso faz com que o cliente lembre da sua marca.

Lembre-se que são investimentos que fazem a diferença no seu sistema delivery para restaurante. Você não precisa gastar muito se entregar um serviço de qualidade.

9. Certifique-se de oferecer uma experiência ao cliente

Erros e problemas são normais em qualquer restaurante, mas principalmente no delivery. Devido a grande demanda, muitas vezes pode acontecer de algum item chegar atrasado ou errado.

Certifique-se de que seu cliente pode resolver esses problemas com eficiência e rapidez. Uma forma de fazer isso é dar o número do Whatsapp da empresa. Assim, o cliente pode mandar mensagem diretamente para você, sem prejudicar suas notas no aplicativo.

Lembre-se de ser educado e prestativo e nunca se esqueça que o cliente está sempre certo!

10. Utilize um sistema delivery para restaurante

Um sistema de gestão automatizado tem muitas funções para seu delivery. Essa é a ferramenta que vai fazer toda a diferença nas suas entregas. Isso porque oferece as melhores soluções para seu negócio. Leia mais abaixo

Sistema delivery para restaurante gratuito: conheça o Simpliza

Sistema delivery para restaurante: 10 dicas para trabalhar com entregas

No sistema de Delivery Simpliza, você cadastra o cardápio digital, região e pagamento. E já está pronto para vender! 

Todos os pedidos feitos pelo iFood ou outros apps de delivery vão aparecer na sua tela de gestão do Simpliza, basta você aceitar ou rejeitar o pedido.

E mais: depois de aceito o pedido, a venda fica registrada no sistema que tem integração com sua frente de caixa, ou seja, não é necessário registrar duas vezes.

Assim, você salva tempo, dinheiro e diminui os erros!

O sistema Simpliza para restaurante delivery é descomplicado e eficiente, te dando a oportunidade de controlar seu tempo, ter acesso a um painel de pedidos completo e possuir um app de delivery próprio.

E tem mais: Agora, o sistema Simpliza cadastra mais de duas lojas suas no iFood integrado ao nosso PDV

Por isso, o sistema de gestão para restaurante Simpliza criou a integração completa entre todas as ferramentas de gestão e vendas e o Gestor de Pedidos para delivery.

Mas o que isso significa?

Basicamente, você terá seu sistema de vendas instalado em seu restaurante, e nele, chegarão todos os pedidos de entrega, seja do seu cardápio digital, Whatsapp ou apps.

Isso mesmo! Você não precisa ficar de olho em várias telas e preocupado(a) com os aplicativos de delivery. Todos seus pedidos chegam juntos em um único sistema de vendas para restaurante.

Está esperando o que? Marque uma demonstração sem custo agora mesmo!

Conclusão 

Dê a devida importância para o seu serviço de delivery, pois ele pode salvar ou quebrar seu negócio. Aprimorar a experiência do seu cliente quando pede por delivery é fundamental.

Seguindo as dicas dadas aqui e organizando sua gestão para que tudo saia perfeito, você não terá problemas e com certeza vai receber apenas avaliações positivas.

Conte com o Simpliza para facilitar sua gestão de delivery!

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Leia mais…

Dicas para divulgar cardápio digital para restaurante

Máquina de cartão para delivery: Como escolher? Qual é melhor?

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like