Pedidos são 17,5% mais caros no iFood, diz Abrasel

Pedidos são 17,5% mais caros no iFood, diz Abrasel

Uma pesquisa feita pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) aponta que um pedido de delivery feito pelo iFood fica em média 17,5% mais caro para o consumidor, em comparação com o mesmo prato pedido diretamente com o estabelecimento.

Saiba mais sobre a pesquisa e as taxas do iFood:

Fundo branco (uma mesa tirada de cima) e embalagem de comida delivery em cima

A pesquisa sobre taxas altas no iFood

O levantamento foi realizado em julho e foram entrevistados 1.600 estabelecimentos.

A pesquisa faz parte de um processo em andamento no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que está atualmente investigando se há abuso de posição dominante por parte do aplicativo iFood no mercado de delivery brasileiro.

Segundo dados da Abrasel, o iFood detém 80% do mercado de delivery no Brasil e cobra em média entre 16% e 25% de taxa dos restaurantes cadastrados no aplicativo, mas esse número chega a ser superior os 30%

O que está incluso na conta dessas taxas? A Abrasel explica que a conta se refere ao preço cobrado pelos restaurantes e já inclui os 10% da taxa de serviço. Não considera outras despesas, como a taxa de entrega cobrada pelo iFood, ou o gasto de estacionamento que o consumidor pode ter na ida ao restaurante take Away.

Simpliza, sistema para restaurante e delivery grátis ideal para seu negócio

O que dizem os concorrentes?

A pesquisa faz parte de um processo em andamento, como já mencionamos acima.

O que está em discussão no Cade? O aplicativo delivery Rappi entrou com ação no Cade em 2020 contra o iFood, onde alega abuso de posição dominante no mercado de delivery brasileiro.

O argumento do Rappi é de que o modelo de exclusividade do iFood dificulta a concorrência entre os aplicativos delivery no Brasil. E com isso, a Abrasel e outros aplicativos também entraram no processo.

Em agosto desde ano o caso ganhou um novo capítulo depois que o Rappi acusou o iFood de descumprir uma determinação do Cade, esta que proibia o iFood de celebrar novos contratos de exclusividade com os bares e restaurantes. Sobre isso, o iFood alega que sua atuação “se dá dentro dos limites da legislação concorrencial” e que tem cooperado com o Cade.

Mulher em casa comendo pizza de delivery

Quais as propostas dos concorrentes perante o problema apontado no processo?

A entidade assinou, juntamente com a ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador) e aplicativos de delivery como Rappi, Pede Aí, Pedidos 10 entre outros, um manifesto lançado em 26 de setembro, que pede “um mercado de delivery de comida mais aberto e justo”.

Alega-se no manifesto que “Entre muitas práticas anticompetitivas, o elevado número de contratos de exclusividade com as marcas mais influentes e as penalidades excessivas pela quebra desses contratos formam um mercado cerceado e, por consequência, quase monopolista, o que está provocando um prejuízo econômico”. O documento não chega a citar o iFood diretamente e a equipe do app não se manifestou sobre o manifesto.

Comanda para bar: diferenças entre comanda eletrônica e comanda de papel

O que o iFood diz sobre a pesquisa, o processo e o manifesto?

O iFood não divulga publicamente quanto cobra em média pela entrega, e de acordo com o site da empresa, a taxa mínima paga ao entregador é de R$ 6 por rota, sendo que os entregadores recebem R$ 1,50 por quilômetro rodado.

Além disso, a Abrasel contatou o iFood para comentar sobre a pesquisa, mas a equipe do aplicativo não especificou as taxas cobradas dos restaurantes. Em nota, o iFood alega que não comentaria a pesquisa, uma vez que não teve acesso à metodologia do levantamento.

Ademais, o iFood também diz que a pesquisa “causa estranheza” pois seu levantamento “não busca verificar se o alegado aumento de preços ocorre também em outras plataformas ou em outros canais de delivery”.

Em resposta, a Abrasel diz que a pesquisa integra a apuração em curso no Cade e por isso não divulga o levantamento completo e sua metodologia.

O iFood diz ainda que as taxas cobradas dos restaurantes “são compatíveis com os valores cobrados tanto por concorrentes no mercado brasileiro como por pares globais —e, em muitos casos, menores”.

Afirma também que investe em soluções para reduzir o preço da alimentação para o consumidor brasileiro, e que seu “sucesso no mercado brasileiro decorre da qualidade do serviço”.

foto de dono de cafeteria e atendente atrás do balcão mexendo em notebook e prancheta.

Fontes: abrasel | https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/10/14/comida-mais-cara-no-ifood-do-que-no-restaurante.htm

Como não ser prejudicado pelas taxas altas do iFood?

Segundo a Abrasel, o iFood detém 80% do mercado de delivery no Brasil e cobra em média entre 16% e 25% de taxa dos restaurantes, mas esse número chega a superar os 30%.

E independente do resultado do processo ou a pesquisa, uma coisa é verdade: as taxas existem e definitivamente interferem no lucro dos restaurantes sobre os pedidos.

E como não ser tão prejudicado pelas taxas altas do iFood e demais aplicativos delivery?

Uma estratégia para isso é contratar um cardápio digital para seu restaurante, bar ou lanchonete.

O cardápio digital é basicamente um recurso tecnológico que permite que os clientes escolham seus pedidos através de dispositivos móveis, tendo assim mais autonomia e flexibilidade no processo de pedir a refeição.

Além disso, o cardápio online é um site delivery próprio para seu restaurante, e quanto mais seus clientes optarem por pedir por lá, mais você ficará livre das taxas altas dos aplicativos delivery como o iFood.

sistema de cardápio digital do sistema Simpliza

Cardápio digital para restaurantes e bares

O cardápio digital é uma ferramenta que traz muitas vantagens para os restaurantes atualmente, e cada vez mais os empreendedores estão automatizando seu atendimento e desviando das taxas dos aplicativos delivery.

Confira as vantagens do cardápio digital para seu negócio:

1) Cardápio digital com pedidos via WhatsApp

Seu site de pedidos vai agilizar seus pedidos pelo WhatsApp. Você pode programar respostas automáticas com o link do seu cardápio online e assim, o cliente será encaminhado direto na plataforma para pedir o que quiser. Prático e rápido! Veja também: Saiba como automatizar os seus pedidos via WhatsApp

2) Menos gastos pra você

Ao contratar um cardápio digital, você possui um site de pedidos próprio. E com isso, você fica livre das altas taxas e comissões que os aplicativos de pedidos cobram em cima das suas vendas. Você diminui os gastos do seu restaurante e aumenta seu lucro.

3) Personalização

Com um cardápio online, você pode personalizá-lo do jeito que quiser e deixar o site com a cara do seu restaurante, com as cores e logo do seu negócio.

O cardápio online gera um link que permite acessar o site de pedidos rapidamente. Com isso, você pode enviar mensagens para seus clientes com promoções e o link para seu site de pedido! Pode adicionar na bio do Instagram e demais redes sociais, por exemplo.  

Celular lendo qr code em restaurante, para acessar cardápio digital

Conheça o sistema para restaurante Simpliza

O Simpliza é um sistema para restaurante grátis e desenvolveu um cardápio digital e outras ferramentas para automatizar e simplificar suas vendas. Nosso sistema é simples de operar e nosso objetivo é que sua gestão seja simplificada, organizada e sem estresse!

Além disso, somos destaque no mercado pela nossa equipe de suporte e atendimento humanizada.

Somos um software inteligente de vendas e gestão com todas as ferramentas que você precisa. Confira algumas:

Oferecemos diversos planos recheados de vantagens para seu restaurante!

Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

E o melhor de tudo, possuímos em nosso sistema um plano grátis! Saiba mais aqui.

E além disso, caso você queira um retaguarda mais robusto, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E não acabou! Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em auto atendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Para saber mais sobre nossas integrações, confira os artigos:

Simplifique suas vendas e organize sua gestão com o sistema para restaurante Simpliza!

Conclusão

E você, já sabia sobre os valores das taxas cobradas do seu restaurante pelo iFood?

Para saber mais sobre os benefícios que o cardápio digital pode trazer para você, chame nosso suporte e te contaremos tudo!

Aproveita e corre dar uma olhada no restaurante do nosso blog! Ele está cheio de artigos com dicas, sugestões, novidades e notícias para donos de restaurantes, bares e lanchonetes.  

Continue lendo…

Como divulgar cardápio digital? Mais 6 dicas imperdíveis

Como montar cardápio digital para Whatsapp?

Sistema delivery com integração iFood para restaurante: Como funciona e qual é o melhor?

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like