Como harmonizar pratos e bebidas para valorizar o cardápio

Saber fazer sugestões inteligentes de bebidas que combinem com os pratos, para harmonizar com os sabores disponíveis em seu cardápio, é sem dúvidas uma ótima estratégia para destacar ainda mais as bebidas que o seu restaurante tem a oferecer.

É uma prática muito comum combinar bebidas e comidas para conseguir extrair ainda mais sabor da refeição. Agora a questão é, como fazer isso?

Se você não sabe como fazer ou se está em dúvidas se está sabendo fazer corretamente, esse post é para você.

O que é harmonizar pratos e bebidas?

Mas, antes de começar a explicar como fazer a harmonização de pratos e bebidas, é importante entender o que é essa prática.

Harmonizar pratos e bebidas é o processo de combinar alimentos e bebidas de maneira estratégica para realçar sabores, equilibrar intensidades e criar uma experiência gastronômica mais agradável.

Fazer a harmonização dos pratos com bebidas já é uma prática considerada popular com os vinhos a bastante tempo, hoje em dia esse conceito pode ser aplicado a todo tipo de bebida, sucos, cervejas, destilados, chás e até cafés.

A harmonização baseia-se na interação dos elementos sensoriais presentes em comidas e bebidas. O objetivo é que os sabores se complementem ou criem contrastes equilibrados, potencializando a experiência. Na harmonização existem alguns princípios, sendo os principais:

Equilíbrio de intensidade: pratos leves com bebidas leves, pratos intensos com bebidas encorpadas.

Complementaridade: sabores semelhantes que que se potencializam entre si.


Contraste: combinar sabores opostos para criar equilíbrio, como uma bebida mais ácida com um prato mais gorduroso.

Quando se sugere harmonizações para seus clientes, você passa a confiança de alguém que sabe o que está fazendo. Quando você sabe harmonizar sabores, é capaz de oferecer uma nova experiência gastronômica.

Como harmonizar corretamente?

Seguindo os princípios da harmonização, fica um pouco mais fácil se achar nesse meio. Mas é importante estar atento para conseguir atingir o seu objetivo na hora da harmonização.

Conheça as características dos ingredientes

Seja qual for o resultado que você está esperando, é certo que precisa ser feita uma análise das características dos elementos do prato e da bebida.

O que é mais característico no prato servido? Ele é doce, apimentado, agridoce? Qual o sabor mais forte que se destaca nele?

Assim também é com as bebidas, tanto as alcoólicas quanto as sem álcool. Popularmente, a harmonização é feita amplamente com bebidas alcoólicas, mas como citamos mais acima, várias outras bebidas sem álcool também são usadas para harmonizar sabores.

E para as bebidas alcoólicas, o melhor é ficar de olho no teor alcoólico para que ele não se sobressaia aos outros sabores. 

Escolha entre harmonização por similaridade ou contraste

Harmonização por similaridade: busca unir elementos semelhantes, como um vinho branco frutado, combinando com um prato cítrico.

Harmonização por contraste: equilibra sabores opostos, como um espumante ácido, cortando a gordura de um prato cremoso.

Teste e adapte ao seu público

É sempre importante se o que você está propondo para o seu restaurante condiz com o público que ele recebe. Lembre-se de qual é o perfil do seu público-alvo, o que você está sugerindo é algo que eles realmente procuram encontrar no seu estabelecimento?

Observe a preferência dos seus clientes e esteja aberto para fazer mudanças até que a maior parcela da sua clientela esteja satisfeita.

Cardápio digital gartuito

Ofereça sugestões no cardápio

Inclua suas sugestões direto no cardápio, assim fica mais fácil destaca-las. Uma boa forma de fazer isso é colocar ao lado de cada prato uma sugestão de bebida que melhor combina com o sabor do prato.

Por que saber harmonizar agrega mais valor ao cardápio

A harmonização é um diferencial, que apesar de parecer um simples detalhe, agrega muito valor no seu cardápio, pois ela tem o intuito de transformar a experiência gustativa do seu cliente. Além de ser uma grande ajuda para quem geralmente fica confuso sobre o que pedir para acompanhar o seu prato, o que também transforma essa prática em um bom método de economia de tempo.

Melhores opções de harmonização alcoólicas e não alcoólicas

Para cada tipo de prato, existe uma bebida para harmonizar com ele, tanto alcoólica quanto os sem álcool. Confira as nossas dicas:

Sistema de gastão para restaurantes

Massas

Alcoólicas: Vinhos tintos leves, como Pinot Noir, combinam bem com massas ao molho vermelho. Para massas ao molho branco, vinhos brancos encorpados, como Chardonnay, são uma ótima escolha.

Não alcoólicas: Sucos cítricos, como limão e laranja, ajudam a equilibrar a gordura dos molhos cremosos.

Doces e sobremesas

Alcoólicas: Vinhos do Porto e espumantes demi-sec são excelentes para sobremesas mais doces. Para chocolates, o Vinho do Porto Ruby harmoniza perfeitamente.

Não alcoólicas: Chás adocicados, como chá de hibisco ou chá-preto com especiarias, intensificam os sabores das sobremesas.

Frituras

Alcoólicas: Cervejas Pilsen e IPAs, com sua acidez e amargor, ajudam a cortar a gordura das frituras.

Não alcoólicas: Refrigerantes e sucos cítricos, como os de abacaxi ou maracujá, além de oferecerem frescor, ainda ajudam na digestão.

Grelhados e carnes assadas

Alcoólicas: Para carnes vermelhas, vinhos tintos encorpados, como Malbec e Cabernet Sauvignon, são ideais. Para carnes brancas, como frango, vinhos brancos secos como Sauvignon Blanc funcionam bem.

Não alcoólicas: Sucos de frutas vermelhas realçam o sabor das carnes, enquanto chás combinam com carnes grelhadas.

Caldos e sopas

Alcoólicas: Vinhos brancos e tintos leves, como Merlot, são opções interessantes para caldos mais leves. Para sopas mais encorpadas, um tinto médio, como Syrah, pode ser uma boa escolha.

Não alcoólicas: Chás herbais, como camomila e hortelã, combinam bem com caldos de vegetais e sopas cremosas.

Simpliza a solução para a gestão do seu restaurante

Agora me fala, você ainda usa gestão manual no seu restaurante? Usa comanda e anota pedidos em papel? Seu cardápio é físico?

Se você disse sim para alguma dessas perguntas, posso te dar uma sugestão que vai alavancar a sua gestão?

Um sistema de gestão com ferramentas práticas e uma interface intuitiva com todas as funcionalidades que o seu estabelecimento precisa para otimizar todas as suas operações.

O Simpliza é um software de gestão com a missão de simplificar o dia a dia nas mais diversas áreas, com ferramentas como:

    Além disso, o Simpliza ainda possui um plano totalmente gratuito!

    Não perca tempo, entre em contato conosco e agende já uma apresentação online gratuita!

    Leia mais…

    Jantar com a Namorada: Como Tornar o Momento Inesquecível

    Dicas para contratar um chef profissional eficiente para seu restaurante

    Alta gastronomia: tudo o que você precisa saber sobre o conceito

    0 Shares:
    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

    You May Also Like