Criar estratégias de marketing para doceria não precisa ser um bicho de sete cabeças! Você pode traçar um plano simples que vai engajar seus clientes e solidificar o nome do seu negócio com pouco esforço.
Utilizando as redes sociais, você pode divulgar seu negócio, seu produto e sua marca para um público maior. Se você tem a intenção de fazer sua doceria crescer, com certeza vai precisar de estratégias de marketing para doceria.
Preste atenção nestes dados: de acordo com um estudo da Square, os restaurantes que promovem seus negócios nas redes sociais veem um aumento médio de 20% nas vendas.
Outra pesquisa feita pela Social Media Today mostrou que 70% dos consumidores alegaram ter suas decisões de compras influenciadas por Ads no Facebook. Isso mostra o incrível potencial das redes sociais para marketing de food service.
Você não quer ficar para trás das tendências de mercado, certo? Então é preciso ter algumas noções básicas para desenvolver um planejamento de marketing para doceria.
Para te ajudar na tarefa, o Simpliza desenvolveu esse conteúdo especial, que te dá dicas de como fazer um planejamento de marketing, a importância dele para seu negócio e estratégias infalíveis. Confira!
O que você verá neste artigo:
- Por que usar marketing para doceria?
- Como começar uma estratégia de marketing para doceria?
- Instagram para doceria: como bombar o insta do seu negócio
- Sistema para doceria gratuito: conheça o Simpliza
- Conclusão
- Leia mais: conteúdo extra…
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Por que usar marketing para doceria?
É através do marketing que você pode fazer da sua marca famosa, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. É importante que seu negócio seja conhecido na sua região ou cidade, e que as pessoas fiquem interessadas em conhecer seu produto.
A principal motivação para o marketing é sempre vender mais. Mas sabemos que isso não é fácil. Por isso o marketing foca em: conseguir novos clientes, fidelizar os antigos e construir uma imagem positiva do seu negócio para que ele seja duradouro.
Além disso, o marketing também pode te ajudar na tarefa de se diferenciar da concorrência. Se o seu produto ou o seu negócio tem algo de especial, o marketing para doceria vai ressaltar isso.
Basicamente o marketing ajuda a convencer as pessoas de que seu produto é bom e confiável. As pessoas já querem consumir doces, você só precisa convencê-las de que os seus são os melhores.
De acordo com uma pesquisa da Euromonitor International, o mercado brasileiro de doces e sobremesas cresceu 22,5% em valor entre 2013 e 2018, com as vendas ultrapassando os R$ 41 bilhões em 2018.
Isso mostra uma tendência de crescimento gigante, e você pode se aproveitar dessa tendência estabelecendo um planejamento de marketing eficaz para sua doceria. Em um mercado tão competitivo, o marketing vai poder ajudar as confeitarias a se diferenciarem e se destacarem de seus concorrentes, destacando seus produtos, serviços e experiências exclusivas do cliente.
Como começar uma estratégia de marketing para doceria?
Qualquer publicitário ou especialista de marketing passa por esses passos para definir a estratégia de uma empresa ou cliente. Confira quais são.
1. Conheça seu público-alvo
Pesquise e defina qual é o público atual do seu negócio. Tente começar com uma média de idade, gênero, localização, interesses e renda. Você pode utilizar as estatísticas das redes sociais para te ajudar nessa tarefa. Depois, tente pensar em qual seria o público ideal do seu negócio. Aquele público que você ainda não conquistou mas gostaria de conquistar. Defina também as características desse público.
2. Analise sua concorrência
É isso mesmo! Busque saber tudo sobre as estratégias de marketing dos seus 5 maiores concorrentes diretos e indiretos. Observe quais mídias eles usam, com qual frequência, qual a linguagem utilizada para falar com os clientes e tente classificar tudo o que você acha bom e ruim na estratégia do concorrente.
3. Escolha o formato de mídia
Agora que você conhece seu público alvo, é capaz de saber quais são as redes sociais que eles mais usam (instagram, facebook, twitter etc.), como eles preferem consumir (delivery ou presencial) e o que eles têm interesse em consumir. Se seu público usa mais o Facebook, você irá fazer um planejamento de postagens frequentes para o Facebook, possivelmente utilizando posts patrocinados.
4. Faça um calendário de postagens
Apesar de ter definido uma rede social para focar, é importante marcar presença em todas. Para tanto, você precisa de um planejamento bem organizado. Defina os seguintes passos:
- Qual a frequência de postagens no Facebook;
- A frequência de postagens no Instagram;
- A frequência de stories para ambos;
- Uma lista de ideias para ir utilizando durante a semana;
- Quais horários vai postar;
- Como vão ser as legendas…
5. Analise as métricas
O marketing começa de verdade na hora de análise de resultados. Afinal, não é só postar qualquer coisa em seu Instagram e esperar o aumento das vendas. Você precisa analisar se aquele conteúdo está fazendo sucesso, gerando views e cliques para as suas páginas. Portanto, utilize o sistema de métricas das próprias redes sociais para avaliar quais postagens foram bem e quais foram mau. Continue planejando com base nisso.
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Instagram para doceria: como bombar o insta do seu negócio
Na hora de criar posts e stories para seu Instagram, existem regras fundamentais para guiar seus conteúdos:
– Interaja com a sua audiência
– Promova o negócio sem exageros
– Faça conexões genuínas com sua audiência
– Informe sua audiência
– Mostre seu negócio, seus produtos e você mesmo!
Pensando nessas regras básicas e no marketing para doceria, aqui vão algumas dicas de como criar um bom perfil para sua doceria no Instagram:
1. Utilize os destaques para informações básicas do seu negócio
Quando os usuários procuram um perfil de food service, esperam algumas informações básicas, como:
- Cardápio;
- Preços;
- Como comprar;
- Horário de funcionamento;
- Endereço;
- Informações adicionais sobre seu negócio.
Utilize os destaques do Instagram para colocar essas informações e mantê-las atualizadas sempre. Os destaques são um lugar onde já nos acostumamos a procurar por essas informações, então é melhor seguir esse formato.
2. Coloque seu cardápio digital na bio
Crie um cardápio digital com a identidade visual do seu negócio, mantenha as informações sempre atualizadas. Não se esqueça de colocar o tamanho, peso ou quantidade de cada produto e também os preços.
3. Invista em boas fotos
De acordo com uma pesquisa da Nielsen, as fotos de produtos são o tipo mais popular de conteúdo compartilhado nas redes sociais pelos consumidores. Isso destaca a importância de postar fotos atraentes de seus produtos nas redes sociais.
4. Apresente você e sua equipe para o público
Com ferramentas como reels e stories, mostre o “making of” da sua doceria, apresente sua equipe e os processos que vocês fazem diariamente. Não se esqueça que a imagem precisa ter qualidade e você deve seguir todos os padrões de higiene e segurança para mostrar sua produção.
5. Use hashtags
Utilize hashtags relacionadas a docerias, confeitaria e sobremesas para aumentar a visibilidade de suas postagens. Pesquise as hashtags mais populares e relevantes em sua área e utilize-as em suas postagens.
Sistema para doceria gratuito: conheça o Simpliza
O melhor sistema para doceria chegou! Pensando em facilitar o trabalho das doceiras e confeiteiras do Brasil, o Simpliza criou um sistema exclusivo que te oferece todas as ferramentas necessárias para gerir seu negócio!
Com o sistema para doceria do Simpliza, você cria um cardápio digital personalizado e pode vender diretamente do seu cardápio pelo Whatsapp. Além disso, nossa integração com apps de delivery como Ifood e Aiqfome permitem mais agilidade no seu delivery.
É possível usar o programa Simpliza em tablets e por QR Code, e é a escolha perfeita para automatizar a sua gestão por completo.
Sendo online delivery ou em autoatendimento, a integração vai diminuir o tempo desses processos e tornar tudo mais rápido e intuitivo.
Tanto os pedidos iFood (aiqfome e DeliveryMuch também) quanto do site de pedidos chegam diretamente para o sistema de gestão e para a cozinha, deixando o seu delivery e atendimento rápido, integrado, automatizado e simplificado!
Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.
Nossas operações são as mais fáceis e completas do mercado, clique aqui e marque uma consulta gratuita e sem compromisso!
Conclusão
O planejamento de marketing para doceria é fundamental para que suas redes sociais dêem resultado, e não só trabalho!
O Instagram para confeitaria é uma ótima ferramenta para apresentar seu negócio e seu produto para quem ainda não te conhece. Por isso use e abuse dessa rede social para aumentar suas vendas!
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