Psicologia das cores para restaurante: A mágica da cartela e lucratividade

psicologia das cores restaurante

Com certeza você já usou branco no ano novo para atrair paz! E tem até aqueles que usam amarelo ou dourado para atrair dinheiro e por aí vai… mas, para além das superstições, você sabia que as cores influenciam em como nós nos comportamos, sentimos e até como comemos? Por isso, os grandes nomes do food service não escolhem aleatoriamente as cores que usam na identidade visual ou campanhas.

Cada cor tem um propósito. E sabendo disso, é importantíssimo escolher cores que tem o poder de estimular vontades e sensações em seus clientes.

Portanto, nesse artigo você aprenderá como usar a psicologia das cores a favor do seu restaurante!

Afinal, o que é psicologia das cores?

A psicologia das cores é a área da psicologia que analisa o efeito das cores no cérebro humano e como diferentes tons afetam a percepção, emoções e sentimentos das pessoas. O conhecido físico Isaac Newton criou a primeira teoria das cores. E deu base ao primeiro círculo cromático, que é usado até hoje. E, mais tarde, Wolfgang Von Goethe em“ A Teoria das Cores” desenvolveu o pensamento do efeito sensorial-moral das cores que se subdivide em três categorias: cores fisiológicas, físicas e químicas. Que basicamente, nos mostra como as cores carregam a capacidade de transmitir sensações reais em nosso corpo e mente.

Ficou curioso sobre a história? leia mais em: Psicologia das Cores Newton, Harris e Goethe

Como as cores influenciam o comportamento de consumo?

A psicologia das cores influência diretamente no comportamento de compra dos consumidores, visto que elas estão culturalmente ligadas a alguns aspectos e simbologias — que inconscientemente ditam nosso comportamento — A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano, pois é através dele que temos a capacidade de perceber o ambiente como um todo.  Segundo uma pesquisa da Universidade Europeia de Kaunas, as pessoas são atraídas pelo que veem, e não ironicamente, o visual e a cor são a maior influência na decisão final de compra ou não de um produto.

Cientificamente é comprovado que as cores têm o poder de provocar reações biológicas em nós. O azul, por exemplo, tende a ter um efeito calmante, reduzindo a pressão arterial e diminuindo a ansiedade por ser associado ao céu e mar, símbolos de tranquilidade.

Marketing de restaurante e psicologia das cores

O marketing nada mais é que a criatividade somada à inteligência de mercado, por isso a psicologia das cores é uma grande aliada das marcas. Com ela o poder de persuasão ganha força e a conversão de venda acontece de forma inteligente. As cores são usadas como CTA do inglês, call to action, que é um mecanismo do marketing de chamada para ação. Nesse caso, a cor é escolhida de forma estratégica afim de levar os consumidores a terem a reação desejada.

Você já deve ter observado que grandes nomes do fast food como Mc Donald’s e Burger King usam muito as cores vermelho e amarelo, e não à toa, já que quando se fala de fast food onde as pessoas precisam comer rápido e ir embora, essas cores quentes são perfeitas, pois passam sensação de urgência, dão fome e cansam as vistas cumprindo com excelências a função de ser rápido e matar a fome.

Já quando falamos de restaurantes onde as pessoas vão para comer tranquilamente e saborear as refeições, a psicologia das cores desempenha outro papel, cores frias e neutras caem bem, pois transmitem a sensação de segurança e serenidade deixando o cliente confortável para passar um período maior de tempo.  

Portanto, ao aplicar a psicologia das cores em seu restaurante precisa ter em mente qual o objetivo. Pode-se aplicar a decoração do ambiente, identidade visual do restaurante e até campanhas e promoções.

Por exemplo, se tratando de uma promoção, é interessante usar o vermelho, porque gera a sensação de urgência e necessidade de consumo, combinado ao amarelo e laranja é um estímulo à fome muito eficiente. Essas regras podem ser aplicadas na decoração e identidade caso seu restaurante se trate de um modelo Fast Food.

Agora, se a intenção do seu restaurante é reter cliente consumindo por um período maior de tempo, então é interessante manter a neutralidade do ambiente com tons de banco, preto, marrom… E cores frias como verde, azul e roxo. Elas podem ser combinadas às cores quentes a depender da intenção. Cores mais quentes podem ser usadas na faixada do restaurante para chamar a atenção, e cores mais frias na decoração interna do ambiente para passar conforto e segurança ao cliente.

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