15 ideias de marketing para o final do ano para o seu restaurante

pessoas brindando com suas taças

O fim do ano está chegando e com ele todas as festas e comemorações, assim também como a vontade das pessoas em se reunirem em confraternizações de familiares, amigos e empresas. É essencial que os restaurantes entreguem além de pratos, oferecendo um ambiente aconchegante e mostrando aos seus clientes que estão prontos para oferecerem experiências inesquecíveis.

Mas como seus clientes vão saber que o seu estabelecimento está preparado para oferecer a melhor experiência com aquele clima gostoso de fim de ano? É aqui que uma boa estratégia de marketing faz toda a diferença. Por isso, antes que o ano acabe vamos aproveitar, pois nada melhor que clima festivo para divulgar e movimentar o seu estabelecimento.

Pensando nisso juntamos as melhores ideias de marketing pensados para o fim de ano.

15 ideias de marketing para o fim de ano

1. Noite Temática de Celebrações Globais

Faça noites temáticas baseadas em celebrações globais de fim de ano. Por exemplo:

Pretos festivos ao redor do mundo: Pesquise pratos típicos de diferentes regiões para as festividades, crie um ambiente de “viagem gastronômica” para elevar a experiência do cliente e atrair aqueles que são mais curiosos pelas diversas culturas existentes ao redor do mundo.

Além dos pratos, invista em conhecer os diferentes tipos de tradições festivas ao redor do mundo, pense em como você pode melhor adapta-las para oferecer uma experiência ainda mais imersiva aos seus clientes.

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2. Parceria com Influenciadores Locais

Procure parcerias com influenciadores próximos, ou que estejam em crescimento.

Convide-os para uma experiência exclusiva de jantar, onde eles possam aproveitar o momento e divulgar seu restaurante em suas redes sociais.

Ofereça uma promoção exclusiva, como descontos por exemplo, para os seguidores desses influenciadores

3. Promoções de “Amigo Secreto Gastronômico”

Estimule reservas para de grupos para a comemoração do “amigo secreto” com:

Um brinde surpresa para os participantes.

Um desconto especial para quem reservar mesa com 5 ou mais pessoas.

4. Campanha “Reserve e Ganhe”

Aproveite do planejamento das festas e ofereça vantagens para quem fizer reservas com antecedência.

Ofereça benefícios como uma sobremesa exclusiva ou um brinde temático, como uma mini-árvore de chocolate.

Não se esqueça da divulgação nas redes sócias, compartilhe imagens dos pratos sendo prontos e servidos os clientes.

5. Parceria com Marcas Locais

Procure fazer parcerias com empresas locais de doces, presentes ou até mesmo com produtores de vinhos.

Exemplo: “Menu de Natal com Vinhos da Vinícola X” ou “Ganhe um doce artesanal ao jantar conosco”.

6. Cardápio Exclusivo com Ingredientes Sazonais

Inove seu cardápio com alguns pratos temporários que tenham nomes criativo e comemorativos, como “Robalo de Natal” ou “Rabanada de Panetone”.

Dessa forma você consegue fazer algo novo, ainda utilizando de ingredientes típicos da estação, como frutas e temperos do natalinos.

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7.Decoração e Ambientes Instagramáveis

Transforme seu restaurante com uma decoração temática para o final de ano.

Crie ambientes especiais que incentivam os clientes a tirar fotos e compartilharem nas redes sociais.

 Além de tornar o ambiente mais acolhedor e festivo, você pode oferecer descontos ou brindes para quem postar fotos marcando o restaurante, criando mais visibilidade.

8. Experiência “Dine & Drive” para o Fim de Ano

Para quem não quer sair do carro, crie uma experiência “Dine & Drive” onde os clientes podem fazer pedidos especiais de fim de ano para retirada rápida, ou até mesmo no estacionamento.

Ofereça opções de ceias completas ou pratos exclusivos para retirada no carro.

O conceito de “Rápido, fácil e delicioso” é muito atraente durante a correria das festas.

9. Lançamento de uma Promoção “50 para 50”

Disponibilize 50% de desconto para os primeiros 50 clientes que reservarem ou chegarem em determinado horário (ex.: das 18h às 19h30).

Divulgue a promoção com um design chamativo, destacando o senso de urgência.

10. Marketing de Indicação

Incentive clientes a trazerem amigos:

Cada indicação confirmada pode render um desconto de 10% para o cliente que indicou e para o novo visitante.

Ofereça bônus maiores para quem atingir metas de indicações, como créditos extras ou sobremesas.

11. Evento de Degustação com Harmonização

Organize um evento onde os clientes possam provar pratos exclusivos harmonizados com vinhos, espumantes ou coquetéis natalinos.

Ofereça pacotes com reservas limitadas e um clima mais intimista.

Inclua apresentações rápidas de sommeliers ou bartenders para enriquecer a experiência.

12. Happy Hour de Fim de Ano com Karaokê

Organize um happy hour especial de fim de ano com Karaokê apenas de músicas natalinas.

Ofereça promoções em drinks ou aperitivos, como “Compre 1, nível 2 na rodada de drinks”.

Decore o espaço de forma aconchegante e festiva, criando uma atmosfera acolhedora.
Além de ser uma ótima opção para quem busca algo descontraído.

13. Ofertas Exclusivas para Delivery no Ano Novo

Crie kits de ceia de Réveillon para delivery:

Pacotes incluem entradas, pratos principais e sobremesas.

Embalagens premium e um brinde (ex.: um vinho ou espumante pequeno).

14. Desafios e Promoções Interativas nas Redes Sociais

Crie um desafio nas redes sociais, como uma competição de receitas natalinas ou decoração de pratos.

Incentive seus clientes a participarem com prêmios, como jantares grátis ou descontos especiais no restaurante.

Exemplo de desafio: “Mostre seu prato de Natal mais criativo e concorra a um jantar exclusivo no nosso restaurante!”

15. Anúncios em Plataformas Locais e Apps

Invista em anúncios direto para a sua região:

Destaque benefícios como “Promoções para grupos”, “Menus natalinos” ou “Ambiente ideal para confraternizações”.

Uma boa opção de divulgação são banners em aplicativos de delivery.

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