Como ter um restaurante sustentável? Dicas e benefícios

Como ter um restaurante mais sustentável? Confira essas dicas!

Você sabia que 91% da população brasileira gostaria de ter mais contato com a natureza e reconhece que ela não está tão protegida quanto deveria? Esse dado fornecido pelas pesquisas do IBOPE nos mostra que as pessoas estão cada vez mais interessadas em assuntos ecológicos e sustentabilidade. E por conta disso, muitos restaurantes estão aderindo à causa também.

Tornar seu restaurante mais sustentável traz muitos benefícios para seu negócio (e para seu bolso), como:

  • Você atrai mais clientes, sendo estes envolvidos com a causa sustentável e que procuram restaurantes que também se preocupem
  • Você contribui muito para a saúde do meio ambiente e do planeta
  • Você se diferencia dos concorrentes e destaca seu restaurante do restante do mercado
  • Em muitos quesitos você vai economizar nos gastos da sua gestão

Se você está buscando montar ou tornar o seu restaurante mais sustentável, então esse artigo é pra você! Confira agora nossas dicas de como ter um empreendimento mais ecológico.

1) Economize de água

Se você busca um restaurante mais sustentável, com certeza a economia de água será um dos principais passos a serem tomados.

O gasto excessivo de água é uma das principais preocupações tanto dos donos de restaurantes devido aos gastos quanto dos apoiadores da causa sustentável por conta da saúde do planeta. Sendo assim, você estará “juntando o útil ao agradável” ao tomar medidas para economizar água no seu negócio.

Instale cisternas para capitação da água da chuva, com essa água é possível lavar as calçadas e usar na descarga dos banheiros com a instalação de uma bomba d’água.

Para isso, desenvolva treinamentos para sua equipe sobre como economizar água, crie avisos de conscientização e invista em reformas estruturais em seu restaurante.  

2) Utilize alimentos orgânicos

Muitos alimentos, principalmente verduras, possuem alta quantidade de agrotóxicos e substâncias tóxicas tanto para a natureza quanto para quem consome.

Tendo isso em vista, invista no usufruto de alimentos orgânicos no seu restaurante, pois são esses que possuem baixo impacto para com a natureza, pois os produtores se preocupam com o processo de produção desses alimentos e como isso impacta a natureza.

3) Compre de fornecedores locais

Quando você compra seus insumos com produtores locais, você incentiva microempreendedores e estimula a economia da sua região. Essa atitude também se caracteriza como sustentável, pois produtores menores possuem processos menos agressivos em fazendas menores.

Além disso, você economiza com transporte e tem a oportunidade de comprar seus alimentos em menores quantidades com uma frequência maior, e consequentemente seus produtos serão sempre frescos e seu desperdício irá diminuir.  

4) Descarte o lixo de forma correta

Descarte o lixo do seu restaurante de forma correta. Implante métodos de reciclagem e treine sua equipe de funcionários. Além disso, espalhe avisos de conscientização no estabelecimento para que os clientes sigam o exemplo.

5) Reduza o uso de papel

Você sabia que o papel começa a se decompor somente 6 meses depois de descartado? É um material que agride muito o meio ambiente, e por isso é muito importante reduzir seu uso ao máximo.

Reveja o uso do material no dia a dia do seu restaurante e minimize gastos desnecessários de papel. Para isso, você pode utilizar recursos tecnológicos que dispensam o uso de papel nas vendas e na gestão. Invista em comandas eletrônicas etc.

6) Reuse, Reduza, Recicle

Estes serão seus três critérios básicos para ter um restaurante sustentável!

Conhecidos como os 3 Rs, eles devem ser  amplamente aplicados em um restaurante sustentável. Veja:

Reduza

Desperdício é o pior  inimigo da ecologia, por isso, procure gastar menos água e eletricidade. Use apenas o necessário!

Faça tudo isso mas sem prejudicar a qualidade do seu serviço. Aqui vão alguns toques do que pode ser feito:

  • Captação da água da chuva e tecnologias de limpeza para reduzir o uso de água sem interferir no seu estabelecimento;
  • Claraboias e telhas transparentes deixam a luz  mais barata e ainda deixam iluminação mais natural. O uso de lâmpadas de LED também podem ajudar, pois tem menos impacto na natureza; 
  • Telhados verdes e árvores no entorno do restaurante ainda deixam o clima mais agradável, diminuindo o uso de ventiladores e ar-condicionado.

Reuse

Produtos descartáveis, sem dúvida, são bem mais práticos, mas pode ser um problema para a natureza, principalmente se forem feitos de plástico.

Objetos duráveis diminuem a necessidade de produção e, consequentemente, o descarte por uso.

E, se você analisar, acaba sendo uma alternativa mais barata itens duradouros. Mas, caso ainda prefira a categoria descartável, veja se existe algo amigo da natureza.

Recicle

O que não pode ser reduzido ou reutilizado, precisa ser reciclado. E esta área é bastante ampla. Veja algumas alternativas:

  • Óleo vegetal usado — geralmente este produto é jogado no lixo, mas existem empresas que fazem a coleta gratuitamente e dão o devido destino a ele. Procure por serviços desse tipo e torne seu restaurante sustentável a partir dessas atitudes;
  • Eletrônicos — metais pesados e materiais tóxicos podem estar presentes. Pesquise sobre o tipo de reciclagem desses materiais na sua cidade;
  • Matéria orgânica — faça um adubo com o resto de alimentos. E se você não cultivar plantas, faça parcerias com agricultores urbanos.

7) Ações com impacto no meio ambiente

Faça economia da sua água, abastecimento, gerência de resíduos, energia elétrica e tudo mais que você for utilizar no seu restaurante sustentável. Tudo que for usado, como papel e material de limpeza, por exemplo, tem efeitos na natureza. Por isso, faça o descarte correto e, principalmente, o uso consciente.

O ideal é utilizar formas alternativas para usar tudo com a consciência mais limpa. Uma política responsável de suprimentos será o coração do seu restaurante sustentável. Procure meio e até materiais sustentáveis para o seu negócio. E lembre-se de conferir a procedência!  

8) Pense no espaço físico

Ao planejar o espaço de atendimento do seu restaurante, é  interessante utilizar tons verdes, muita natureza, madeiras reutilizadas para criar mesas e cadeiras. Quanto mais itens com a cara de sustentável, melhor. Espaços externos costumam casar perfeitamente com a proposta do seu restaurante.

Outra coisa a se pensar é o modelo de atendimento. Você pode optar por a la carte, onde o cliente recebe um menu e escolhe o prato que mais lhe agrada, que após, é preparado especialmente para ele. Ou então, pode-se trabalhar com self-service, que é como um buffet que pode ser vendido por um valor definido por peso ou livre.

Para seu atendimento, opte por opções de comanda e cardápio que não utilizam papel em sua produção, buscando por alternativas mais sustentáveis. Alternativas são a comanda eletrônica, cardápio digital em tablet e cardápio QR Code.

Vantagens em ter um restaurante sustentável

Possuir um restaurante sustentável te oferece diversas vantagens:

  1. Redução de resíduos: um restaurante sustentável tende a ter práticas de gestão de resíduos mais eficientes, o que pode reduzir o impacto ambiental.
  2. Consumo de energia verde: a utilização de fontes de energia renovável, como a solar ou eólica, ajuda a reduzir a pegada de carbono do restaurante e a contribuir para um futuro mais limpo.
  3. Alimentos locais e sazonais: o uso de ingredientes produzidos localmente e de acordo com a estação do ano ajuda a reduzir o impacto ambiental associado ao transporte de alimentos e promove a agricultura local.
  4. Redução de desperdício: práticas como o uso de técnicas de cozinha para minimizar o desperdício de alimentos e o compostagem de resíduos orgânicos contribuem para a sustentabilidade do negócio.
  5. Melhoria da saúde: ao oferecer opções de refeições saudáveis e equilibradas, o restaurante pode promover hábitos alimentares mais saudáveis e ajudar a melhorar a saúde das pessoas.
  6. Melhoria da imagem da marca: ser conhecido como um restaurante sustentável pode melhorar a reputação da marca e atrair clientes conscientes e comprometidos com questões ambientais.
  7. Redução de custos: práticas sustentáveis, como a eficiência energética, a gestão de resíduos e a redução de desperdício, podem ajudar a reduzir os custos do negócio a longo prazo.

Passo a passo para montar um restaurante sustentável

  1. Defina sua visão e objetivos sustentáveis: estabeleça claramente sua missão e valores relacionados à sustentabilidade e determine quais práticas serão adotadas para alcançá-los.
  2. Escolha um local adequado: considere a localização do restaurante e como ele pode ser acessível para clientes e fornecedores locais, sem prejudicar o meio ambiente.
  3. Planeje o design do espaço: considere a utilização de materiais de construção sustentáveis, iluminação natural e eficiência energética na escolha dos equipamentos e instalações.
  4. Selecione fornecedores responsáveis: procurar fornecedores que adotem práticas de agricultura sustentável e que minimizem o desperdício de alimentos é uma boa maneira de começar.
  5. Implemente práticas de gestão de resíduos: estruture uma rotina para separação de resíduos orgânicos e recicláveis, além de considerar a compostagem e o uso de utensílios e embalagens biodegradáveis.
  6. Promova a eficiência energética: adote medidas como a utilização de lâmpadas de baixo consumo, equipamentos de cozinha de alta eficiência energética e sistemas de climatização eficientes.
  7. Fomente a educação e conscientização: treine sua equipe e clientes sobre a importância de práticas sustentáveis e como eles podem contribuir para um futuro mais limpo.
  8. Avalie e melhore continuamente: estabeleça um sistema de monitoramento e avaliação para medir o impacto ambiental do seu restaurante e encontrar maneiras de continuar a melhorar.

4 restaurantes sustentáveis bem conhecidos no Brasil para se inspirar

  1. Restaurante Maní – localizado em São Paulo, é conhecido por seu cardápio sazonal e ingredientes orgânicos produzidos por pequenos agricultores locais.
  2. Oásis Orgânico – localizado em Brasília, é um restaurante vegetariano que oferece opções de refeições saudáveis e equilibradas, além de utilizar ingredientes orgânicos e minimizar o desperdício de alimentos.
  3. Boteco Sustentável – localizado em São Paulo, é conhecido por suas práticas de gestão de resíduos eficientes, uso de fontes de energia renováveis e embalagens biodegradáveis.
  4. Restaurante Pequeno Príncipe – localizado em São Paulo, é um restaurante de culinária saudável que se preocupa com a sustentabilidade, oferecendo opções de refeições equilibradas e utilizando ingredientes orgânicos e locais.

Conheça o sistema para restaurante grátis Simpliza: PDV completo + administrativo financeiro

Que tal dar um upgrade na gestão do seu restaurante, organizando seu delivery e automatizando suas vendas?

Simpliza é um sistema para restaurante grátis e desenvolveu um cardápio digital e outras ferramentas para automatizar e simplificar suas vendas. Nosso sistema é simples de operar e nosso objetivo é que sua gestão seja simplificada, organizada e sem estresse!

Além disso, somos destaque no mercado pela nossa equipe de suporte e atendimento humanizada.

Somos um software inteligente de vendas e gestão com todas as ferramentas que você precisa. Confira algumas:

Oferecemos diversos planos recheados de vantagens para seu restaurante!

Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

E o melhor de tudo, possuímos em nosso sistema um plano grátis! Saiba mais aqui.

Conclusão

Esperamos ter ajudado e te auxiliado com nossas dicas sobre como ter um restaurante sustentável!

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Continue lendo…

Como montar um cardápio vegano para restaurante?

Redução de água em restaurante: Dicas para economizar água no seu restaurante

5 Dicas para redução de energia em restaurante: Economize na conta de luz do seu restaurante!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like