Como ter um restaurante sustentável: Como montar um negócio mais ecológico?

Como montar ou tornar seu restaurante sustentável? Saiba agora!

Você sabia que 91% da população brasileira gostaria de ter mais contato com a natureza e reconhece que ela não está tão protegida quanto deveria? Esse dado fornecido pelas pesquisas do IBOPE nos mostra que as pessoas estão cada vez mais interessadas em assuntos ecológicos e sustentabilidade. E por conta disso, muitos restaurantes estão aderindo à causa também.

Se você está buscando montar ou tornar o seu restaurante mais sustentável, então esse artigo é pra você! Confira agora nossas dicas de como ter um empreendimento mais ecológico.

Simplifique sua gestão com um sistema de vendas para restaurante bom e barato

Economize de água

Se você busca um restaurante mais sustentável, com certeza a economia de água será um dos principais passos a serem tomados.

O gasto excessivo de água é uma das principais preocupações tanto dos donos de restaurantes devido aos gastos quanto dos apoiadores da causa sustentável por conta da saúde do planeta. Sendo assim, você estará “juntando o útil ao agradável” ao tomar medidas para economizar água no seu negócio.

Instale cisternas para capitação da água da chuva, com essa água é possível lavar as calçadas e usar na descarga dos banheiros com a instalação de uma bomba d’água.

Para isso, desenvolva treinamentos para sua equipe sobre como economizar água, crie avisos de conscientização e invista em reformas estruturais em seu restaurante.  

Utilize alimentos orgânicos

Muitos alimentos, principalmente verduras, possuem alta quantidade de agrotóxicos e substâncias tóxicas tanto para a natureza quanto para quem consome.

Tendo isso em vista, invista no usufruto de alimentos orgânicos no seu restaurante, pois são esses que possuem baixo impacto para com a natureza, pois os produtores se preocupam com o processo de produção desses alimentos e como isso impacta a natureza.

Compre de fornecedores locais

Quando você compra seus insumos com produtores locais, você incentiva microempreendedores e estimula a economia da sua região. Essa atitude também se caracteriza como sustentável, pois produtores menores possuem processos menos agressivos em fazendas menores.

Além disso, você economiza com transporte e tem a oportunidade de comprar seus alimentos em menores quantidades com uma frequência maior, e consequentemente seus produtos serão sempre frescos e seu desperdício irá diminuir.  

Descarte o lixo de forma correta

Descarte o lixo do seu restaurante de forma correta. Implante métodos de reciclagem e treine sua equipe de funcionários. Além disso, espalhe avisos de conscientização no estabelecimento para que os clientes sigam o exemplo.

Reduza o uso de papel

Você sabia que o papel começa a se decompor somente 6 meses depois de descartado? É um material que agride muito o meio ambiente, e por isso é muito importante reduzir seu uso ao máximo.

Reveja o uso do material no dia a dia do seu restaurante e minimize gastos desnecessários de papel. Para isso, você pode utilizar recursos tecnológicos que dispensam o uso de papel nas vendas e na gestão. Invista em comandas eletrônicas etc.

Automatize a gestão e as vendas do seu restaurante com o sistema de vendas Simpliza!

Vantagens

Possuir um restaurante sustentável te oferece diversas vantagens:

  • Você atrai mais clientes, sendo estes envolvidos com a causa sustentável e que procuram restaurantes que também se preocupem
  • Você contribui muito para a saúde do meio ambiente e do planeta
  • Você se diferencia dos concorrentes e destaca seu restaurante do restante do mercado
  • Em muitos quesitos você vai economizar nos gastos da sua gestão

Conclusão

Esperamos ter ajudado e te auxiliado com nossas dicas sobre como ter um restaurante sustentável!

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

CONHEÇA A AUTORA – CLIQUE AQUI
0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like