Como automatizar o atendimento e pedidos via WhatsApp – Passo a passo

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Confira o passo a passo completo para automatizar seu atendimento via WhatsApp e conseguir atender assim os pedidos delivery de forma rápida, sem nem precisar efetivamente parar para responder!

O WhatsApp é uma ferramenta necessária que não pode faltar na hora de atender os pedidos de delivery no seu restaurante, afinal, todo mundo usa o aplicativo.

Para se ter uma ideia, ao redor de todo o mundo, a aplicação conta com mais de 2 bilhões de usuários. Sem dúvida, a ferramenta mais popular de comunicação.

Ele também é de extrema praticidade, não sendo necessário abrir outros aplicativos para poder pedir a refeição.

Ter um atendimento via WhatsApp é um dos principais passos para possuir um delivery de qualidade em seu negócio, aproveite para ver os outros aqui.

Porém, a gestão dos pedidos pelo app pode ficar um pouco complicado de se manusear quando começa a chegar muitos clientes.

Até responder todo mundo, anotar os pedidos… Vai um bom tempo né? Para evitar isso, a automatização do seu WhatsApp é imprensivdivel!

E é por isso que o Simpliza separou para você como automatizar o atendimento de delivery pelo WhatsApp. Bora?!

Simplifique as vendas do seu restaurante!

Tópicos do artigo:

  • Pedidos pelo WhatsApp: Como configurar o WhatsApp para delivery?
  • Como fazer cardápio digital pelo WhatsApp?
  • O que escrever na mensagem automática do WhatsApp?
  • Como organizar meus pedidos pelo WhatsApp?
  • Sistema para restaurante com cardápio digital Simpliza: Conheça a nossa solução!
  • Continue lendo…
 Automatize seus pedidos de delivery
Automatize seus pedidos de delivery via WhatsApp

Pedidos pelo WhatsApp: Como configurar o WhatsApp para delivery?

Para você agilizar o processo, é necessário configurar uma resposta automática em seu WhatsApp. Para que assim, você ou seus atendentes não percam tempo respondendo cada cliente no aplicativo.

Como fazer cardápio digital pelo WhatsApp?

O cardápio digital permite que seu cliente acesse automaticamente as opções de pratos disponíveis, escolhendo sem a necessidade de esperar. 

Para configurar um dentro da plataforma do WhatsApp, você pode seguir o passo a passo:

  1. Cadastre na versão “WhatsApp Business” disponível na Play store ou App store. A alternativa para negócios oferece diversas vantagens para as empresas;
  2. Vá nos 3 pontos na parte superior do aplicativo e selecione “Configurações”, depois “Configurações da Empresa” e em seguida “Catálogo”;
  3. Configure a opção “Catálogo”, onde é possível inserir imagens e descrições dos produtos oferecidos.
  4. Para adicionar um novo produto, basta selecionar a opção que estará disponível nesse mesmo local.
  5. Pronto! O cliente poderá solicitar facilmente os produtos e os pedidos encaminhados ao restaurante chegarão muito melhor organizados.

Outra vantagem com o catálogo completo é que o cliente poderá conferir exatamente como é o produto antes de adquiri-lo. 

Isso facilita a escolha, atrai visualmente quem está interessado e ainda economiza tempo de quem teria de enviar as imagens aos clientes. 

A única coisa que é fundamental planejar é o prosseguimento da venda após a escolha.

Assim, uma dica que serve como próximo passo, e o principal, é o desenvolver um cardápio digital! Não fique preso às  taxas e comissões, invista em um site próprio de pedidos.

Assim, você insere o link do seu próprio cardápio na mensagem automatiza no WhatsApp.

Tenha tudo em um único lugar, com seus pedidos em um site personalizado com a cara o seu restaurante. Cardápio digital com link para você automatizar seus pedidos do WhatsApp!

Restaurante com cardápio digital
Com o cardápio digital do Simpliza. você tem um link para compartilhar e aumentar as vendas do seu delivery!

O que escrever na mensagem automática do WhatsApp?

Em sua mensagem, coloque primeiramente uma saudação básica, como “Olá, obrigado por pelo contato” ou “Oi, é um prazer te atender”.

E em seguida nessa mesma mensagem, é que vem o pulo do gato que vai agilizar o processo todo!

Uma ferramenta muito poderosa para automatização dos seus pedidos via WhatsApp é inserir na resposta automática um link que leva o cliente diretamente para seu cardápio digital ou página de pedidos, assim ele já faz o pedido e você nem precisou responder!

Vale, ainda, inserir sempre os horários de funcionamento do seu delivery nas mensagens automáticas. 

Assim, caso o serviço não esteja aberto, o usuário sabe exatamente o horário que pode contatar e fazer seu pedido.

Nas configurações, também é importante coletar os dados básicos do consumidor, se necessário. 

Por exemplo, é possível programar mensagens que solicitem nome, e-mail e telefone do cliente, para facilitar o processo de contato. 

Como organizar meus pedidos pelo WhatsApp?

É normal que com um grande volume de pedidos pelo Whatsapp Business seja necessário subdividir os pedidos para melhorar o atendimento. A função de etiquetas no WhatsApp faz muito bem este papel. 

Por exemplo, identificar clientes já antigos pode ser excelente quando desejar atribuir promoções ou oferecer um cartão de fidelidade

Para isso, basta ir em “Configurações” e, em seguida “Etiquetas, adicionando as que desejar.

Dessa maneira, quando quiser marcar um cliente na etiqueta definida, basta ir em sua conversa no aplicativo e selecionar a opção “etiquetar conversa” nos três pontinhos do canto superior direito da tela.

Quando quiser visualizar quais clientes estão inseridos nas etiquetas criadas, basta ir em “Etiquetas” e, em seguida, selecionar o grupo que deseja visualizar.

Isso também é muito vantajoso na segmentação de campanhas, onde você pode oferecer descontos para os novos clientes somente. 

Independentemente do uso, a seleção de etiquetas para cada um dos grupos de usuários facilita sua identificação na hora dos pedidos. 

Outra forma de melhorar a organização dos seus pedidos, pode ser com o cardápio digital do Simpliza

Nele, você tem um link para compartilhar e aumentar as vendas do seu delivery! Envie mensagens todos os dias para seus clientes com promoções e o link para seu site de pedido. Simplifique e aumente suas vendas.

Chatbot Whatsapp – Felipe Tubba

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Para emissão de notas fiscais, sistemas de comanda eletrônica, controle de vendas e diversos outros serviços, o Simpliza é o sistema para caixa de restaurante mais completo e inovador para seu negócio.

Usando o sistema de gestão Simpliza você acompanha em tempo real tudo o que acontece, evitando surpresas no fim do mês.

O Painel Administrativo da Simpliza integra o controle das suas vendas no balcão, nas mesas e no delivery, emite suas notas fiscais eletrônicas (NFC-e) de maneira fácil e rápida, e faz o controle financeiro completo do seu negócio. 

De forma rápida e prática, você terá em mãos tudo o que precisa para controlar seu negócio.

O Simpliza é um sistema completo de gestão, que, para além do controle financeiro citado acima, oferece diversos outros serviços, como:

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Cardápio digital: Aumente as vendas com um site personalizado

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