Que as pessoas comem pelos olhos, isso não é novidade, né?! E foi pensando nisso que nós da equipe de Marketing do Simpliza preparamos esse artigo super completo para te ajudar a fazer fotos incríveis para um cardápio de sucesso!
Tópicos do artigo
- Importância da fotografia para seu cardápio
- Dicas de fotografia de alimentos
- Edição de fotos gastronômicas
- Simpliza: o melhor sistema do mercado
A importância da fotografia para um cardápio atrativo
Não se pode negar: a atração visual aguça a fome! Por isso a importância de boas fotos para comporem seu cardápio. As fotos precisam ser atrativas e “suculentas”. Desse modo, as pessoas desejarão ainda mais seus pratos, por tudo o que ele mostra oferecer.
Além do mais, uma foto de alta qualidade é o que pode te colocar muito a frente da concorrência. Visto que, não são muitos os restaurantes que se preocupam com um cardápio bem elaborado, muitos nem fornecem fotos dos seus pratos no menu.
Primeiramente, você precisa saber que não é necessário ter equipamentos caros para atualizar seu cardápio. Com as dicas desse artigo e um celular você já consegue produzir fotos profissionais!
Dicas para produzir fotos de qualidade com praticidade
1 – Limpe a câmera.
Conforme seguramos o celular, colocamos no bolso, sob alguma superfície ou até quando falamos por ligação, todos esses fatores contribuem para o acúmulo de sujeira e oleosidade na câmera. Por isso, certifique-se de higienizar seu celular na hora de fazer as fotos.
2 – Iluminação
A melhor luz para iluminar suas fotos é de graça! A luz natural do Sol é ótima para captar todos os detalhes do seu prato. Se atente à posição do Sol e sempre posicione o item da foto, a favor dele. Se ficar na dúvida da melhor posição para tirar sua foto, faça o seguinte: estenda sua mão, a sua frente e gire em 360 graus. Onde sua mão estiver recebendo mais iluminação, esse é o lugar certo.
Não use flash na hora dos cliques, o flash, por ser disparado em uma fração curta de tempo e não ser uma luz contínua, irá resultar em muita sombra na sua captação, perdendo a qualidade e o propósito.
3 – Enquadramento
Use a função grade disponível em sua câmera, ela vai te entregar uma disposição de 3 linhas na vertical e 3 na horizontal, com isso, você tem 9 quadrantes para dispor melhor os elementos da sua imagem. Dentro deles, você deve identificar os 4 pontos de atenção, porque são neles que nossos olhos são direcionados primeiro.
Exemplo dos pontos a observar na hora de captar:
4 – Ângulo
O ângulo ideal é o que entrega a melhor parte da sua foto, não adianta usar todas as dicas anteriores e não saber aproveitar o ângulo ideal para sua imagem. Saiba identificar a melhor disposição conforme o prato que você quer captar, por exemplo:
Qual dessas imagens parece mais apetitosa? Claro que a primeira, pois o centro do hambúrguer é o recheio, um ângulo que mostra só o pão não favorece sua captação. Aplique para seus diferentes pratos, pensando em qual ponto central dele e testando o melhor ângulo a favor da sua fotografia.
Essência da imagem: Composição e seu estilo particular
A fotografia do seu cardápio precisa ser um convite sensorial, que deixa o cliente a apenas um passo de escolher viver essa experiência gastronômica. Mais do que apenas registrar pratos, essas fotos têm o poder de despertar o apetite, contar histórias e transmitir a identidade única do seu restaurante.
A harmonia visual
Na arte da fotografia de cardápio, a composição é a orquestra que harmoniza os elementos visuais, criando uma melodia visual de dar água na boca. É o arranjo estratégico dos elementos do prato, do ambiente e da iluminação, buscando um equilíbrio que desperte desejo de consumo. Sabendo disso, use sua criatividade para compor sua foto com elementos inteligentes, sem tirar o foco do prato principal.
Estilo e singularidade
O estilo, por sua vez, é algo mais particular, relacionado à sua identidade e à do seu restaurante. Nesse sentido, o estilo é a assinatura que imprime a imagem que seu negócio quer passar. É a escolha de cores, ângulos, texturas e iluminação que traduzem a essência da sua marca, seja ela rústica e acolhedora, moderna e sofisticada ou clássica e atemporal.
Combinando a composição visual e o estilo, você monta um cardápio autentico com imagens incríveis. Dessa forma, você cria um convite irresistível para uma experiência gastronômica sem igual.
Edição de fotografia: a cereja do bolo para um cardápio impressionante
Agora é a etapa final, onde você lapida sua imagem com a arte da edição, tornando a nossa foto cada vez mais perfeita.
A edição de fotos para cardápios não consiste em distorcer a realidade, mas sim em realçar a essência dos seus pratos. Pequenos ajustes de luz, cor e contraste podem fazer toda a diferença, revelando detalhes apetitosos e despertando a curiosidade dos clientes. Defina uma paleta de cores dentro da identidade visual da sua marca. Use cores vibrantes e realistas, que sejam fiéis aos ingredientes frescos do seu prato. Isso é essencial para atrair ainda mais o desejo do cliente. Na edição, estimule a textura do seu alimento, destacando a crocância do pão, a cremosidade do molho ou até a maciez da carne. Tudo a depender do que você está editando. Assim, você cria uma sinfonia sensorial irresistível ao seu público.
Dicas de ferramentas de edição: Canva; Adobe Photoshop; Lightroom; Fotor;
Aplicando essas dicas você terá fotos perfeitas saindo do forno! recheadas de uma qualidade indiscutível e que farão seus pratos se destacarem no mercado.
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