Automatizar o atendimento do seu restaurante é sem dúvidas investir em uma experiência ainda melhor para seus clientes. Com o cardápio digital, é possível fazer com que a tecnologia trabalhe a seu favor e de seus funcionários, aprimorando e agilizando o serviço dos garçons, por exemplo.
No entanto, devemos ressaltar que apesar da tecnologia ser eficiente, erros, mesmo que em uma escala menor, ainda podem ser cometidos, ainda mais quando não se sabe o que fazer para evitá-los.
Quais erros mais comuns de cometer com o cardápio digital?
Saber evitar esses erros se mostra importante para garantir uma experiência totalmente satisfatória para seus clientes. Além disso, é importante saber evitá-los para que a automatização do seu atendimento não seja um problema, em vez de ser uma solução para o seu restaurante.
Mas para saber como evitar esses erros, primeiro precisamos saber que erros são esses.
Imagem de baixa qualidade: Uma boa foto do prato é importante para qualquer cardápio, impresso ou digital. Com a qualidade das telas, é importante ressaltar que qualquer defeito na foto fica ainda mais nítido.
Cardápio desatualizado: Preços errados, promoções expiradas, pratos que estão fora do menu e ingredientes indisponíveis, esses são alguns dos problemas que ter um cardápio desatualizado traz.
Descrição falha: Uma descrição serve para apresentar o prato, seus ingredientes e modo de preparo. Uma descrição rasa, incompleta ou confusa não passa credibilidade ao cliente, o que pode comprometer a experiência dele. Por vezes, pode haver clientes alérgicos ou com algum tipo de restrição alimentar no seu restaurante, por isso, para evitar qualquer tipo de incidente, o melhor é ter uma descrição clara em seus cardápios.
QR code de difícil acesso ou leitura: Se o QR code de acesso estiver mal posicionado, pequeno ou com baixa qualidade, o cliente pode enfrentar dificuldades para acessar o cardápio digital, gerando insatisfação. Até mesmo porque a automatização do atendimento com cardápio digital veio para ser um facilitador.
Como evitar esses erros
Esses erros, apesar de serem incômodos, podem ser facilmente resolvidos em alguns passos simples e práticos:
Imagens de alta qualidade: utilize boa iluminação, fundos neutros e destaque os detalhes visuais dos alimentos. Considere também editar as fotos para aprimorar detalhes como cores e brilho. Caso não saiba como fotografar seus pratos para gerar aquela vontade nos seus clientes, temos um post guia para te ajudar, clique aqui e confira.
Descrições claras e completas: adicione descrições detalhadas, mas objetivas. Inclua informações sobre tamanho dos pratos e porções, ingredientes principais, se podem ser substituídos e opções de substituição.
Atualização constante: Procure sempre revisar o cardápio. Assim que novos pratos forem adicionados ou itens saírem do menu, ajuste as informações. Lembre-se de manter preços e possíveis promoções atualizados.
QR code bem posicionado: Imprima os códigos em materiais duráveis e os mantenha em lugares visíveis, como mesas e balcões. Certifique-se de que sejam fáceis de acessar, mesmo em ambientes de baixa iluminação.
Sistema com cardápio digital gratuito
Benefícios do cardápio digital
Adotar um cardápio digital não somente moderniza o seu restaurante, mas também proporciona uma série de vantagens significativas:
Agilidade no atendimento: Com essa automatização no seu atendimento, seus clientes têm acesso imediato ao cardápio e podem fazer pedidos diretamente, reduzindo o tempo de espera por um atendimento.
Redução de erros: Com os pedidos registrados digitalmente, erros de comunicação entre cliente, garçom e cozinha são mínimos.
Sustentabilidade e economia: Economizar papel é uma prática que contribui para a sustentabilidade. Além disso, a economia na impressão de cardápios que podem se desgastar com o tempo também será um gasto a menos para o seu negócio.
Melhora na experiência: Com certeza, a adoção da automatização do cardápio traz uma melhora significativa na experiência do cliente. Pois garante a ele um atendimento mais rápido, moderno e eficaz.
Melhores sistemas com cardápio digital

1.Simpliza
O Simpliza é um sistema de gestão desenvolvido especialmente para restaurantes, lanchonetes, bares e pizzarias que buscam praticidade sem abrir mão de recursos poderosos.
O que faz o Simpliza se destacar não é apenas seu cardápio digital inteligente, acessível por QR Code, mas todas as ferramentas integradas que facilitam o dia a dia do gestor. Além do cardápio digital, o Simpliza tem funcionalidades como:
Comanda eletrônica: o garçom anota o pedido direto no celular, e a cozinha recebe na hora.
Frente de caixa (PDV): completo e integrado ao controle de vendas, estoque e relatórios.
Integrações: com iFood, Goomer, aiqfome entre outros sistemas que otimizam a sua gestão.
Plano gratuito: com recursos robustos desde o primeiro acesso, sem taxa de instalação nem de fidelidade.
2.GrandChef
O GrandChef é uma solução bastante conhecida no mercado. Oferece algumas ferramentas de gestão, incluindo cardápio digital, controle de estoque e integração com apps de delivery.
Porém, pode exigir um investimento inicial maior e certo tempo de adaptação, principalmente para equipes com pouca familiaridade com sistemas mais técnicos.
3.Saipos
O Saipos oferece um sistema baseado na nuvem, com funcionalidades que vão desde o cardápio digital até a emissão de notas fiscais.
Seu foco é mais voltado à gestão interna. No entanto, o custo pode pesar para pequenos negócios e para quem está começando agora, pois algumas funcionalidades dependem de planos mais caros.
4.Consumer
O Consumer oferece algumas ferramentas, incluindo: comanda eletrônica, delivery e cardápio digital.
Mas, sua interface e experiência de uso podem ser tradicionais demais. Isso torna a adaptação um pouco mais lenta para equipes que buscam soluções mais modernas e diretas.
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