Cardápio digital: erros que devem ser evitados ao automatizar o atendimento do seu restaurante.

pessoa acessando um QR code na mesa

Automatizar o atendimento do seu restaurante é sem dúvidas investir em uma experiência ainda melhor para seus clientes. Com o cardápio digital, é possível fazer com que a tecnologia trabalhe ao seu favor e de seus funcionários, aprimorando e agilizando o serviço dos garçons por exemplo.

No entanto devemos ressaltar que apesar da tecnologia ser eficiente, erros, mesmo que em uma escala menor ainda podem ser cometidos, ainda mais quando não se sabe o que fazer para evita-los.

Quais são os erros mais comuns

Saber evitar esses erros se mostra importante para garantir uma experiência totalmente satisfatória para seus clientes, além disso, é importante saber evita-los para que a automatização do seu atendimento não seja um problema, em vez de ser uma solução para o seu restaurante.

Mas para saber como evitar esses erros primeiro precisamos saber que erros são esses.

Imagem de baixa qualidade: Uma boa foto do prato é importante para qualquer cardápio impresso ou digital. Com a qualidade das telas é importante ressaltar que qualquer defeito na foto fica ainda mais nítido

Cardápio desatualizado: Preços errados, promoções expiradas, pratos que estão fora do menu e ingredientes indisponíveis esses são alguns dos problemas que ter um cardápio desatualizado trás.

Descrição falha: Uma descrição serve para apresentar o prato, seus ingredientes e modo de preparo. Uma descrição rasa, incompleta ou confusa não passa credibilidade ao cliente o que pode comprometer a experiência dele. Por vezes pode haver clientes alérgicos ou com algum tipo de restrição alimentar no seu restaurante, por isso para evitar qualquer tipo de incidente o melhor é ter uma descrição clara em seus cardápios.

QR code de difícil acesso ou leitura: Se o código está mal posicionado, pequeno ou de baixa qualidade, o cliente pode enfrentar dificuldades para acessar o cardápio digital, gerando insatisfação. Até mesmo porque a automatização do atendimento com cardápio digital veio para ser um facilitador

Como evitar esses erros

Esses erros, apesar de serem incômodos podem ser facilmente resolvidos em alguns passos simples e práticos:

Imagens de alta qualidade: Utilize boa iluminação, fundos neutros e destaque os detalhes visuais dos alimentos. Considere também editar as fotos para aprimorar detalhes como cores e brilho.

Descrições claras e completas: Adicione descrições detalhadas, mas objetivas. Inclua informações sobre tamanho dos pratos e porções, ingredientes principais, se podem ser substituídos e opções de substituição.

Atualização constante: Procure sempre revisar o cardápio. Assim que novos pratos forem adicionados ou itens saírem do menu, ajuste as informações. Lembre-se de manter preços e possíveis promoções atualizados.

QR Code bem posicionado: Imprima os códigos em materiais duráveis e os mantenha em lugares visíveis, como mesas e balcões. Certifique-se de que sejam fáceis de acessar, mesmo em ambientes de baixa iluminação.

Benefícios do cardápio digital

Adotar um cardápio digital não apenas moderniza o seu restaurante, mas também proporciona uma série de vantagens significativas:

Agilidade no atendimento: Com essa automatização no seu atendimento seus clientes têm acesso imediato ao cardápio e podem fazer pedidos diretamente, reduzindo o tempo de espera por um atendimento.

Redução de erros: Com os pedidos registrados digitalmente, erros de comunicação entre cliente, garçom e cozinha são mínimos.

Sustentabilidade e economia: Economizar papel é uma prática que contribui para a sustentabilidade, além que a economia na impressão de cardápios que podem se desgastar com o tempo também será um gasto a menos para o seu negócio  

Melhora na experiência: Com certeza a adoção da automatização do cardápio traz uma melhora significativa na experiência do cliente. Pois garante a ele um atendimento mais rápido, moderno e eficaz.

Simpliza a solução para a automatização do seu restaurante

garçom atendendo com um tablet

Encontrar um cardápio digital que cumpra com a tarefa de ser prático e eficiente certamente não é fácil, mas também não é impossível.

O Simpliza é um sistema completo com um cardápio digital com todas as funcionalidades que seu restaurante necessita. Disponível via QR code, com ele é possível visualizar os pratos e bebidas diretamente por delivery ou até mesmo por WhatsApp, otimizando o seu atendimento.

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