Feedback e Avaliação: Como Usar Comentários dos Clientes para Melhorar o Serviço de Delivery

sistema de feedback para delivery

Em meio à competitividade dentro do Food-service de delivery, construir uma boa base de clientes engajados e fiéis é essencial para o sucesso do seu negócio. E nesse cenário, o feedback e avaliação de delivery dos clientes se torna uma ferramenta poderosa para identificar pontos fortes e fracos, aprimorar o serviço e garantir a satisfação de seu público.

Como um feedback pode alavancar o desempenho do seu delivery:

Um sistema de coleta de feedback e avaliação bem estruturado permite coletar informações preciosas sobre vários aspectos do seu delivery, desde a qualidade dos produtos e o sabor da comida até a pontualidade da entrega e a simpatia do entregador. Com essas informações, você consegue construir um banco de dados sólido e útil na hora de avaliar o desempenho do seu delivery. Use essa carta na manga para:

1. Identificar áreas de excelência

Reconheça os pontos que seus clientes mais elogiam e mantenha o alto padrão de qualidade. Valorize e recompense os colaboradores que contribuem para a boa experiência do cliente no atendimento, verifique o que seus clientes amam no seu delivery e cuide disso, seja comida, ambiente, atendimento… Isso fará com que seu público reconheça uma consistência em seu serviço.

2. Questionar pontos de melhoria

Identifique os pontos fracos que geram insatisfação em seus clientes e priorize ações visando a correção desses problemas, otimizando processos internos para a consequente mudança de opinião dos seus clientes.

3.  Seja proativo

Antecipe problemas em suas operações e evite que pequenos incômodos tornem-se grandes, por isso, corte o mal pela raiz. Mostre aos clientes que você está atento às necessidades deles e comprometido em atendê-las com eficiência.

4. Conecte-se ao seu público

Responda aos comentários de forma personalizada e demonstre interesse genuíno em ouvi-los. Com uma escuta ativa você mostra que está ali não apenas para ouvir, mas oferecer uma solução ao seu cliente. Mantenha uma rotina diária respondendo os elogios que recebe, aos feedbacks negativos e incentivando novas opiniões. Desse modo, seus clientes sentirão que você está sempre presente e disposto a resolver o que for preciso.

sistema de feedback e avaliação. Cliente e empreendedor conversando sobre qualidades do negócio.
Fonte de mídia

Como implementar um sistema de feedback e avaliação eficaz:

Implementar um sistema de feedback não é difícil como muitos pensam. As pessoas usam muitas plataformas diferentes para esboçar opinião, por isso, esteja presente em todas, para não passar nenhuma opinião despercebida.

Crie canais de coleta de feedback

  • Envie pesquisas de satisfação por e-mail ou SMS.
  • Caixas de sugestões nas lojas físicas. 
  • Avaliações em plataformas de delivery.
  • Redes sociais.
  • Formulários online no site ou aplicativo.

Incentive a participação dos clientes

Ofereça promoções ou descontos em troca de feedback. Isso é primordial para aumentar o volume do seu banco de dados de avaliações. Às vezes os clientes acabam não se envolvendo muito em ações assim, por isso o incentivo é importante para te dar mais retorno nas pesquisas.

Analise os dados

Utilize ferramentas de análise de dados para identificar padrões e tendências. Segmente as avaliações por critérios como produto, entrega ou perfil do cliente. Priorize as ações com base no impacto e na facilidade de implementação.

Mostre as melhorias feitas a partir das avaliações

Mostre aos clientes que todos os feedbacks deles não são em vão. Pelo contrário, são úteis e têm retorno, cada palavra dita se transforma em medidas de solução para uma experiência cada vez melhor.

Dicas extras:

  • Seja ágil nas respostas: quanto mais rápido você responder seus clientes, melhor será a percepção deles sobre seu delivery.
  • Seja profissional e educado: mesmo em situações difíceis, mantenha um tom profissional e cordial na comunicação com os clientes.
  • Agradeça o feedback: demonstre gratidão aos clientes que dedicaram tempo para compartilhar suas opiniões.
  • Use o feedback como ferramenta de insight: use as avaliações como fonte de inspiração e insights para criar novos produtos, serviços ou promoções.
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fonte de imagem

Use o sistema de feedback e avaliação de delivery a favor do seu negócio, e construa um futuro de melhoria continua para seus cliente!

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