Dia do Cliente: 10 ideias para bares e restaurantes

cliente satisfeita em padaria no Dia do Cliente

O que é o Dia do Cliente? Você sabe qual a data do Dia do Cliente?

A data comemorativa que acontece todo ano no dia 15 de setembro, com o objetivo de homenagear e valorizar os consumidores.

 A data existe desde 2003, quando foi criada pelo empresário João Carlos Rego no Rio Grande do Sul, como explica a Resultados Digitais.

O objetivo do profissional era criar uma celebração que ajudasse a estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas, auxiliando na fidelização.

Pensando nesse objetivo, além de homenagear a clientela, empresas aproveitam o Dia do Cliente para fazer ações especiais, como sorteios, descontos e distribuição de brindes.

Mas acima disso, o que é o dia do cliente para os donos de bares e restaurantes?

Para os empreendedores do ramo de alimentação, é uma ótima oportunidade de impulsionar as vendas, fidelizar os clientes e homenagear o público fiel!

Como você acha que deve aproveitar essa data da melhor forma possível?

Nós do blog Simpliza vamos te dar 10 ideias para bares e restaurantes para o Dia do Cliente, como promoções e ações para a data.

Ideias e estratégias para o Dia do Cliente em bares e restaurantes

Você já comemorou o Dia do Cliente em seu restaurante? Essa é a data que se mostra como uma ótima oportunidade para estreitar laços com os consumidores e vender mais, além de homenagear os mais fiéis com ações especiais.

Diferentemente de outras datas comemorativas, como o Dia dos Pais por exemplo ou das Crianças por exemplo, não é preciso focar em parte do seu público. Basta ser seu cliente para ser lembrado!  É uma oportunidade de se aproximar ainda mais dessas pessoas ou empresas, e de agradecê-las por comprarem seus produtos ou serviços.

1. Ofereça descontos

Quem não gosta de um bom desconto em seu restaurante favorito? O Dia do Cliente é uma boa oportunidade para oferecer seus pratos, bebidas e outros produtos com preços especiais.

Uma boa ideia são os descontos progressivos, em que a dedução do valor é maior na medida que o cliente compra mais.

O frete grátis é outra ação interessante para o Dia do Cliente. Se você trabalha com entregas, esse é outro bom desconto a oferecer. Uma opção é atrelar a gratuidade do frete a determinado valor gasto, o que incentiva o cliente a encher o carrinho!

2. Faça sorteios

Outra ideia para seu restaurante no Dia do Cliente é o sorteio de prêmios. Não precisa ser algo físico: também dá para sortear cupons promocionais ou itens do cardápio.

As possibilidades são muitas, e a escolha ideal vai depender do público do seu bar ou restaurante.

3. Sirva Degustações e Brindes Personalizados no Seu Restaurante

Apresentar degustações gratuitas de pratos ou itens do seu cardápio é uma maneira eficaz de atrair novos clientes e estimular os clientes habituais a explorarem outras opções disponíveis em seu restaurante. Além disso, considere investir em brindes personalizados com a marca do seu restaurante para celebrar a ocasião e deixar uma lembrança aos seus clientes.

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4. Promova um concurso

Que tal promover um concurso para engajar os clientes e fortalecer a marca do seu negócio?

Formatos como concurso de melhor legenda da (postagem de um prato do seu menu, por exempli), melhor foto ou melhor vídeo já são clássicos, mas é possível ir além, por exemplo estimulando os consumidores a compartilharem uma história que têm com seu estabeleicmento ou a maneira como usam os produtos ou serviços.

Uma boa ideia é estimulá-los a participar compartilhando o texto ou imagem nas redes sociais, o que ajuda a movimentar sua presença na internet também.

Aqui está uma ideia de concurso online para restaurantes:

Concurso Online – “Minha Memória Culinária Favorita” Peça aos seus clientes que compartilhem uma lembrança querida relacionada ao seu restaurante, como o primeiro encontro romântico que tiveram em seu estabelecimento ou uma celebração especial. Eles podem escrever um pequeno texto, compartilhar uma foto ou até mesmo criar um vídeo curto sobre essas memórias. O vencedor pode ganhar um jantar grátis para reviver esses momentos especiais.

5. Crie uma Campanha Especial para o Dia do Cliente

Aproveite o Dia do Cliente para criar uma campanha de marketing especial!  Uma estratégia eficaz é enviar mensagens de e-mail marketing personalizadas para diferentes grupos de clientes com base em suas preferências e histórico de visitas. Isso claro se você fazer uso de email no marketing do seu restaurante. Caso não, foque também no Instagram e demais canais de comunicação que usar.

Nessas comunicações, destaque as iniciativas especiais que você planejou para celebrar a data.

Compartilhe informações positivas sobre sua reputação, como números de vendas impressionantes e a satisfação dos clientes. Apresente depoimentos de clientes satisfeitos que destacam suas experiências memoráveis em seu restaurante.

Se possível, desenvolva um design exclusivo para esta campanha e aplique-o em suas publicações no site, blog e nas redes sociais. Isso garantirá uma consistência visual que reforçará sua identidade de marca e atrairá a atenção dos clientes em potencial.

Por exemplo, se a marca do seu bar tiver somente verde e preto na identidade visual, tente desenvolver artes para a campanha com essas cores, porém com algo a mais, como dourado ou rosa. Algo que chame a atenção para as postagens da campanha.

Lembrando que uma campanha bem planejada e executada não apenas honra seus clientes, mas também fortalece sua presença online e offline, gerando entusiasmo e fidelidade à sua experiência gastronômica única.

Postagens criadas pelo Canva. Saiba como usar o site de ates em Social mídia para restaurante: como usar o Canva e veja como é fácil criar postagens como essas 🙂

6. Ofereça frete grátis no delivery

Se você trabalha com delivery, outra estratégia é oferecer frete grátis no Dia do Cliente. Assim, você incentiva os clientes a pedirem mais vezes e a experimentarem os seus produtos. 

Além disso, você pode aproveitar para fazer parcerias com aplicativos de entrega, como o iFood ou Rappi para aumentar o seu alcance e a sua visibilidade. E não se esqueça de caprichar na embalagem como, por exemplo, escrever frases fofas de felicitações. Um brinde como chocolate ou cupons são ótimos também para acompanhar os pedidos de delivery no Dia do Cliente.

7. Invista na Fidelidade

O Dia do Cliente também é uma ótima ocasião para lançar ou reforçar o seu programa fidelidade, caso já tenha um. Você pode criar um sistema de pontos, onde os clientes acumulam pontos a cada compra e podem trocá-los por prêmios ou benefícios. 

O programa fidelidade é uma forma de recompensar os seus clientes fiéis e de estimular a recorrência das compras.

8. Lance um prato ou bebida nova no cardápio

Que tal aproveitar o Dia do Cliente para lançar um novo produto ou serviço no seu cardápio? Ou um prato de edição especial.

Você pode criar algo especial para a data, como um sabor novo, uma embalagem diferenciada, um combo temático ou uma edição limitada. 

O lançamento de um produto gera curiosidade e interesse nos clientes, que vão querer experimentar a novidade. Além disso, você pode pedir o feedback dos clientes sobre o produto e usar as opiniões para melhorar o seu negócio.

9. Pense em parcerias

Outra ideia para potencializar as suas vendas e seu alcance no Dia do Cliente é fazer parcerias com outros negócios complementares ao seu.

Por exemplo, se você tem uma pizzaria, você pode fazer uma parceria com uma sorveteria ou uma cervejaria. 

Assim, você pode oferecer combos ou descontos especiais para os clientes que comprarem nos dois estabelecimentos. As parcerias estratégicas são uma forma de ampliar a sua oferta de valor e de gerar mais valor para os seus clientes, além de fazer algo diferente que a maioria da concorrência não faz.

10. Peça e valorize Feedback

Por fim, uma das melhores formas de aproveitar o Dia do Cliente é pedir o feedback dos seus clientes sobre o seu negócio.

Você pode usar ferramentas como o Google Forms, o SurveyMonkey ou o Typeform para criar pesquisas de satisfação online e enviar para os seus clientes por email, WhatsApp ou redes sociais.  

Ou você pode usar um aplicativo como o NPS (Net Promoter Score) para medir o grau de lealdade dos seus clientes. O feedback é essencial para você conhecer os pontos fortes e fracos do seu negócio e para melhorar a sua qualidade e o seu atendimento. O que é melhor para o Dia do Cliente se não melhorar seus produtos e serviços?

50 frases para o Dia do Cliente em restaurantes, bares e food service

Para finalizar nosso artigo sobre o Dia do Cliente, achamos pertinente e potencialmente útil para te ajudar trazer aqui algumas ideias de frases para a data comemorativa. São para escrever na embalagem, postagens para o Instagram e o que sua criatividade mandar!

  1. “Hoje é tudo sobre você, nosso cliente especial!”
  2. “Celebrando com gratidão a confiança que você nos dá.”
  3. “Saboreie a gratidão em cada prato que servimos hoje.”
  4. “O Dia do Cliente é o nosso dia de agradecer a você!”
  5. “Nossa receita para o sucesso? Clientes como você!”
  6. “Um brinde aos nossos clientes incríveis!”
  7. “Você é a razão pela qual cozinhamos com paixão.”
  8. “Hoje, a estrela é você, nosso querido cliente!”
  9. “Desejando a você um Dia do Cliente recheado de sabor.”
  10. “Sua fidelidade é a nossa maior conquista.”
  11. “Cada prato, uma expressão de nossa gratidão.”
  12. “Nossos clientes tornam cada dia especial.”
  13. “Obrigado por fazer parte da nossa história.”
  14. “Nosso menu é uma homenagem a você, nosso cliente especial.”
  15. “Celebre o Dia do Cliente com um banquete de sabores.”
  16. “Você merece um cardápio extraordinário hoje e sempre.”
  17. “Satisfação garantida é o nosso compromisso com você.”
  18. “Servindo com carinho e gratidão desde sempre.”
  19. “Apreciamos cada visita sua ao nosso estabelecimento.”
  20. “Nossos pratos são a nossa forma de dizer ‘obrigado’.”
  21. “Nosso cliente, nosso maior tesouro.”
  22. “Celebrando a amizade e a boa comida no Dia do Cliente.”
  23. “O melhor ingrediente de todos é a sua presença.”
  24. “Hoje é uma festa, e você é o convidado de honra!”
  25. “Festejando a lealdade que nos une.”
  26. “Cada refeição é uma experiência, graças a você.”
  27. “Sabor e serviço excepcionais para um cliente excepcional.”
  28. “O Dia do Cliente é o nosso motivo para comemorar.”
  29. “Seu sorriso é o nosso prêmio mais valioso.”
  30. “Clientes felizes, negócio feliz.”
  31. “Agradecemos por sua preferência contínua.”
  32. “Sua satisfação é nossa maior recompensa.”
  33. “Celebrando cada momento compartilhado à mesa.”
  34. “Sua visita é a nossa maior honra.”
  35. “Hoje, o menu é dedicado a você!”
  36. “Apreciando a jornada culinária que percorremos juntos.”
  37. “O Dia do Cliente é uma celebração do nosso vínculo.”
  38. “Clientes como você fazem nosso trabalho valer a pena.”
  39. “Sua fome por excelência nos inspira.”
  40. “Oferecendo o nosso melhor em cada prato, em homenagem a você.”
  41. “Apreciamos seu apetite por momentos memoráveis.”
  42. “Hoje, o cardápio é a nossa carta de amor para você.”
  43. “Você é a pitada de sabor que faz a diferença.”
  44. “Sua satisfação é a nossa missão diária.”
  45. “Nossa dedicação é servir com excelência.”
  46. “Sua presença torna cada refeição especial.”
  47. “Estamos aqui para enriquecer sua experiência gastronômica.”
  48. “Hoje, brindamos a você, nosso cliente leal.”
  49. “Sua confiança é a base da nossa cozinha.”
  50. “Feliz Dia do Cliente! O sabor da gratidão está em cada prato.”

Espero que essas frases sejam úteis para comemorar o Dia do Cliente em seu restaurante, bar ou serviço de alimentação.

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mesa de clientes em bar fazendo brinde com cerveja,
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