Ter uma maquininha de cartão é uma facilidade na vida de quem possui um delivery ou restaurante e precisa receber cartão de crédito, algo essencial hoje em dia.
Mas às vezes pode acontecer de um cliente pedir o cancelamento do pedido que fizer em seu restaurante, seja na forma de estorno ou chargeback.
Saiba agora o que fazer nessa hora, e como isso funciona no caso dos leitores de cartão para celular, das maquininhas com chip próprio, e das máquinas tradicionais.
Tópicos do artigo:
- Como cancelar uma venda do seu delivery ou negócio no cartão?
- E se o cancelamento da compra no cartão for chargeback?
- Conheça o sistema delivery com integração iFood grátis do Simpliza
- Conclusão
- Continue lendo…
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Como cancelar uma venda do seu delivery ou negócio no cartão?
Para conseguir cancelar uma venda no cartão feita em uma maquininha, há duas possibilidades: na própria máquina de cartão ou pelo aplicativo oferecido pela empresa. O que você vai usar depende do que é oferecido pela empresa e/ou sua preferência.
1) Para fazer o cancelamento na própria máquina
Busque a venda que o cliente deseja cancelar pela lista de últimas vendas realizadas. Ao clicar nela, deve aparecer a opção “estorno” ou “cancelamento”. Em seguida, basta seguir as instruções da tela para realizar o procedimento.
2) Para fazer o cancelamento pelo aplicativo
O processo é o mesmo que na maquininha. Busque pela lista de vendas realizadas no app e siga as instruções para fazer o estorno.
Apesar do procedimento explicado acima ser comum, cada empresa fornecedora de máquina de cartão pode ter especificidades quanto ao processo de estorno. Veja algumas delas a seguir, segundo a Mobile Transaction:
- Cielo: na máquina, use a sua senha de acesso para a opção Soluções Cielo. Identifique a compra, insira na máquina o cartão do cliente e preencha os dados que estão no recibo da venda para que o novo recibo seja impresso.
- Mercado Pago Point: estorno realizado na própria máquina até 24h para vendas no cartão de débito e até 180 dias para vendas no crédito parcelado, ou pelo app.
- Moderninhas PagSeguro: cancelamento pode ser realizado na própria máquina de cartão até 24h após a venda, ou depois disso usando a conta digital.
- Minizinhas PagSeguro: mesmo prazo que as Moderninhas, com a diferença do procedimento ser no app PagSeguro Vendas, em vez da maquininha.
- SumUp: cancelamento pode ser feito até 12h após a venda, sendo realizado na própria máquina de cartão se você tem uma SumUp On ou Total. Ou pelo aplicativo, para todas as maquininhas.
- SumUp Top: é possível fazer estorno pelo app apenas para vendas recebidas no crédito.
- Stone: cancelamento da venda pode ser feito pelo app, portal do cliente ou na própria máquina.
- Zettle: o estorno pode ser feito apenas no mesmo dia da venda, e pelo app ou portal do usuário.
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E se o cancelamento da compra no cartão for chargeback?
Os pagamentos feitos com cartão de débito ou crédito nem sempre saem como o esperado nos restaurantes e deliverys. Portanto, é natural que às vezes os clientes tenham uma forma de contestar uma transação e recuperar o dinheiro pago por suas compras.
E com isso, há duas formas comuns de pedido de ressarcimento: o estorno e o chargeback.
O chargeback é a devolução de um pagamento realizado com cartão, após a contestação da transação pelo cliente junto ao banco emissor ou operadora do cartão de crédito. Ele é aplicável a cartões de crédito e débito. No primeiro caso, o valor é devolvido como crédito para o dono do cartão. No segundo caso, o valor retorna à conta bancária vinculada ao cartão de débito.
Ele pode ser concedido por diversos motivos, diferentes daqueles do direito de arrependimento discutido pelo Código de Defesa do Consumidor.
Exemplos comuns de pedidos de chargeback são os seguintes:
- Não recebimento de um produto comprado pela internet
- Cobrança indevida
- Erro no valor cobrado ou um pagamento duplicado.
Nesses casos, o dono do cartão pode entrar em contato com o próprio banco para abrir uma disputa e pedir a devolução do dinheiro.
Dessa forma, o seu cliente pode decidir contatar a operadora de cartão de crédito para informar que determinada compra feita não deve ser paga, ou para solicitar o reembolso do valor já descontado. E isso acaba por gerar um chargeback.
Nesse caso, a empresa operadora do cartão de crédito analisa a situação, pode entrar em contato com a empresa fornecedora da máquina de cartão, e emite um parecer favorável ou não ao pedido do cliente. Se disser sim, você não receberá o valor da venda (ou pode ter que devolvê-lo se já tiver recebido), ainda que não tenha agido de má-fé.
Vale ressaltar que esse prazo de análise pode ser bastante longo, podendo inclusive chegando a levar de três meses a um ano. Isso significa dizer que você pode já ter pago imposto sobre a venda e, ainda assim, não ver a cor do dinheiro.
Fontes: https://br.mobiletransaction.org/chargeback-estorno/ https://br.mobiletransaction.org/o-que-e-chargeback/
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Conclusão
Lembre-se que esse tipo de cancelamento ou estorno só pode ser feito se o procedimento for solicitado de imediato ou em um prazo curto após a venda realizada. Além disso, o estorno deve acontecer sem a interferência de terceiros, ou seja, se o seu cliente ou você ligar para o banco ou operadora do cartão, o processo deixa de ser de estono, passando a ser de chargeback.
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