Tudo sobre: fornecedores para restaurantes

gestora no balcão do restaurante sorrindo

Saber escolher bons fornecedores faz toda a diferença no dia a dia do seu restaurante, pois impactarem diretamente na qualidade dos pratos que você serve, na disponibilidade dos ingredientes, além dos custos e até no visual dos pratos.

Por isso, se você ainda escolhe seus fornecedores só com base no preço ou na proximidade, vale repensar essa estratégia.

A importância de encontrar bons fornecedores

Nos bastidores de uma cozinha é possível ver como ter ingredientes de qualidade interferem no preparo dos pratos. Nas mesas dos clientes podemos notar essa interferência tanto na aparência do prato quanto no sabor da comida. Ou seja, ter acesso a bons ingredientes reflete diretamente na qualidade dos seus pratos, na organização da cozinha e na experiência do cliente.

O processo de abastecimento de um estabelecimento tem grande influência sobre o que será entregue cliente. Se esse processo for falho, a experiência será comprometida de maneira negativa.

Além de saber escolher os fornecedores certos, outra forma de quarantir mais eficiencia no processo de abastecimento do seu restaurante um sistema de gestão com certeza faz a diferença. Como?

Com um sistema como o Simpliza, você tem à disposição diversas funcionalidades que automatizam processos manuais do seu restaurante, e o controle de estoque é uma das principais. Ao monitorar seu estoque, você evita ser pego de surpresa com a falta de algum insumo essencial. Isso dá mais segurança na operação e contribui para um atendimento mais consistente.

Como saber se o seu fornecedor é de confiança?

Ter um fornecedor confiável significa garantir ingredientes frescos, entregas pontuais e uma rotina menos estressante. Além disso, quando tudo flui bem, você consegue manter a produção estável e evitar surpresas desagradáveis durante o expediente.

Mas como saber se ele é realmente confiável?

  • Avalie o atendimento
  • Observe se os prazos são cumpridos
  • Veja se há clareza nas informações
  • Pesquise o histórico e reputação dele no mercado

O prejuízo de ter um fornecedor ruim

Ingredientes ruins, atrasos na entrega, falta de qualidade e comprometimento são alguns dos malefícios de acabar tendo um fornecedor, pois impactam diretamente no seu restaurante, principalmente na imagem do seu negócio.

Quando o restaurante precisa alterar o cardápio de última hora ou improvisar por falta de produto, toda a experiência do cliente é afetada. E esse tipo de situação, se recorrente, compromete a imagem do seu negócio.

Mas estão: como escolher bem seus fornecedores?

Avalie a qualidade dos produtos

Antes de fechar qualquer acordo faça uma avaliação minuciosa do que está sendo ofertado. Peça amostras, teste ingredientes e os compare com o que você já utiliza. O mais importante dessa dica é, nunca abra mão da qualidade principalmente por causa de preços.

É claro que o custo também é importante e deve ser levado em consideração, no entanto é valido se lembra que o barato pode sair caro, principalmente se o produto comprometer o sabor ou a segurança alimentar.

Busque fornecedores confiáveis

Pontualidade na entrega, bom atendimento e transparência são pontos essenciais. Se um fornecedor não segue os prazos de entrega, atrasando constantemente, nem fornece informações adequadas sobre a produção dos alimentos pode não ser uma boa.

A melhor forma de encontrar fornecedores confiáveis é pesquisando, através de pessoas que estão nesse ramo a mais tempo. Além disso, vá atrás de indicações e referencias, além de procurar saber a reputação de quem está negociando com você.

Compare preços e condições

Nem sempre o fornecedor mais barato é o melhor, mas também não dá para ignorar o impacto do custo na sua margem de lucro. Então pesquise preços, mas considere também as condições de pagamento assim como prazos de entrega e políticas de devoluções caso de insatisfação com os produtos.

Verifique a regularidade no estoque

É preciso verificar se o fornecedor consegue atender a sua demanda. Observe se ele mantem a constância de entregas, se além de atender o seu restaurante atualmente ele também conseguiria atender no aumento de demandas futuras.

A falta de ingredientes no dia a dia pode te forçar a fazer alterações no cardápio de última hora, prejudicando a o planejamento do seu estabelecimento.

Faça contratos claros

Tudo o que for combinado, registre. Ter um contrato com cláusulas sobre prazos, valores, condições de entrega e penalidades em caso de descumprimento protege ambos os lados e evita mal-entendidos. Não precisa ser algo complicado, mas é fundamental ter esses pontos alinhados por escrito.

Tenha mais de uma opção

Mesmo que você tenha um fornecedor estabelecido, mantenha outras opções. Esse contato com outros fornecedores é importante principalmente por segurança, caso haja imprevistos como atrasos na entrega, quebra de fornecimento repentino ou aumentos significativos de preços.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, aqui vai uma super dica, não apenas para ajudar na escolha de seus fornecedores mas também para toda organização do seu restaurante, tenha um sistema de gestão no seu restaurante. Com o sistema para restaurantes Simpliza, por exemplo, é possível acompanhar o histórico de pedidos, ter gerenciamento de vendas, manter um controle financeiro eficiente e com isso escolher fornecedores com muito mais precisão.

Além disso, você consegue automatizar processos e reduzir erros manuais, economizando tempo e melhorando a tomada de decisão. Com o uso de ferramentas como cardápio digital e a comanda eletrônica, por exemplo, o seu atendimento fica muito mais fluido e simples, além de mais eficiente e com menores chances de erros.

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