Atualmente, manter um restaurante vai muito além de simplesmente lucrar, é preciso estar atento a tudo para garantir sucesso do seu negócio. Principalmente quando falamos sobre a gestão de um restaurante.
Em um setor tão competitivo como o de alimentação, é preciso estar em contestante mudança, se reinventando a cada nova inovação, só assim é possível se manter competitivo no mercado.
Apesar da gestão manual ainda ser usada, ela não é uma prática muito recomendada, principalmente devido aos vários erros que podem ser cometidos, e esse não é o único problema.
Para te ajudar a identificar se está na hora de modernizar sua gestão, separamos alguns sinais claros de que seu restaurante está pedindo por um sistema de gestão.
Sinais de que seu restaurante precisa de um sistema de gestão
Dificuldade em controlar seu estoque
Manter um controle de estoque é essencial para garantir o bom funcionamento do seu restaurante. Nada pior do que um ingrediente importante acabar durante o expediente, não é mesmo?
Não saber como está o seu estoque acaba te colocando nesse tipo de situação.
Além de ter que lidar com a escassez em alguns momentos, você também pode sofrer com o excesso. Ingredientes comprados sem planejamento podem estragar antes de serem utilizados, gerando desperdício e prejuízo.
Um bom sistema de gestão ajuda a monitorar o que entra e sai, evitando surpresas desagradáveis.
Erros nos pedidos
Erros podem acontecer em qualquer momento, mas convenhamos que existem formas de evitar que alguns deles aconteçam. Pedidos anotados em papel trazem vários malefícios para o atendimento do seu restaurante.
Um problema muito comum que ocorre são as falhas na comunicação entre a equipe, além de pedidos escritos errados, ilegíveis ou perdidos também são um grande problema.
Com um sistema de gestão, os pedidos são enviados diretamente para a cozinha de forma clara e organizada, reduzindo drasticamente esses problemas.
Atendimento demorado
Mesmo com um ambiente agradável e uma comida saborosa, o seu restaurante pode enfrentar problemas com a clientela se o seu atendimento não for eficiente. Filas extensas no caixa, falta de organização no salão, demora na entrega de pedidos são alguns sinais claros de que o seu atendimento precisa ser otimizado.
Dificuldade em controlar suas vendas
Não conseguir acompanhar exatamente quanto seu restaurante vendeu no dia acaba fazendo com que você perca informações essenciais para o controle geral do seu restaurante. Saber informações como quais pratos são mais pedidos, quais estão com a venda baixa, como está o lucro do restaurante são de extrema importância para a gestão do seu negócio.
Um sistema deve te ajudar a manter o controle sobre suas vendas e finanças com relatórios precisos, para que assim você consiga tomar decisões estratégicas para melhorar ainda mais a gestão do seu estabelecimento.
Perdas ou erros nas comandas
Valores errados nas comandas, ou pior, a perda de uma, pode ser um dos erros que mais geram dores de cabeça para um gestor. Esse tipo de problema não só afeta a organização do restaurante, como também acaba causando um prejuízo financeiro.
Além disso, esse é o tipo de erro que seus clientes não se esquecem, o que acaba prejudicando a experiência do cliente e manchando a imagem do seu restaurante.
Clientes insatisfeitos
O maior de todos os sinais de que seu restaurante precisa de mudanças é o nível de satisfação dos seus clientes, se ele estiver baixo, é um sinal claro de que algo está errado.
A experiência do cliente é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um restaurante, e um sistema de gestão pode melhorar muito esse aspecto, garantindo mais agilidade, precisão nos pedidos e um serviço mais eficiente.
O que um sistema de gestão precisa ter?
Já mostramos os principais motivos do porque você deve investir em um sistema para o seu restaurante, agora vamos falar um pouco sobre os principais requisitos que um sistema deve ter para oferecer qualidade ao seu restaurante.
- Ferramentas que atendem o seu restaurante: Cada estabelecimento tem suas próprias necessidades conforme o seu segmento. Antes de contratar um sistema, verifique se ele possui funcionalidades específicas para o seu segmento.
- Melhorias para o seu atendimento: Um sistema de qualidade precisa ter ferramentas para promover melhorias dentro do seu restaurante, principalmente na parte de atendimento. Cardápios digitais, comandas eletrônicas, QR code de autoatendimento são algumas das ferramentas que ele precisa oferecer.
- Integração: O ideal é que o sistema consiga se conectar com outras ferramentas essenciais para a operação do restaurante, como aplicativos de delivery, meios de pagamento e controle financeiro.
- Suporte técnico: Problemas podem acontecer a qualquer momento. Por isso, contratar um sistema de uma empresa que oferece um suporte real e eficiente para seus clientes é sem dúvidas essencial.
Simpliza completo de gestão para restaurantes

Está claro que para o sucesso de um restaurante é preciso investir em um sistema de gestão de qualidade.
Se você quer modernizar seu restaurante e resolver todos os problemas que uma gestão manual não consegue resolver de uma vez por todas, o Simpliza pode te ajudar com isso.
No Simpliza você encontra todas as ferramentas necessárias para garantir que o seu negócio alcance o máximo de potencial, como:
- Comanda eletrônica
- Cardápio digital
- Gerenciamento de vendas
- QR code de autoatendimento
- Controle de estoque
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