Big Data para o food service

atendente sorrindo com um tablet em mãos

Em um ambiente tão competitivo como o do food service, estar atento e em busca de formas para inovar dentro do mercado é uma característica importante para se manter relevante nos dias atuais.

Ferramentas para entender ainda mais o comportamento do consumidor têm ficado cada vez mais populares. Afinal, é importante conhecer o público que vai até o seu estabelecimento. Só assim é possível saber quais estratégias adotar para melhorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento do negócio.

O que é Big Data?

Para você que ainda não ouviu falar e não sabe o que é Big Data, aqui vai uma pequena apresentação.

Big Data é o processo de coleta, armazenamento e análise de grandes quantidades de dados que possuem o objetivo de obter informações para identificar quais os melhores insights para determinados tipos de consumidores.

Ao analisar os dados coletados, é detectado o comportamento do consumidor, tornando possível traçar estratégias, tomar decisões, perceber os aspectos que precisam ser melhorados e identificar novas oportunidades de negócio.

O Big Data tem como característica se basear em cinco pontos, conhecidos como os cindo Vs, sendo eles: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

  • Volume: característica mais forte do Big Data, já que ele se relaciona a todas as informações disponíveis possíveis, ou seja, vídeos, fotos, comentários, mensagens e e-mails. Servindo para lidar com todo esse volume e para guardar os dados em diferentes locais para que, quando necessário, junta-los por meio de um software.
  • Variedade: como falado antes, os dados podem ser coletados de diferentes fontes e isso permite que os restaurantes tenham uma visão muito mais ampla e detalhada sobre o consumido. Pois as informações disponíveis não estão restritas nem nichadas a um único lugar.
  • Velocidade: a rapidez com que os dados são gerados e processados é muito importante, pois é fundamental que você e sua equipe tenham acesso a informações precisas de forma rápida e, se possível, em tempo real. Assim, seu restaurante consegue se adaptar rapidamente as necessidades de seus clientes.
  • Veracidade: os dados coletados precisam ser confiáveis, pois estratégias baseadas em informações incorretas acabaram gerando resultados negativos.
  • Valor: o objetivo do Big Data é transformar os dados em informações valiosas para o seu estabelecimento, para que assim, você tenha vantagem sobre seus concorrentes nesse setor tão competitivo.

Como o Big Data é relevante para o food service

Por se tratar de grandes volumes de dados gerados através das mais diversas fontes, dentro do food service é possível coletar esses dados através sistemas PDV, avaliações online, redes sociais entre outros meios que permitem a identificação de padrões do consumo para que assim seja possível a otimização de operações. Mas como esses dados podem servir de tanta ajuda para o setor de food service?

Compreender padrões de comportamento do consumidor

Como já falado anteriormente, o Big Data coleta, armazena e analisa dados, e para que ele faz tudo? Para compreender melhor o seu cliente e saber qual a melhor maneira de impacta-lo positivamente.

Ter acesso imediato a informações sobre as necessidades e preferências do seu cliente te ajuda a ter um diferencial sobre seus concorrentes, pois você consegue ter base para suas ações e decisões, se guiando por dados precisos e não por incertezas.

Otimização e personalização de operações

Tomar decisões que podem acabar modificando como o seu cliente se sente em relação ao seu estabelecimento, tanto de modo positivo quanto negativo. Ao analisar dados de fluxo de clientes, é possível ajustar a equipe para períodos de maior movimento, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência do consumidor.

Além disso, com a análise dos dados, você pode identificar quais produtos são mais consumidos em determinados horários e personalizar o seu cardápio com base nas informações sobre o desempenho de vendas de cada item, ajudando a ajustar seu estoque, evitando desperdício.

Mais planejamento

Com o Big Data, é possível planejar melhor as operações do seu restaurante, antecipando demandas, evitando desperdício e reduzindo custos desnecessários. A análise de dados ajuda a prever períodos de maior movimento no seu estabelecimento, facilitando o gerenciamento de estoque e a organização da equipe.

Com mais planejamento seu restaurante passa a ser mais estratégico com, por exemplo, a criação de campanhas promocionais, para identificar quais promoções funcionam melhor e para quais perfis de clientes, ajudando a aumentar o retorno sobre o investimento em marketing.

Melhora na gestão

A utilização de dados para a tomada de decisões também impacta diretamente na gestão do negócio. Com um acompanhamento detalhado dos indicadores de desempenho, é possível identificar pontos de melhoria e implementar estratégias para aumentar a eficiência operacional.

Como usar o Big Data dentro do seu restaurante

Agora que você já entendeu a importância do Big Data para o food service, a próxima pergunta a ser respondida é: como aplicar essa tecnologia no seu negócio?

Investir em um sistema de gestão: utilizar softwares que coletam e analisam dados em tempo real não é apenas um diferencial, mas sim uma necessidade, além de que um sistema integrado melhora na eficiência e na tomada de decisões.

Monitorar redes sociais e avaliações online: as opiniões dos clientes são uma fonte rica de informações para identificar e entender o que pode ser melhorado na visão de seus clientes.

Automatizar processos: O uso de tecnologia para gerenciar pedidos, pagamentos e entregas melhora a eficiência do atendimento e reduz grandemente as chances de erros operacionais.

Conheça o sistema Simpliza

garçom sorrindo com um tablet em mãos

O Big Data com certeza é uma ferramenta tecnológica que, quando usada corretamente, se torna um importante aliado para o sucesso do seu negócio.

Mas você sabe o que mais é um grande aliado para o seu sucesso?

Um sistema de gestão com diversas funcionalidades para otimizar as mais diversas operações do seu restaurante.

O Simpliza é um sistema pensado para os vários tipos de segmentos dentro do food service. Aqui você encontra ferramentas feitas para simplificar o dia a dia do seu estabelecimento, como:

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